O metrô morreu? | Fábio Campana

O metrô morreu?

Do blog do Zé Beto:

Do analista dos Planaltos:
O prefeito Gustavo Fruet diz a Gazeta do Povo que descobriu que terá de fazer o metrô de Curitiba seguindo o projeto herdado de seu antecessor e aprovado pela União – ou não fazer. Nesse caso Curitiba perderá R$ 1 bi de financiamento garantido, além da obra. O novo projeto precisaria tramitar junto aos lentos ‘canais competentes’ e existe o risco de simplesmente não ser aprovado. Fruet é contra o projeto do metrô de Curitiba aprovado e elogiado por Dilma Rousseff.

O inacreditável disso tudo é que um ex-deputado, com a experiência de Fruet, leve 100 dias para descobrir que projetos aprovados por Estados e municípios junto ao governo federal, se forem modificados, voltam à estaca zero. O que está ocorrendo é um conflito entre o prefeito Gustavo Fruet e o candidato Gustavo Fruet.

Se não quiser seguir o projeto aprovado que recebeu, Fruet vai ter de explicar aos eleitores que o sonhado metrô de Curitiba já era. O que não pode é, depois de três mandatos em Brasília, bancar o Lula e alegar que não sabia como as coisas funcionam na capital federal.


38 comentários

  1. Tio Quim
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 11:17 hs

    O metrô é um estelionato eleitoral. Caro, com pouquíssima abrangência e certamente comprometeria o dobro do valor previsto. O que deve ser feito é um estudo sério, com gente qualificada, para discutir soluções para o transporte na capital, seja com automóveis, bicicletas, metrô, VLT, carroça, helicóptero, enfim, o que não pode é projeto feito pelos interessados na obra e nos eventuais votos que ela possa render. Este assunto é para profissionais, não para políticos.

  2. Astolfo
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 11:18 hs

    Por mim que enterrem esse projeto. E que façam um metrô elevado.

  3. Doutor Prolegômeno
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 11:23 hs

    Sonho de jeca tatu. Como toda cidade do interior quer ter sua ponte, mesmo sem rio, a vilinha quer seu metrô para dizer que virou cidade grande.

  4. Vigilante do Portão
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 11:43 hs

    Demorou 90 dias para descobrir?

    LERDO!

    Estamos perdento tempo.

  5. ze loko
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 11:54 hs

    melhor comentario que eu ja li!!!! falou a mais pura verdade

  6. Comunista de rolex
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 12:08 hs

    Fruet vai fazer…zzzzzzZzzzzzzZzzzzz….e disse que…zzzzZzzzzzZzzzzz….mas a prefeitura estava…zzzZzzzzZzzzzZ…2016!

    Muito fraquinho e inexperiente esse prefeito!

  7. QUESTIONADOR
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 12:08 hs

    -Este Fruet é mesmo uma piada!!!
    -O discurso de campanha não confere com as atitudes ao assumir o cargo de prefeito. Resultado total incompetência de seus atos como prefeito e confirma que seu discurso de campanha era apenas “teoria”.
    -Esperar o que deste prefeito, sem nenhuma experiência administrativa??? Sempre foi político e filho de político, se duvidar nem se lembra o que almoçou no domingo passado!!!!
    -Este negócio de metro não irá resolver em nada…apenas enriquecer empreiteiras!!!
    -Melhor solução: consultar a população e adotar o monotrilho elevado!!!

  8. Luiz Felipe
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 12:21 hs

    Lamentavelmente, o nosso prefeito decepciona em todas as decisões tomadas ou a tomar.

  9. Sandro
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 12:39 hs

    bem….o governo populista até agora nada fez pela cidade….pior, atrapalhou tudo que vinha sendo feito……quem votou nesse politico desprovido de seriedade, que vá lá cobrar ele……mas claro, é muito mais fácil ficar reclando que CTBA tem 1,3 milhoes de veiculos, que tem que usar o transporte público, que isso, que aquilo………………

  10. Carlos
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 12:51 hs

    Pela experiência que o Fruet possui de administração municipal, aposto que vai construir uma fonte luminosa com o dinheiro destinado ao metrô.

  11. Dieter
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 12:57 hs

    Metro elevado é muito mais barato, mas imagine que os riquinhos do batel vão querer ver trem passando pelas suas janelas?

  12. luisa
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 13:04 hs

    mais pelo menos o mato da cidade corta Fruet está vergonhoso ….

  13. jurandir
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 13:06 hs

    esse fruet nunca me enganou. é um frouxo.

  14. Fala sério
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 13:34 hs

    Vai ver que o Fruit gosta de andar de busão.
    Ou, gosta muito das empresas de ônibus.
    Ou, descobriu que candidato só promete e prefeito eleito tem que trabalhar.

  15. toninho
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 13:36 hs

    Deveria mesmo é enterrar esse projeto.
    Visitei algumas cidades com metro elétrico e sobre trilhos que funcionam muito bem.
    Esse metrô enterrado é sonho de construtoras.
    Curitiba não precisa disso.

  16. Anônimo
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 13:57 hs

    Essa história de que não pode mudar o projeto pra não perder a grana é balela! Dá para mudar sim! Em Cuiabá, o projeto inicialmente aprovado e financiado pelo governo federal era para implantar um sistema de ônibus em canaletas exclusivas (BRT), quase igual ao de Curitiba. O governo e a prefeitura reavaliaram o assunto, foram ao governo federal e conseguiram transferir o financiamento para a construção de um VLT de 22 quilômetros. As obras estão em andamento e devem ficar parcialmente prontas para a Copa do Mundo. Então, por que não se pode cancelar essa besteira de metrô deixada pelo Ducci e propor algo melhor? É aí que entra a atuação política do prefeito e dos ministros paranaenses. Gustavo não é aliado de Gleisi e Paulo Bernardo? Esses dois não vão precisar dele (Gustavo) na eleição do ano que vem?

  17. Fernando
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 13:59 hs

    Essa história de que não pode mudar é balela. Quem falou que não dá para usar o dinheiro federal destinado ao metrô em projeto diferente de transporte coletivo está desinformado. Dá para mudar sim! Em Cuiabá, o projeto inicialmente aprovado e financiado pelo governo federal era para implantar um sistema de ônibus em canaletas exclusivas (BRT), quase igual ao de Curitiba. O governo e a prefeitura reavaliaram o assunto, foram ao governo federal e conseguiram transferir o financiamento para a construção de um VLT de 22 quilômetros. As obras estão em andamento e devem ficar parcialmente prontas para a Copa do Mundo. Então, por que não se pode cancelar essa besteira de metrô deixada pelo Ducci e propor algo melhor. É aí que entra a atuação política do prefeito e dos ministros paranaenses. Gustavo não é aliado de Gleisi?

  18. gnr15
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 14:04 hs

    Dieter, não só os riquinhos da Batel, ninguém iria querer um trem passando na sua janela dia e noite vou você não se incomodaria?

  19. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 14:06 hs

    Nem os Irmãos Rebouças fariam projeto de metrô enterrado prá Curitiba, assentada num imenso banhado.

  20. gerardo
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 15:33 hs

    Os trens de superficie ou TRAMS sao mais baratos, mais bonitos e utlizando as canaletas do expresso sairia rapidinho e muito mais em conta . Veja os trams de Amsterdam, Zurich, Berlim, Milao , etc…sao belissimos, praticos e baratos !!! Esqueçam o metro em Curitiba !!!
    Em tyermos turisitcos seria o maximo !!!

  21. ITA-MAR
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 18:00 hs

    É uma vergonha para os curitibanos, depois de tanto tempo dizer essa besteira, todas as capitais querem esse dinheiro, acorda m.

  22. ITA-MAR
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 18:02 hs

    É uma vergonha, é o maior chorão que já vi. Não faz nada de bom, só chororo.

  23. Alessandro
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 18:04 hs

    Pacau!

  24. Sandro
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 18:26 hs

    Comprem 1 dúzia a mais de ônibus azulão, coloquem somente no trecho onde irá passar o tatu enterrado e pronto…dá pra tocar uns 30 anos pra frente dor de cabeça..

  25. Roberto Santos
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 18:53 hs

    Quanto besterol.O Presidente do Ippuc é um designer de jóias,é arquiteto mas não urbanista. Talvez tenha aprendido na escola desenhar ruas e parques, mas cidades? não entende nada.

  26. Carlos
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 19:36 hs

    metro ….parem com isso façam trens elevados ,são mais baratos ,mais seguros e demandam de um passivo ambiental bem menor…!

  27. quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 20:08 hs

    O Ducci disse certa vez que o fruet iria inaugurar diversas obras dele… e o que vemos é o mato por toda a cidade… entendo que o exmo sr. prefeito precisa fazer o “choque de gestão” que o richa prometeu para o paraná; cada dia confirmo a tese que politico é tudo igual.
    A gleisi precisa interferir, senão não vai ter o que mostrar na campanha.
    ou será que o prefeito vai aparecer no horário politico reclamando de tudo e de todos?
    sei não!

  28. jair do xaxim
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 20:39 hs

    este é o prefeito da piada, das promessas eleitoreiras, da equipe de incompetentes, de enganação ao povo de Curitiba. ! vamos acordar Curitiba, e o pior que pensa que o povo e burro. dentro em breve virá com faláceas novamente enganando o povo pedindo para votar na bonequinha do PT

  29. Mr.Scrooge
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 20:50 hs

    Para quem se dizia pronto para nos governar, as declarações do Guga são de arrepiar. Ele vai ter a coragem de jogar fora só UM BILHÃO DE REAIS? E vai tirar de onde outro Bilhão de Reais para construir um metro do jeito dele? Duvido que a nossa governanta dê-lhe este outro Bilhãozinho. Cuidado Guga a nossa governanta não gosta que lhe façam as vontades. ACarlos

  30. Nelson
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 21:15 hs

    Não sei porque desta ojeriza contra o metro. Mais cedo ou mais tarde vai ter que ser construído. O que tem que ser feito é a integração intermodal; metro, onibus, trem, bicicleta e etc…

  31. PK
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 22:02 hs

    PRA QUE TREM; CAVALOS E TROLES E CHARRETES PRA UM BANDO DE DESOCUPADOS GANHAR A GRANA DOS POBRES, É O SUFICIENTEMENTE ECCOOOLÓOOGIIIICAMENTENTE CORRETOOO PRA TURMA DO P D T; DE BYKE GASTA O FEIJÃO DO ALMOÇO! RSRSRSRSRSRS

  32. tiago
    sexta-feira, 5 de abril de 2013 – 0:10 hs

    Ele é a grande decepção em tudo. Lerdo, mal assessorado, e assim irá se … afundando. Triste para este eleitor, agora ex eleitor dele.

  33. Dieter
    sexta-feira, 5 de abril de 2013 – 0:10 hs

    Gnr15, quem me conhece sabe que não me incomodaria mesmo com barulho de trem na minha janela. Alem do mais, existem as barreiras que abafam boa parte do “barulho” (pra mim é som) . Já a parte estética é que fica comprometida. Mas se pensar bem, algum dano será causado, ou o barulho do aéreo, ou o custo do enterrado, e tem ainda o custo social elevadíssimo do onibus tradicional.
    O que vamos escolher?
    Difícil né?

  34. Vigilante do Portão
    sexta-feira, 5 de abril de 2013 – 2:49 hs

    É bem mais simples FALAR, FALAR…, CRITICAR, CRITICAR…

    Vamos aos problemas das alternativas

    VLT,

    De fato, é bem mais barato,
    Entretanto, devemos considerar que , correndo na superfície, terá os mesmos problemas do Expresso.
    Ainda que tenhamos trincheiras para evitar cruzamentos e sinaleiros,
    Sobram os PEDESTRES e os demais usuários das canaletas;

    BRT (elevado), muito bom,
    Sobram o BARULHO e a falta de espaço para as estações de embarque e desembarque.

    Mais,
    Perderíamos a faixa de rolamento (atual pista do expresso)

  35. NA CORDA BAMBA
    sexta-feira, 5 de abril de 2013 – 4:23 hs

    Não existe nenhuma cidade do mundo onde o metrô não deu certo.
    Só quem não entende absolutamente nada do assunto pode suge-
    rir o “metrô de superfície” que polui visual e sonoramente a cidade.
    Quanto ao Fruet já demonstrou que esta administração vai ser uma
    verdadeira desgraça mesmo. Desde a campanha eleitoral já se vis-
    lumbrava o que iria acontecer. A praga do candidato já havia picado
    o ilustre prefeito… Se perder o orçamento já aprovado desta vez sa-
    be quando teremos outra chance ???

  36. SR
    sexta-feira, 5 de abril de 2013 – 7:05 hs

    Curitiba tem um dos melhores projetos de metro do Brasil – ate Pres.Dilma falou isso.Colocar o metro para cima acaba com todo o planejamento da cidade e com o setor residencial estrutural Sul ja consolidado. Alguem ja morou em baixo de um trem passando a cada 3 minutos ao lado se seu prédio? Pura demagogia e desconhecimento de aventureiros de plantão. Ou se faz bem feito como em qualquer em grande cidade do mundo ou e melhor não fazer e ficar sonhando que temos uma cidade de vanguarda.

  37. José Luiz
    sexta-feira, 5 de abril de 2013 – 11:43 hs

    DEUS que me perdoe! Cada vez que leio sôbre o Metrô, cujas obras já estão atrasadas em pelo menos 30 Anos, fico envergonhado e com um imenso desejo de abandonar a cidade a que amo e em que nasci. Este “bando” de parasitas que nela vivem , oriundos da queda de algum caminhão, provindo do interior do estado na década de 70, quando a geada negra dizimou as lavouras de café, só sabem criticar e dar palpites absurdos!!!. Aonde se viu trocar um “Projetão”, elogiado até pela então Presidenta Dilma, para sugerir metrô elevado… vão estudar seus ignorantes, isto aqui não é “maquete” de nenhuma cidade mirim ou de brinquedo aonde se põe “trenzinhos” aéreos ou “prédiozinhos” de acrílico!. Curitiba é uma “senhora” Capital inclusive, de reconhecimento internacional e não podemos ficar opinando inconsequentemente como se ela fôsse uma cidadezinha interiorana!. Chega deste “show” de críticas aos excelentes Projetos elaborados para a nossa cidade pelo ex-prefeito Luciano Ducci!. Se o atual governo do município terá capacidade para executar estes projetos, será uma outra estória e dai sim, nós eleitores poderemos nos manifestar!!!. Eu sou do seguinte “slogan”: Curitiba – Ame-a ou deixe-a”!. “Vilinha” como se referiu um destes estranhos em Curitiba ou “Sonho de Jéca Tatú”, são referências em sua humilde cultura cidadão. Vá se manifestar nos estádios de futebol promovendo o caos ao invéz de desrespeitar a cidade que o acolhe e alimenta!

  38. Gilvan Antonio Brollo
    quinta-feira, 11 de abril de 2013 – 6:43 hs

    Bom para pessoas de bom senso seria um absurdo perder o metro, e um financiamento federal , seria o cumulo da incompetência perder a chance de muitos como eu deixar o carro em casa e pegar um transporte que o mundo todo elegeu como o mais eficiente , se isso acontecer o meu voto e de milhares de curitibanos o Fruet não recebe mais…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*