Do blog do Zé Beto:
Do analista dos Planaltos:
O prefeito Gustavo Fruet diz a Gazeta do Povo que descobriu que terá de fazer o metrô de Curitiba seguindo o projeto herdado de seu antecessor e aprovado pela União – ou não fazer. Nesse caso Curitiba perderá R$ 1 bi de financiamento garantido, além da obra. O novo projeto precisaria tramitar junto aos lentos ‘canais competentes’ e existe o risco de simplesmente não ser aprovado. Fruet é contra o projeto do metrô de Curitiba aprovado e elogiado por Dilma Rousseff.O inacreditável disso tudo é que um ex-deputado, com a experiência de Fruet, leve 100 dias para descobrir que projetos aprovados por Estados e municípios junto ao governo federal, se forem modificados, voltam à estaca zero. O que está ocorrendo é um conflito entre o prefeito Gustavo Fruet e o candidato Gustavo Fruet.
Se não quiser seguir o projeto aprovado que recebeu, Fruet vai ter de explicar aos eleitores que o sonhado metrô de Curitiba já era. O que não pode é, depois de três mandatos em Brasília, bancar o Lula e alegar que não sabia como as coisas funcionam na capital federal.
38 comentários
O metrô é um estelionato eleitoral. Caro, com pouquíssima abrangência e certamente comprometeria o dobro do valor previsto. O que deve ser feito é um estudo sério, com gente qualificada, para discutir soluções para o transporte na capital, seja com automóveis, bicicletas, metrô, VLT, carroça, helicóptero, enfim, o que não pode é projeto feito pelos interessados na obra e nos eventuais votos que ela possa render. Este assunto é para profissionais, não para políticos.
Por mim que enterrem esse projeto. E que façam um metrô elevado.
Sonho de jeca tatu. Como toda cidade do interior quer ter sua ponte, mesmo sem rio, a vilinha quer seu metrô para dizer que virou cidade grande.
Demorou 90 dias para descobrir?
LERDO!
Estamos perdento tempo.
melhor comentario que eu ja li!!!! falou a mais pura verdade
Fruet vai fazer…zzzzzzZzzzzzzZzzzzz….e disse que…zzzzZzzzzzZzzzzz….mas a prefeitura estava…zzzZzzzzZzzzzZ…2016!
Muito fraquinho e inexperiente esse prefeito!
-Este Fruet é mesmo uma piada!!!
-O discurso de campanha não confere com as atitudes ao assumir o cargo de prefeito. Resultado total incompetência de seus atos como prefeito e confirma que seu discurso de campanha era apenas “teoria”.
-Esperar o que deste prefeito, sem nenhuma experiência administrativa??? Sempre foi político e filho de político, se duvidar nem se lembra o que almoçou no domingo passado!!!!
-Este negócio de metro não irá resolver em nada…apenas enriquecer empreiteiras!!!
-Melhor solução: consultar a população e adotar o monotrilho elevado!!!
Lamentavelmente, o nosso prefeito decepciona em todas as decisões tomadas ou a tomar.
bem….o governo populista até agora nada fez pela cidade….pior, atrapalhou tudo que vinha sendo feito……quem votou nesse politico desprovido de seriedade, que vá lá cobrar ele……mas claro, é muito mais fácil ficar reclando que CTBA tem 1,3 milhoes de veiculos, que tem que usar o transporte público, que isso, que aquilo………………
Pela experiência que o Fruet possui de administração municipal, aposto que vai construir uma fonte luminosa com o dinheiro destinado ao metrô.
Metro elevado é muito mais barato, mas imagine que os riquinhos do batel vão querer ver trem passando pelas suas janelas?
mais pelo menos o mato da cidade corta Fruet está vergonhoso ….
esse fruet nunca me enganou. é um frouxo.
Vai ver que o Fruit gosta de andar de busão.
Ou, gosta muito das empresas de ônibus.
Ou, descobriu que candidato só promete e prefeito eleito tem que trabalhar.
Deveria mesmo é enterrar esse projeto.
Visitei algumas cidades com metro elétrico e sobre trilhos que funcionam muito bem.
Esse metrô enterrado é sonho de construtoras.
Curitiba não precisa disso.
Essa história de que não pode mudar o projeto pra não perder a grana é balela! Dá para mudar sim! Em Cuiabá, o projeto inicialmente aprovado e financiado pelo governo federal era para implantar um sistema de ônibus em canaletas exclusivas (BRT), quase igual ao de Curitiba. O governo e a prefeitura reavaliaram o assunto, foram ao governo federal e conseguiram transferir o financiamento para a construção de um VLT de 22 quilômetros. As obras estão em andamento e devem ficar parcialmente prontas para a Copa do Mundo. Então, por que não se pode cancelar essa besteira de metrô deixada pelo Ducci e propor algo melhor? É aí que entra a atuação política do prefeito e dos ministros paranaenses. Gustavo não é aliado de Gleisi e Paulo Bernardo? Esses dois não vão precisar dele (Gustavo) na eleição do ano que vem?
Essa história de que não pode mudar é balela. Quem falou que não dá para usar o dinheiro federal destinado ao metrô em projeto diferente de transporte coletivo está desinformado. Dá para mudar sim! Em Cuiabá, o projeto inicialmente aprovado e financiado pelo governo federal era para implantar um sistema de ônibus em canaletas exclusivas (BRT), quase igual ao de Curitiba. O governo e a prefeitura reavaliaram o assunto, foram ao governo federal e conseguiram transferir o financiamento para a construção de um VLT de 22 quilômetros. As obras estão em andamento e devem ficar parcialmente prontas para a Copa do Mundo. Então, por que não se pode cancelar essa besteira de metrô deixada pelo Ducci e propor algo melhor. É aí que entra a atuação política do prefeito e dos ministros paranaenses. Gustavo não é aliado de Gleisi?
Dieter, não só os riquinhos da Batel, ninguém iria querer um trem passando na sua janela dia e noite vou você não se incomodaria?
Nem os Irmãos Rebouças fariam projeto de metrô enterrado prá Curitiba, assentada num imenso banhado.
Os trens de superficie ou TRAMS sao mais baratos, mais bonitos e utlizando as canaletas do expresso sairia rapidinho e muito mais em conta . Veja os trams de Amsterdam, Zurich, Berlim, Milao , etc…sao belissimos, praticos e baratos !!! Esqueçam o metro em Curitiba !!!
Em tyermos turisitcos seria o maximo !!!
É uma vergonha para os curitibanos, depois de tanto tempo dizer essa besteira, todas as capitais querem esse dinheiro, acorda m.
É uma vergonha, é o maior chorão que já vi. Não faz nada de bom, só chororo.
Pacau!
Comprem 1 dúzia a mais de ônibus azulão, coloquem somente no trecho onde irá passar o tatu enterrado e pronto…dá pra tocar uns 30 anos pra frente dor de cabeça..
Quanto besterol.O Presidente do Ippuc é um designer de jóias,é arquiteto mas não urbanista. Talvez tenha aprendido na escola desenhar ruas e parques, mas cidades? não entende nada.
metro ….parem com isso façam trens elevados ,são mais baratos ,mais seguros e demandam de um passivo ambiental bem menor…!
O Ducci disse certa vez que o fruet iria inaugurar diversas obras dele… e o que vemos é o mato por toda a cidade… entendo que o exmo sr. prefeito precisa fazer o “choque de gestão” que o richa prometeu para o paraná; cada dia confirmo a tese que politico é tudo igual.
A gleisi precisa interferir, senão não vai ter o que mostrar na campanha.
ou será que o prefeito vai aparecer no horário politico reclamando de tudo e de todos?
sei não!
este é o prefeito da piada, das promessas eleitoreiras, da equipe de incompetentes, de enganação ao povo de Curitiba. ! vamos acordar Curitiba, e o pior que pensa que o povo e burro. dentro em breve virá com faláceas novamente enganando o povo pedindo para votar na bonequinha do PT
Para quem se dizia pronto para nos governar, as declarações do Guga são de arrepiar. Ele vai ter a coragem de jogar fora só UM BILHÃO DE REAIS? E vai tirar de onde outro Bilhão de Reais para construir um metro do jeito dele? Duvido que a nossa governanta dê-lhe este outro Bilhãozinho. Cuidado Guga a nossa governanta não gosta que lhe façam as vontades. ACarlos
Não sei porque desta ojeriza contra o metro. Mais cedo ou mais tarde vai ter que ser construído. O que tem que ser feito é a integração intermodal; metro, onibus, trem, bicicleta e etc…
PRA QUE TREM; CAVALOS E TROLES E CHARRETES PRA UM BANDO DE DESOCUPADOS GANHAR A GRANA DOS POBRES, É O SUFICIENTEMENTE ECCOOOLÓOOGIIIICAMENTENTE CORRETOOO PRA TURMA DO P D T; DE BYKE GASTA O FEIJÃO DO ALMOÇO! RSRSRSRSRSRS
Ele é a grande decepção em tudo. Lerdo, mal assessorado, e assim irá se … afundando. Triste para este eleitor, agora ex eleitor dele.
Gnr15, quem me conhece sabe que não me incomodaria mesmo com barulho de trem na minha janela. Alem do mais, existem as barreiras que abafam boa parte do “barulho” (pra mim é som) . Já a parte estética é que fica comprometida. Mas se pensar bem, algum dano será causado, ou o barulho do aéreo, ou o custo do enterrado, e tem ainda o custo social elevadíssimo do onibus tradicional.
O que vamos escolher?
Difícil né?
É bem mais simples FALAR, FALAR…, CRITICAR, CRITICAR…
Vamos aos problemas das alternativas
VLT,
De fato, é bem mais barato,
Entretanto, devemos considerar que , correndo na superfície, terá os mesmos problemas do Expresso.
Ainda que tenhamos trincheiras para evitar cruzamentos e sinaleiros,
Sobram os PEDESTRES e os demais usuários das canaletas;
BRT (elevado), muito bom,
Sobram o BARULHO e a falta de espaço para as estações de embarque e desembarque.
Mais,
Perderíamos a faixa de rolamento (atual pista do expresso)
Não existe nenhuma cidade do mundo onde o metrô não deu certo.
Só quem não entende absolutamente nada do assunto pode suge-
rir o “metrô de superfície” que polui visual e sonoramente a cidade.
Quanto ao Fruet já demonstrou que esta administração vai ser uma
verdadeira desgraça mesmo. Desde a campanha eleitoral já se vis-
lumbrava o que iria acontecer. A praga do candidato já havia picado
o ilustre prefeito… Se perder o orçamento já aprovado desta vez sa-
be quando teremos outra chance ???
Curitiba tem um dos melhores projetos de metro do Brasil – ate Pres.Dilma falou isso.Colocar o metro para cima acaba com todo o planejamento da cidade e com o setor residencial estrutural Sul ja consolidado. Alguem ja morou em baixo de um trem passando a cada 3 minutos ao lado se seu prédio? Pura demagogia e desconhecimento de aventureiros de plantão. Ou se faz bem feito como em qualquer em grande cidade do mundo ou e melhor não fazer e ficar sonhando que temos uma cidade de vanguarda.
DEUS que me perdoe! Cada vez que leio sôbre o Metrô, cujas obras já estão atrasadas em pelo menos 30 Anos, fico envergonhado e com um imenso desejo de abandonar a cidade a que amo e em que nasci. Este “bando” de parasitas que nela vivem , oriundos da queda de algum caminhão, provindo do interior do estado na década de 70, quando a geada negra dizimou as lavouras de café, só sabem criticar e dar palpites absurdos!!!. Aonde se viu trocar um “Projetão”, elogiado até pela então Presidenta Dilma, para sugerir metrô elevado… vão estudar seus ignorantes, isto aqui não é “maquete” de nenhuma cidade mirim ou de brinquedo aonde se põe “trenzinhos” aéreos ou “prédiozinhos” de acrílico!. Curitiba é uma “senhora” Capital inclusive, de reconhecimento internacional e não podemos ficar opinando inconsequentemente como se ela fôsse uma cidadezinha interiorana!. Chega deste “show” de críticas aos excelentes Projetos elaborados para a nossa cidade pelo ex-prefeito Luciano Ducci!. Se o atual governo do município terá capacidade para executar estes projetos, será uma outra estória e dai sim, nós eleitores poderemos nos manifestar!!!. Eu sou do seguinte “slogan”: Curitiba – Ame-a ou deixe-a”!. “Vilinha” como se referiu um destes estranhos em Curitiba ou “Sonho de Jéca Tatú”, são referências em sua humilde cultura cidadão. Vá se manifestar nos estádios de futebol promovendo o caos ao invéz de desrespeitar a cidade que o acolhe e alimenta!
Bom para pessoas de bom senso seria um absurdo perder o metro, e um financiamento federal , seria o cumulo da incompetência perder a chance de muitos como eu deixar o carro em casa e pegar um transporte que o mundo todo elegeu como o mais eficiente , se isso acontecer o meu voto e de milhares de curitibanos o Fruet não recebe mais…