MPF quer investigar Lula no mensalão | Fábio Campana

MPF quer investigar Lula no mensalão

De Alana Rizzo e Felipe Recondo, Estadão:

A Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF) instaurou nesta sexta-feira, 5, um inquérito para apurar suposto envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esquema do mensalão. O inquérito foi aberto para investigar a acusação de que Lula negociou com Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, o repasse de recursos para o PT.

É o primeiro inquérito aberto formalmente para investigar as acusações feitas pelo operador do mensalão, o empresário, Marcos Valério em depoimento prestado em 24 de setembro do ano passado e revelado pelo Estado. A investigação tramitará na Justiça Federal.

Até o momento, a Procuradoria havia instaurado seis novos procedimentos preliminares para analisar todas as acusações feitas por Valério no depoimento, como noticiou o Estado nesta semana. Outros dois procedimentos já estavam abertos. Ao analisar as acusações que envolveram a Portugal Telecom e o ex-presidente, os procuradores decidiram abrir um inquérito para aprofundar as investigações.


16 comentários

  1. Vigilante do Portão
    domingo, 7 de abril de 2013 – 3:18 hs

    A GLOBO, no Jornal Nacional, OMITIU o nome do LULA.

    Falou da Investigação do MP, e, DELIBERADAMENTE OMITIU que LULA é o investigado.

  2. NA CORDA BAMBA
    domingo, 7 de abril de 2013 – 4:34 hs

    O mínimo que o ministério público pode fazer é mandar investigar
    o “envolvimento” do Lula com todos os escandalos que ocorreram
    escancaradamente dentro do Palácio do Planalto. Como todos nós
    sabemos que o digníssimo ex Presidente é o campeão das maracu-
    taias vamos acompanhar bem de perto mais este capítulo de saca-
    nagem que a política brasileira impõe ao eleitor honesto… que com
    certeza não deve chegar a 1 % !!!

  3. antonio cabrera de sá
    domingo, 7 de abril de 2013 – 10:18 hs

    Já devia ter investigado, pois, as evidencias são muitas, inclusive não pode deixar fora o caso RPSIMERE.

  4. ANTONIO, SUL PARANA
    domingo, 7 de abril de 2013 – 11:00 hs

    PRECISA INVESTIGAR TAMBEM COISAS COM A VENEZUELA. AFINAL ELE É O PAI DA VENEZUELA. SUPOSIÇOES PODEM SER FEITAS, QUE PODERÃO EVOLUIR PARA FATOS CONCRETOS. OU QUE ELE VÁ GOVERNAR A VENEZUELA, AQUI NÃO. PT QUE SE DIZIA CEERTINHO, EXPLIQUE TAMBEM O MENSALAO^PARA O POVO QUE TRABALHA, QUE PAGA IMPOSTO, QUE NÃO VIVE DE JEITINHO E APOSENTADORIA PAGA POR TRABALHADORES DIGNOS…INCLUSIVE ESSE DA BARBA.

  5. BOZO
    domingo, 7 de abril de 2013 – 18:10 hs

    EM UMA PAÍS SÉRIO LULA JÁ ESTARIA NA CADEIA, COM CERTEZA. O MINISTÉRIO PÚBLICO COM CERTEZA IRÁ APROVEITAR MAIS ESTA OPORTUNIDADE PARA CUIDAR É DE SEUS INTERESSES CORPORATIVISTAS … ACORDA BRASIL … NÃO AO FORO PRIVILEGIADO JÁ !!!

  6. Selbach
    domingo, 7 de abril de 2013 – 18:56 hs

    Parabéns Fabio pela qualidade e conteúdo das matérias que você está publicando. Já andava aborrecido em ler pessoas despreparadas usando um espaço democrático para dar vazão a seus princípios pessoas, grande parte pessimistas, deixando o interesse coletivo de lado. Esta do FHC é um show ! Continua com você amigo e parceiro.

  7. Parreiras Rodrigues
    domingo, 7 de abril de 2013 – 19:50 hs

    Como o narcotraficante que tudo pode na “comunidade” onde substitui o Estado, Lula é blindado pelas políticas assistencialistas.

    Nunca, na História desse país, se roubou tanto, tão descarada e impunemente, como nesse decênio lulo-petista. Mas os índices de aprovação popular confirmam a blindagem e as suas causas.

    Quanto ao resultado da investigação, bom ficar com um pé atrás…

  8. LUIZ
    domingo, 7 de abril de 2013 – 20:11 hs

    INVESTIGAR PRA QUE,ESSE LIXO DEVE ATÉ A ÚLTIMA GOTA SUJA DO SEU SANGUE,FUZILAMENTO JÁ.

  9. TROLL
    domingo, 7 de abril de 2013 – 21:35 hs

    E aí virão os sectários, os Kamikazes, os homens bomba dos PTralhas acusando a imprensa, PIG e o escambau de madureira !
    Está mais do que na hora de passar a limpo este cachaceiro!

  10. domingo, 7 de abril de 2013 – 22:31 hs

    O Tribunal de Contas da União e o Ministério Público Federal reúnem elementos para investigar contas publicitárias milionárias, que têm sido entregues a uma pequena agência do Paraná, a Heads, em procedimento que um procurador da República, em declarações ao site Claudio Humberto, vê semelhanças com o esquema que levou a pequena agência mineira SMPB, de Marcos Valéio, conquistar ambicionados contratos no governo Lula, como no Banco do Brasil. Os contratos milionários da Heads eram atribuídas no mercado às influência dos poderosos ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleise Hoffmann (Casa Civil), o “casal 20”, mas um ministro do TCU, advertido pelo procurador, disse ter recolhido informações indicando ser a pequena agência do Paraná ligada ao deputado André Vargas, presidente do PT-PR, muito influente no Palácio do Planalto e na direção nacional do partido. Até agora, a Heads ganhou contratos na BrasilCap e na BrasilPrev, empresas do Banco do Brasil, estas sem licitação, BB Seguros, além de empresas estatais como Petrobras e Embrapa e o Ministério do Trabalho, entre outros. No total, segundo estimativa do ministro do TCU ouvido pelo site, a minúscula Heads fatura por ano cerca de R$ 1,5 bilhão. TCU e MPF recebeream dossiês alentados sobre as relações de Vargas com diretores dos órgãos federais e também com os respectivos chefes de comunicação que a contratam. O ministro e o procurador pediram para que suas identidades fossem preservadas para não prejudicar a apuração, em sua fase inicial.

  11. SED LEX
    domingo, 7 de abril de 2013 – 22:45 hs

    RSRSRSRSRSRSRS
    O LULA É M AIS ESCORREGADIO QUE BAGRE ENSABOADO E PIOR TODOS SABEMOS QUE NÃO VAI DAR EM NADA COMO TUDO ATÉ AGORA , NEM OS CONDENADOS DO MENSALÃO FORAM PRESOS. ESTE PAIS É UMA PIADA.CERTO É O TOFFOLI NÃO ESTA NEM AI GANHA O DELE E VOTA EM BARBARIDADES

  12. SERÁ
    domingo, 7 de abril de 2013 – 22:52 hs

    SERÁ QUE VÃO INVESTIGAR O COMO O LULINHA TORNOU-SE UM DOS DONOS DA OI???
    SERÁ QUE VÃO INVESTIGAR COMO FOI COMPRADA A FAZENDA DE NOME FORTALEZA QUE FICA EM SÃO PAULO??
    SERÁ QUE VÃO INVESTIGAR A COMPRA DA REFINARIA FALIDA NOS ESTADOS UNIDOS QUE A PETROBRAS COMPROU DE UM “GRUPO ” BRASILEIRO PELO TRIPLO DO QUE FOI PAGO POUCO ANTES DA VENDA PARA A PETROBRAS?
    SERÁ QUE VÃO INVESTIGAR O CASO DO RIO SÃO FRANCISCO, SERÁ QUE REALMENTE VÃO COLOCAR O LULA NO LUGAR CERTO DELE NO CASO DO MENSALÃO????

    VAMOS DEIXAR A INOCENCIA DE LADO ISTO É SO MAIS UMA NOTICIA QUE NÃO VAI DAR EM NADA

  13. Indignado com a Corrupção!
    segunda-feira, 8 de abril de 2013 – 7:43 hs

    Interessante, para quem fala que não vai dar em nada, não nota que já deu sim! Um ex-presidente desta “Res Publica” ser ao menos investigado (já deve constar dos antecedentes de LuLLa o Inquérito Policial) por um órgão da envergadura do Ministério Público Federal, já é um grande passo. Lembro que antigamente muitas pessoas achavam que o processo do mensalão não teria nenhum condenado (mesmo que ninguém tenha ido pra cadeia)… Avanços estão sendo notados em nosso Estado cada vez mais Democrático e de Direito. Obviamente não pretendo mudar a opinião dos pessimistas de plantão…

  14. Vigilante do Portão
    segunda-feira, 8 de abril de 2013 – 8:00 hs

    Fala Salete,
    Não vai dizer que é PERSEGUIÇÃO?

  15. Parreiras Rodrigues
    segunda-feira, 8 de abril de 2013 – 12:09 hs

    Quando Lula foi ao Irâ, deu uma trabalhadeira danada prá embaixada comprar bebida alcoólica, o que lá é proibido. Por causa do preço, tiveram que pedir suplementação.

  16. Constanza del Piero
    segunda-feira, 8 de abril de 2013 – 19:26 hs

    Se o processo do MENSALÃO foi acolhido, julgado e condenado, onde ficou claro que o mote principal do bando marginal, ERA VOTAR NO PETÊ EM TROCA DAS BENESSES MENSAIS, como que o principal beneficiado ficou de fora? Nem arrolado foi no processo?
    É lógico que ele está envolvido até o pescoço nesse assunto, e deveria estar puxando a fila pra cadeia!
    Vamos esperar que se faça JUSTIÇA INTEGRAL!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*