'Fux disse que ia me absolver', diz Dirceu | Fábio Campana

‘Fux disse que ia me absolver’, diz Dirceu

Da Folha de S.Paulo:

O ex-deputado federal e ex-ministro José Dirceu de Oliveira e Silva, 67 anos, contou ontem sua versão a respeito de uma promessa que teria recebido de absolvição no processo do mensalão.

Em entrevista ao Poder e Política, programa da Folha e do UOL, Dirceu disse ter sido “assediado moralmente” durante seis meses por Luiz Fux, que era ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e desejava ir para o STF (Supremo Tribunal Federal).

A reunião entre ambos ocorreu num escritório de advocacia de conhecidos comuns. Ao relatar esse encontro, Dirceu faz uma acusação grave. O ex-ministro afirma não ter perguntado “nada” [mas Fux] “tomou a iniciativa de dizer que ia me absolver”.

Num outro trecho da entrevista, segundo Dirceu, “ele [Fux], de livre e espontânea vontade, se comprometeu com terceiros, por ter conhecimento do processo, por ter convicção”.

O ex-ministro afirma ainda que Fux “já deveria ter se declarado impedido de participar desse julgamento [do mensalão]”.

No início de 2011, Fux foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff para o STF. Durante o julgamento do mensalão, votou pela condenação de Dirceu -que acabou sentenciado a de dez anos e dez meses de reclusão mais multa.

Em entrevista à Folha em dezembro do ano passado, Fux admitiu ter se encontrado com Dirceu, mas negou ter dado qualquer garantia de absolvição. “Se isso o que você está dizendo [que é inocente] tem procedência, você vai um dia se erguer”, teria sido a frase que o então candidato ao STF ofereceu ao petista.

Agora, Dirceu contesta em público essa versão de Fux. Foi a sua primeira entrevista formal depois de ter sido condenado. O ex-ministro da Casa Civil de 2003 a 2005, durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva, acha “tragicômico” que Fux declare ter tomado conhecimento mais a fundo do processo do mensalão apenas ao assumir no STF: “É que soa ridículo, no mínimo (…) É um comportamento quase que inacreditável”.

O fato de Fux ter prometido absolver Dirceu ajudou na nomeação para o STF? A presidente Dilma levou isso em consideração? Dirceu: “Não acredito que tenha pesado, não acredito que tenha pesado. Eu não participei da discussão da nomeação dele porque sempre fiz questão de não participar”.


17 comentários

  1. quarta-feira, 10 de abril de 2013 – 11:51 hs

    O condenado José Dirceu quer, após tanto tempo de isolamento, difamar o Ministro Fux e reverter o quadro no Supremo Tribunal Federal. O jus esperneandi está sendo aplicado para desmoralizar o Ministro Fux. E que dizer de Toffoli que foi da Casa Civil do Governo Petista e não se declarou impedido? Enquanto a Nação inteira aguardava, em especial juristas, que assim o fizesse. Soa mal, e agora José!

  2. Anônimo
    quarta-feira, 10 de abril de 2013 – 11:59 hs

    Xi… Se for verdade… sifux…

  3. Vigilante do Portão
    quarta-feira, 10 de abril de 2013 – 14:12 hs

    KKK

    E o BURRO acreditou.

    KKKKK

    F****-**

    Fux, quando do julgamento do mensalão,
    Foi dos mais duros com os mensaleiros.

    Acompanhou o RELATOR, Barbosa, em quase todos os votos.

  4. Alvino Rodrigues Magalhães
    quarta-feira, 10 de abril de 2013 – 14:28 hs

    A declaração, apesar de tardia, chega carregada de um sentimento de mágoa, de decepção, muito embora, não se adentra à sua raiz. Infelizmente essas e outras tendem por desqualificar o trabalho da Justiça brasileira e, sobre maneira, provar que o sistema de nomeação é ultrapassado e sujeito a troca de favores. O mais importante neste episódio é saber se o Ministro obteve favorecimento.

  5. OCIMAR
    quarta-feira, 10 de abril de 2013 – 14:41 hs

    TA, E QUAL É A PESSOA INTELIGENTE QUE VAI ACREDITAR NUM LADRÃO COMUNOTERRORISTA.

  6. Olavo Rohde
    quarta-feira, 10 de abril de 2013 – 15:41 hs

    Que vergonha o canalha do zé dirceu ainda não estar preso.
    Podiam aproveitar e prender junto com ele este tal de FUX.

  7. jobalo
    quarta-feira, 10 de abril de 2013 – 15:55 hs

    Tá certo que o cumpanhero fux , não é lá essas coisa na palavra, pois já mostrou as manguinhas, mas o K-Nalha do guerrilheiro fajuto, Fajuto sim porque guerrilheiro que se preza, é guerrilheiro morto, e vira heroi. Mas é muito jaguara, um ser desprezivel com um curriculo nefasto, tem a audácia de proferir essas barbaridades. chega zé. Vê se o teu filho salva um pouco o que restou de dignidade nesta familia , se bem que a fruta nunca cai longe do pé.

  8. Emerson
    quarta-feira, 10 de abril de 2013 – 17:19 hs

    Só uma pergunta: se o Zé Dirceu acha que o Fux deveria ter se dado por impedido, se esta denúncia é verdadeira, porque não alegou isto quando achava que o Ministro iria absolvê-lo?

  9. itamar
    quarta-feira, 10 de abril de 2013 – 18:03 hs

    será que alguém ainda acredita em alguma palavra desse cara?
    ele mente com a maior desenvoltura possível, ele é um verdadeiro artista, pena que só pro mal

  10. Darcy
    quarta-feira, 10 de abril de 2013 – 18:27 hs

    O sol vai nascer quadrado para o réu quadrilheiro a semana que vem daí a choradeira do malandro

  11. Deutsch
    quarta-feira, 10 de abril de 2013 – 19:54 hs

    Vagabundo sem-vergonha, está tão desesperado que quer jogar na lama o nome de integrantes do STF. Filho da p…deve ir logo pra cadeia e tomara que morra por lá.

  12. Aline
    quarta-feira, 10 de abril de 2013 – 20:43 hs

    E a palavra de DIRCEU tem CREDIBILIDADE????????

  13. Constanza del Piero
    quarta-feira, 10 de abril de 2013 – 20:59 hs

    É a velha e manjadíssima técnica petista, trazida lá dos alfarrábios comunistas: Desmonte teu acusador!
    Essa tá muita manjada tiozinho. Trate de tirar as medidas pro macacão de presidiário, e fique por lá, pelo menos esses dez anos, né? –
    O resto, a maldita e ingênua Lei da Anistia, único erro do Governo Militar, já te livrou!
    Depois de tanto crime; sortudo, hein, tiozão?

  14. laisa lopes
    quarta-feira, 10 de abril de 2013 – 20:59 hs

    são todos farinhas do mesmo saco…… pobre Brasil!!!!

  15. SED LEX
    quarta-feira, 10 de abril de 2013 – 22:26 hs

    E AI O DESPERTADOR TOCOU…………..

  16. Quem quer T fux, que te beije!
    quarta-feira, 10 de abril de 2013 – 23:39 hs

    Em 1961, Dwight Eisenhower, declarou a um jornalista que, na Presidencia da República, só havia cometido dois grandes erros – e ambos estavam na Suprema Corte (Earl Warren e o juiz Brennan).
    Segundo o famoso jurista norte americano, Ronald Dworkin:
    “É comum que as expectativas dos políticos que indicam juízes sejam frustradas dessa maneira …”
    Há muito que aprender, pelo jeito, com nossos queridos irmãos do norte …
    Pois bem.
    Se há alguem ainda que se comova às chagas impostas ao se assistir ao formidável enterro das últimas quimeras de um réu condenado – visitem a PCE ou qualquer cadeia pública do nosso país – e busquem lá algum condenado que não diga as mesmas coisas que Dirceu fica dizendo na TV … era inocente, o juiz perseguiu, mentiu para ele, nao havia provas e por aí vai.
    Note-se que – pode ser até que tenha um certo fundo de verdade – mas o fato é que – o dia que se aceitar este tipo de argumento melodramático, daí a coisa degringola mesmo.
    Dirceu – Dirceuzinho – vai para casa meu amigo – você é um ser humano que está sendo desumano consigo mesmo – dar a se ver nesse papel aí – quem já foi o braço direito e esquerdo – e provavelmente o cerebro de Lula (…).
    O Ministro te condenou – recorra – agora dê-se o devido respeito, se ele não prometeu que te absolveria – como você mesmo disse aí de forma confusa – não reclame – recorra para o Tribunal Internacional – pro Rui Barbosa ou pro seu sobrinho Joaquim Barbosa – sei lá o que mais – mas nao faça isso com vc mesmo e nem com a gente.
    Rapaiz – o próprio nome do Ministro Fux … já indica algo ..
    Bem ou mal – com ou sem teoria de alemão – PERDEU, RECORRA! Vai-se os dedos e devolvam os aneis …
    Como se disse – quem quer te fux – que te beije meu amigo!

  17. Vigilante do Portão
    quinta-feira, 11 de abril de 2013 – 1:56 hs

    Já tentaram de tudo.

    Não deu certo.

    Ensaiaram uma “falsa revolta” do povo (leia-se militantes do PT) contestando o julgamento.

    Querem fazer parecer que o Zé Dirceu é VÍTIMA.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*