Dilma admite existência de fraudes no 'Minha Casa, Minha Vida' | Fábio Campana

Dilma admite existência de fraudes no ‘Minha Casa, Minha Vida’

Da Agência Estado:

A presidente Dilma Rousseff admitiu que em um programa do porte do Minha Casa, Minha Vida, com entrega de 2,4 milhões de casas, é possível que ocorram fraudes, como também é possível que se encontre casas que racharam. Avisou, no entanto, que seu governo não entregará casas de baixa qualidade. “Eu não fui eleita para dar casas de qualquer jeito para a população brasileira”, disse a presidente Dilma, em entrevista, no Planalto.

“Eu acho que o povo brasileiro merece o que há de melhor para ele poder usufruir. Minha obrigação é estar atenta para que ninguém queira vender gato por lebre, para que ninguém queira entregar produtos que não sejam de qualidade”, avisou a presidente, depois comentar que no governo de Fernando Henrique Cardoso não houve investimento maciço em habitação, como no governo Lula.

“Eu tenho acompanhado as realizações do Minha Casa Minha Vida porque, meu querido, eu fiz este programa desde o início. Na época do presidente Fernando Henrique, não houve um programa deste porte. A última vez que houve um programa deste porte foi no BNH (Banco Nacional de Habitação, extinto por decreto em 1986). Do BNH pra cá, você não teve nenhum programa maciço de criação de casas populares, de construção de casas populares”, afirmou a presidente.

“No governo passado, não se podia, talvez pela crise do Estado, talvez por convicção, não se cogitava em fazer subsídios. Não há como fechar a conta, se você ganha até R$ 1.600, não há como você sustentar sua família de três filhos e pagar uma casa que custa 75 mil reais em algumas cidades, um apartamento de dois quartos, sala e cozinha”, prosseguiu.

De acordo com a presidente, “fraude, num programa deste tamanho também pode ocorrer”. ” A minha obrigação, a obrigação do governo é combatê-la. É assegurar que eles recebam a casa da melhor qualidade possível”. Dilma respondia a uma denúncia publicada na imprensa, segundo a qual ex-servidores do Ministério das Cidades, que se valeram de informações privilegiadas da área de habitação do governo federal para operar o esquema de empresas de fachada e se beneficiarem de recursos do programa Minha Casa Minha Vida.

A presidente lembrou que o Brasil “tem ótimas tradições, mas tem outras que não são tão boas, herdadas da escravidão, que acham que o povo brasileiro de baixa renda merece qualquer coisa”.

Para a presidente, “é importantíssima a defesa do interesse do consumidor, porque, ninguém tira 40 milhões e eleva para classe média, sem criar com essas pessoas, e com todas demais consumidoras, um compromisso de qualidade”. Na sua opinião, “o povo brasileiro tem direito a ter o melhor possível, dentro do que esta sendo ofertado”. No caso do Minha Casa Minha Vida, segundo a presidente, “não é só cobrar que os telefones funcionem, que os bancos funcionem, é cobrar de nós mesmos que o Minha Casa Minha Vida seja o melhor possível”.

Piso

A presidente também prometeu garantir piso de qualidade nas casas do programa. “Na primeira fase do programa, os recursos não eram tão avultados. Então na primeira fase do programa, o piso ficaria de cimento, muitas vezes se usa piso de cimento em casas até sofisticadas. Nós estamos optando para fazer a possibilidade de fazer piso de cerâmica, de lâmina de madeira. Quem não saiu com o piso foi o 1 milhão inicial (de casas), esse um milhão inicial resolvemos voltar e falar: “Vamos fazer piso”.


15 comentários

  1. Juciney
    terça-feira, 23 de abril de 2013 – 19:21 hs

    Já perceberam que políticos que assumem vagas de comissionados ligados a educação, tem ligações ou tem empresas que vendem para a área de educação, políticos que estão nas áreas de contrução, tem empresas ou tem ligações com construturas ou afins. Não há dúvidas que o desvio é grande.

  2. silvajr
    terça-feira, 23 de abril de 2013 – 22:16 hs

    É verdade, FHC, não construiu 1 km de ferrovia, nem de estrada, vendeu patrimonio público a beça e teve que pedir ajuda ao FMI 3 vezes. Tucanos nunca mais!

  3. Ficha Limpa
    terça-feira, 23 de abril de 2013 – 22:56 hs

    Olha aí a Dilma rindo da sua cara
    e eu também gargalho dos babacas que acreditam gerenta kkkkkkkkkkkkkkk

  4. silvajr
    terça-feira, 23 de abril de 2013 – 23:56 hs

    Desistiram de Serra, não conseguem confiar em Aécio, ainda não descobriram qual é a de Eduardo Campos e não botam fé na sustentabilidade de Marina Silva. Sem candidatos viáveis para enfrentar Dilma Rousseff, o antigo aparato midiático-jurídico-financeiro resolveu jogar todas as suas fichas para desidratar a popularidade e combater o governo da presidente em várias frentes, após a divulgação das últimas pesquisas que apontam seu amplo favoritismo para ganhar as eleições de 2014 já no primeiro turno.

  5. luciane
    quarta-feira, 24 de abril de 2013 – 5:29 hs

    Acompanhei a entrevist da DIlma.Esta presidenta sabe tudo e eh seria..Espero k continue governando o BRASIL pois ela tem a capacidade de desenvolver projetos significativos ao pais e melhorar como Minha Casa Minha Vida e Aqui tem Farmacia Popular…casa e saude …esta eh a Dilma.Parabeens Presidenta!

  6. Vigilante do Portão
    quarta-feira, 24 de abril de 2013 – 8:13 hs

    LEMBRANDO:

    É “FINANCIAMENTO”.

    NÃO ESTÃO “DANDO” NADA.

    “…Não fui eleita para DAR casas…”

  7. Rossby
    quarta-feira, 24 de abril de 2013 – 8:31 hs

    Novamente vem a questão dos governos anteriores, especialmente FHC… Lula, mentiroso que só, falou em 2006 que se ganhasse a eleição as comparações passariam a ser em outro patamar. Que as comparações seriam do seu primeiro governo com atual. Lógico que mentiu, pois para eleger seu poste ele não pode apenas se apoiar em suas realizações, precisou demonizar FHC. Agora vem a governanta, depois de dois governos petistas, lembrar do velho saco de pancadas petista. Foram oito anos de Lula e mais dois de Dilma e a velha muleta petista para justificar suas patuscadas segue sendo FHC. É de dar vergonha, mas como petista é assim mesmo, como diria, um tanto seletivo na memória, seguimos sendo confrontados na lógica…

  8. contraponto
    quarta-feira, 24 de abril de 2013 – 8:47 hs

    Porque a Suiça é um Pais corrupto? Segundo a União europeia.Eu tenho a reportagem salva caso precise,pedi autorização a fonte…

  9. TROLL
    quarta-feira, 24 de abril de 2013 – 8:47 hs

    Graaaande Silvajr!
    Então vamos ficar com os PTralhas.
    São noticias diárias como esta que nos animam a ter um Brasil melhor …………., mais justo………, mais sério……….mais(menos)….
    Aplausos aos ignorantes que justificam erros sobre outros erros!
    O importante é torcer e defender bandidos até a morte; o resto que se foda pois o meu bandido é menos bandido que o teu. Não é?
    Graaande Silvajr.

  10. tadeu rocha
    quarta-feira, 24 de abril de 2013 – 8:53 hs

    TEM FRAUDE MINHA CASA MINHA VIDA…..OCUPADO É O FERNANDO H. CARDOSO, OLHE ESSA FOTO, QUE MARAVILHA OS BRASILEIROS CRITANDO PARA DILMA, E A MINHA CASA MINHA VIDA, METENDO A MAO, NAO ADIANTA NADA ESSES BRASILEIROS AI NAO TEM GEITO, É ISSO QUE ELES METE A MAO, ELES VAO GRITAR E CHORAR , AINDA, E NÓS QUE SOFREMOS POR ESSES BRAS, AI.

  11. HENRY
    quarta-feira, 24 de abril de 2013 – 11:00 hs

    KKKKKK… GRANDE NOVIDADE ELA ESTÁ FALANDO. AFINAL, NUNCA ANTES FOI VISTO UM (des)GOVERNO TÃO corruPTo QUANTO ESTE DO pt “partido do trambique”. MAS, CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE… CONTINUEM ELEGENDO OS PeTralhas. E VIVA O “brazil” !!!

  12. OCIMAR
    quarta-feira, 24 de abril de 2013 – 13:02 hs

    ESSE “DESGOVERNINHO” VAGABUNDO E CORRÚ–PT–O É A MAIOR FRAUDE DE TODA A HISTÓRIA DO PAÍS.

  13. Ed
    quarta-feira, 24 de abril de 2013 – 15:55 hs

    Alias, esse tal de “Minha Casa, Minha Vida” já “nasceu fraude”. Foi criado só para ganhar eleição nas costas dos trouxas que pensavam que iam ter uma casinha para morar. Antes de tal programa, construía-se mais habitações populares do que se constrói hoje. Conheço um cara que foi prefeito por três vêzes e durante os seus três mandatos construiu 70.000 (setenta mil)casas de bom tamanho, boa qualidade e bom padrão. E eu, pelo menos, salvo melhor juízo, nunca o vi bater no peito contando vantagem sobre isso. Agora, a Dilma inaugura 500 (quinhentas) casinhas semi-acabadas, de má qualidade e fazem o maior barulho, com um monte de tontos aplaudindo.

  14. Moradia Digna
    quarta-feira, 24 de abril de 2013 – 18:09 hs

    Em 2011 a Cohapar entregou um Cj. Habitacional com moradias populares exclusiva para Soldados da PM em Pato Branco, foi anunciado que projetos desta importância seriam realizados em outras cidades do interior, pois, são os soldados que tem a maior dificuldade em adiquirir a casa própria.
    Parabéns Cohapar, espero que também beneficiem os soldados da Capital com moradias dignas e com parcelas adequadas ás sua remuneração
    Moradia para Soldados da PM é promessa antiga, mas ainda existe esperança devido ao anúncio da construção de 110 mil casas até 2014.

  15. Deutsch
    quarta-feira, 24 de abril de 2013 – 21:08 hs

    DilmANTA, seu governo é uma fraude e não só o programa.
    E depois de 10 anos no poder, eles ainda fazem comparações com o governo FHC. Sabe que isso significa? Significa que ela sabe que seu (des)governo e do lularápio estão permeados de ilicitudes, sem vergonhices, fraudes, desvios, corrupção. É um governo para os idiotas de plantão baterem palmas.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*