Comissão da Verdade lembra autoria da lei de indenização de ex-presos políticos no PR | Fábio Campana

Comissão da Verdade lembra autoria da lei de indenização de ex-presos políticos no PR

Ontem, ao empossar os membros da Comissão da Verdade no Paraná, o governador Beto Richa lembrou do esforço do pai, ex-governador José Richa, na luta contra a ditadura militar. “Cresci vendo meu pai lutando pelas Diretas Já. Foi essa a formação que tive de caráter e vida pública. Faremos o possível para resgatar a história dos paranaenses”, afirmou.

A secretária de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, destacou que o Paraná foi o primeiro estado a abrir os arquivos públicos e a criar uma lei para indenizar ex-presos políticos ou suas famílias. “A Lei 11.255, de 21 de dezembro de 1995, que está em vigor até hoje, de autoria do então deputado estadual Beto Richa, e serviu de exemplo para muitos estados brasileiros”, disse.

A comissão fez uma reunião e definiu o calendário de atividades, que compreende a recepção de testemunhos, informações, dados e documentos que forem encaminhados voluntariamente, bem como o requerimento de informações, dados e documentos de órgãos e entidades do poder público classificados em qualquer grau de sigilo.


2 comentários

  1. HAVENGAR
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 17:10 hs

    Comissão da verdade…Será que o Wilson Previdi faz parte dela? Previdi pra quem não sabe , é um velho comunista…um comunista de verdade…

  2. QUESTIONADOR
    sexta-feira, 5 de abril de 2013 – 12:20 hs

    -Esta atitude é muito louvável mas de impacto reduzido, pois onde a comissão do revanchismo vai atuar mesmo no eixo SP/RJ/MG e ES….lá haverá muito assunto…
    -Ademais os presos políticos eram presos em nosso estado e transferidos para outros lugares para dificultar a rastreabilidade e confundir os parentes dos presos.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*