Casamento civil homoafetivo passa a valer em todo o Paraná | Fábio Campana

Casamento civil homoafetivo passa a valer em todo o Paraná

Do G1 PR:

A Corregedoria do Tribunal de Justiça do Paraná autorizou o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo no estado, assim como a conversão da união estável em casamento civil. O ato normativo foi publicado no Diário da Justiça na terça-feira (2).

Segundo a associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg), todos os cartórios do estado já foram notificados e estão habilitados a realizar o casamento civil homoafetivo. A entidade explicou que, na prática, o que irá mudar será a não dependência da autorização do juiz da comarca local para a realização do casamento.

O ato normativo foi assinado pelo corregedor Eugênio Achille Grandinetti. A autorização foi baseada no artigo 1.525 da Lei Federal nº 10.406/2002, o mesmo que baseou o Supremo Tribunal Federal (STF) no reconhecimento da união estável homoafetiva em maio de 2011.

Os documentos necessários para o casamento civil homoafetivo são os mesmo pedidos para o casamento civil entre pessoas do sexo oposto: carteira de identidade e certidão de nascimento, além de duas testemunhas.


3 comentários

  1. Estatística
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 14:18 hs

    Por que essa insistência em CASAMENTO? Isso é coisa de igreja. Fiquemos com UNIÃO CIVIL, já que o Brasil é um país laico.

  2. cesar - eu mesmo.
    quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 17:00 hs

    mas foi o que eu disse, se já não bastasse as estatistica….

  3. quinta-feira, 4 de abril de 2013 – 21:53 hs

    Cada dia uma conquista

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*