PSDB 'importa' estrategista de Obama para ajudar Aécio | Fábio Campana

PSDB ‘importa’ estrategista de Obama para ajudar Aécio

Estrategista David Axelrod conversa com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na Casa Branca (Pete Souza/AFP).

De Natuza Nery, Folha de S.Paulo:

O PSDB vai trazer um dos estrategistas da campanha do presidente dos EUA, Barack Obama, para ajudar a construir a candidatura do senador Aécio Neves à Presidência da República em 2014.

A costura para trazer David Axelrod, um ex-alto funcionário da Casa Branca e conselheiro político das campanhas presidenciais de Obama, foi feita pelo novo marqueteiro do tucano, Renato Pereira, com ajuda do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso –que tem proximidade com o ex-presidente norte-americano Bill Clinton.

Segundo a Folha apurou, o partido também fez contato com Antonio Villaraigosa, prefeito de Los Angeles e uma das estrelas em ascensão do Partido Democrata dos EUA.

A legenda pretende trazê-los para orientar o tucano na fase da pré-campanha, sobretudo na área de internet.

Ainda não há data para o desembarque dos dois democratas, mas integrantes da cúpula do partido afirmam que isso ocorrerá após maio.

Nesse mês, Aécio Neves deverá assumir a presidência do PSDB e lançar o programa de TV do partido, primeira aparição do senador mineiro em cadeia nacional para se apresentar como alternativa tucana ao Palácio do Planalto.

Conforme os planos do grupo de Aécio, o objetivo é colher experiências em pesquisas por segmentação do eleitorado e estratégias na área de campanha digital.

Os tucanos querem aprender como encurtar a distância entre candidato e eleitor por meio de uma fala mais direta, com mensagens focadas em segmentos sociais específicos. Além disso, buscam ferramentas criativas para usar de forma moderna e mais eficaz nas redes sociais.

Intensificar uma ação pela internet é uma das missões de Renato Pereira, marqueteiro considerado “entusiasta” da linguagem virtual.

Foi por meio da internet que Obama popularizou sua candidatura, tanto nas primárias democratas como na candidatura para presidente.

Por meio dela, aproximou-se do eleitorado jovem e difundiu o slogan da “mudança”, além de elevar a arrecadação de recursos por meio de financiamentos de baixo valor feitos por simpatizantes individuais.

O resultado levou o próprio PT, em 2010, a convidar o norte-americano Ben Self, da Blue State Digital, para dar palpites na estratégia de internet da campanha de Dilma Rousseff. Ele também trabalhou na campanha de Barack Obama.


10 comentários

  1. tadeu rocha
    quinta-feira, 28 de março de 2013 – 15:55 hs

    ESSE PRESIDENTE É NOTA 10, OBAMA…. SÓ QUE VOCES NAO DEVERIAM FALAR, O CIUME DO PT VAI SER GRANDE, TENHO CERTEZA QUE O LULA JA ESTA LIGANDO PARA ELE E A DILMA, …..

  2. paulo
    quinta-feira, 28 de março de 2013 – 17:08 hs

    pode traze o obama junto perde igual

  3. verdade
    quinta-feira, 28 de março de 2013 – 17:42 hs

    Bateu o desespero no cachaceiro!

  4. quinta-feira, 28 de março de 2013 – 22:45 hs

    Afff…que eu saiba Lula é cachaceiro de profissão!! Ele nunca negou que não goste de uma birita!!

  5. Alaor
    quinta-feira, 28 de março de 2013 – 23:00 hs

    Puro e simplesmente ridículo, mais uma vez dão tiro no pé. Sera que aqui não tem pessoas competentes ou ninguém quer trabalhar para uma pessoa que já nasce morto em seu projeto, que e chegar a presidência da republica.

  6. Eduardo Pereira
    quinta-feira, 28 de março de 2013 – 23:07 hs

    Não sei se isso e pra rir ou pra chorar. Acho que vou chorar de tanto rir.
    Quando se fala da ligação do PSDB com os interesses internacionais ( leia-se americanos) dizem que e a teoria da conspiração. Mas assim que podem correm pro norte para pegar as dicas de como se conduzirem no Brasil.
    isso é um partido ou um circo? la tem gente que pensa ou e só pose ?
    Pra ajudar deviam trazer logo a galera do FMI pra dizer como conduzir as finanças nacionais e a Chevron pra dizer como administrar a Petrobras.
    Sinceramente , se tirar o apoio irrestrito que a midia da, o destino do PSDB é o mesmo do DEM -PFL-Arena,: ser varrido da historia politica do Brasil.

  7. sergio silvestre
    sexta-feira, 29 de março de 2013 – 1:09 hs

    Nem com reza braba,Pode trazer até o fantasma do Tancredo,o Aécio não faz 20%

  8. Nello Morlotti
    sexta-feira, 29 de março de 2013 – 9:10 hs

    Quem pensou a estrutura do BIG DATA não foi esse cara e sim o Jim Messina e o Michael Slaby, liderados pelo indiano Rayad Ghani…o sistema será a grande sacada e a revolução pra 2014.

    De forma velada o que pode se extrair do UAI, POUPA TEMPO e no PR o TUDO AQUI, tem a ver com a chegada dessa turma !!

  9. Silvajr
    sexta-feira, 29 de março de 2013 – 12:10 hs

    O PSDB deveria se candidatar nos EUA.

  10. salete cesconeto de arrua
    sábado, 30 de março de 2013 – 18:12 hs

    Isso é que é chamar os do Brasil de INCOMPETENTES!
    Rsrsrsrsrsssrsrsrsrsrsrsrsrsrs
    Esse partido esquece que está no Brasil.
    Assim como não dá espaço para mulheres!
    Quando e que o PSDB terá uma MULHER candidata à presidência da república?
    Quando?
    No dia de São Nunca?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*