Fruet não abre caixa preta e paga o ICI | Fábio Campana

Fruet não abre caixa preta e paga o ICI

Uma das expectativas geradas pela campanha de Gustavo Fruet era a de que abriria a caixa-preta de contratos e convênios firmados pelo município. Um deles, dos mais comentados, era o do Instituto Curitiba de Informática, o ICI. Pois, pois, não só não abriu como se vê obrigado a pagar atrasados para o ICI, como se lê na nota da jornalista Joice Hasselmann. É o que segue:

Prefeitura de Curitiba começou a pagar a dívida que tem com o ICI, Instituto Curitiba de Informática. Há pelo menos 4 meses os serviços não eram pagos e a conta beira os R$ 40 milhões. Depois do puxão de orelhas que os órgãos levaram da procuradora do Ministério do Trabalho, Margaret Matos, o município depositou o valor exato para pagar os salários atrasados dos funcionários.

Com o dinheiro em caixa já houve a reversão das demissões anunciadas e suspensão do aviso prévio de pelo menos 80 tralhadores. A “bandeirinha de paz” ainda não é a garantia de que os serviços do ICI serão mantidos. O Instituto ainda ameaça parar todo sistema de tecnologia de áreas de saúde, educação, transporte e 156 e justifica que sem dinheiro não tem como manter os serviços, pagar funcionários e toda a estrutura. O acordo de paz pode ser selado de vez até o dia 15, quando a Prefeitura se comprometeu a pagar ao menos o valor do mês corrente. A conta é de R$ 9,5 mi ao mês.

E a preocupação é grande. Para se ter uma ideia são 200 sistemas de informática em áreas, claro, estratégicas e esse poder todo dá uma baita munição ao ICI. A briga é porque o prefeito questiona o tamanho da fatia do bolo que o Instituto leva. Já o ICI jura que só cobra por serviços prestados. Os dois berram e ninguém se entende. Agora é esperar para ver se vai prevalecer o bom senso ou a birra política.


3 comentários

  1. Alessandro
    sexta-feira, 8 de março de 2013 – 17:51 hs

    ICI é o dínamo que interliga, alimenta e permite o funcionamento das Secretarias da Prefeitura.
    O ICI é complexo e caro.
    Sem ele, Curitiba para.
    Mas há algumas coisas estranhas lá dentro. Não sei se ilegais, mas, no mínimo, estranhas.

  2. diolho
    sexta-feira, 8 de março de 2013 – 21:53 hs

    o fruitinha não sabe prá que veio. tá no susto, perdido. tem um grupelho de assessores da pior competencia executiva.

  3. Pedro Silva
    domingo, 17 de março de 2013 – 2:02 hs

    O Fruet tá querendo dar o calote mas não sabe como… Deixou de pagar 3 meses os prestadores de servço da prefeitura… não só o ICI… mas pergunto, nesses 3 meses, a prefeitura também parou de arrecadar impostos?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*