Da Folha de S.Paulo:
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) enfrentará dificuldades para concluir projetos que visam garantir a segurança e o funcionamento do setor durante a Copa de 2014.
A constatação é de um relatório do TCU (Tribunal de Contas da União), ao qual a Folha teve acesso.
Segundo o documento, foram concluídas licitações referentes a apenas 11,6% dos R$ 45,7 milhões que a reguladora deveria ter comprometido em 2012 com projetos exigidos pelo Gcopa (Comitê Gestor da Copa 2014, grupo do Executivo que acompanha as ações de preparação para a Copa do Mundo de 2014).
Trata-se de duas concorrências para a compra de equipamentos. Em apenas uma delas a compra foi efetivada.
Em resposta ao TCU, a Anatel afirmou que 8 de 31 projetos estão fora do prazo.
Diante da situação, o tribunal concluiu que há risco de a agência não obedecer os prazos impostos para modernização de sua estrutura -o que pode gerar, por exemplo, problemas para a transmissão dos jogos da Copa do Mundo pela TV.
Parte dos projetos pendentes visa à criação de uma infraestrutura específica para controlar “usuários mal-intencionados ou desavisados que venham a utilizar dispositivos não compatíveis com padrões estabelecidos no Brasil”, uma das possíveis causas para que haja interferência nas transmissões.
“O risco de interferências pode gerar distúrbios que degradariam por completo a qualidade do sinal, impedindo a visualização de imagens e audição das transmissões”, destaca o relatório.
Leia mais em Para TCU, atraso da Anatel põe em risco transmissão da Copa.
2 comentários
Será uma COPA única.
A única na qual o público talvez não chegue aos estádios, por falta de estrutura viária – terrestre ou aérea.
E a única na qual talvez o público sequer assista os jogos pela TV.
Mas vamos que vamos, porque brasileiro não desiste nunca de ser enganado por seus governantes!
Tenho sugerido às mídias que DIVULGUEM os n omes dos integrantes das “AGÊNCIAS REGULADORAS”, inclusive com o histórico de cada um, formação, funções anteriores, etc.
Consta que os cargos foram preenchidos por
Pessoas despreparadas, PELEGOS de SINDICATOS e filiados ao PT.