Para que servem as pesquisas? | Fábio Campana

Para que servem as pesquisas?

As pesquisas de opinião, tão caras à vaidade de alguns políticos, tão importantes para definir estratégias em sociedades de massa, passam por período de enorme falta de credibilidade. Os erros foram tão grandes nas últimas eleições que desmoralizaram institutos de renome, como o Ibope, e os de meia confecção, que se protegem com a cláusula da não divulgação, ou seja, servem apenas para consumo interno e de confirmação das divulgadas. Estes instutos são contratados para repetir o erro.

É claro que há exceções, mas o interessante no estudo que faz um pesquisador da Universidade Positivo é que os que mais erram são os que estão há mais tempo no mercado, o que pode significar que adquiriram o vício de “sempre agradar o freguês, ou o freguês sempre tem razão”. Este tipo de pesquisa é mais instrumento de auto-ajuda e para elevar o moral do pesquisado que para indicar rumos. Institutos desse tipo vivem apenas de pesquisas para políticos e governantes.


3 comentários

  1. maria angela
    quinta-feira, 28 de março de 2013 – 14:24 hs

    Muito boa análise: faltou um detalhe…o financiamento dessas
    pesquisas é feito com dinheiro público ou roubado do público,
    que estão no caixa dois desses políticos que aí estão…terminada
    uma eleição-esquecem tudo o que prometeram e só pensam na
    próxima eleição. E, veja, é generalizado, esta praga está no
    governo federal, estaduais e municipais.Reflitam, pensem……….

  2. Constanza del Piero
    quinta-feira, 28 de março de 2013 – 16:37 hs

    Está mais que provado, que esses institutos existem só para agradar o cliente, especialmente a politicalha que nada em dinheiro, e sua base de apoio, inflando egos, e cooptando indecisos; ingênuos e desinformados.
    Uma pesquisa dessas, conforme o tamanho do cheque, e o momento em que é divulgada, resolve uma eleição em dois dias; colocando tudo a perder, para aquele que trabalhou direitinho, mas não dispõe do QSJ necessário para também mandar fazer uma sob medida para sua campanha.
    Essse trambique já devia estar regulamentado, ou até proibido há muito tempo! – E muitos desses “institutos” já deveriam estar fechados também.

  3. sexta-feira, 29 de março de 2013 – 9:46 hs

    Pior é que a salete acredita nessas pesquisas, kkkkkk

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*