O êxito que satisfaz | Fábio Campana

O êxito que satisfaz

Da Dora Kramer, O Estado de S. Paulo:

Boas referências, pessoas, atos ou ideias nas quais a sociedade reconhece valores caros não necessariamente têm de se transformar em candidaturas à Presidência da República.

Compreende-se o “disse me disse”, o entusiasmo, quando não a firme crença, em alguns setores e ocasiões , na hipótese de que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, venha – ou pelo menos almeje – a disputar o posto de chefe da nação.

Em boa parte dos países, se não na maioria, o presidente é a figura máxima. Se por aqui boa parte da população, se não a maioria, achou o máximo a atuação de Barbosa como relator do processo do mensalão, natural que faça uma conexão entre uma coisa e outra. Em especial diante da carência de exemplos reconhecidos como merecedores de respeito.

Ao estruturar uma narrativa inescapável da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República, o relator do processo levou o País à compreensão do que foi o esquema de desvios, fraudes e escambo de vantagens indevidas em troca de apoio político devido.

Foi acompanhado pelo tribunal na quase totalidade dos votos. O colegiado, com sua decisão, elevou o grau de confiabilidade do Judiciário, mas nem por isso se lançaram os nomes de outros ministros no fogaréu de vaidades do ambiente das disputas eleitorais no molde em que se dão.

Muito bem, Joaquim Barbosa virou um símbolo. Para alguns, parcial, arbitrário e, como se diz agora, midiático. Para muitos, um emblema de justiça e de intolerância com a ilegalidade para a qual defende tratamento igualitário entre poderosos e não poderosos.

Mas, daí a dizer que tal atributo seja um trampolim para a Presidência da República são outros 500 quilômetros a serem percorridos.


13 comentários

  1. sergio silvestre
    domingo, 3 de março de 2013 – 21:19 hs

    Qual é o ultimo bastião dos bancos e da midia concentrada,para voltar ao poder.Arrumar um candidato querido pela população como é o Joaquim Barbosa.
    Mas vai disputar por quem? pelos demos do Dantas e tantos corruptos,ou pelo PSDB que era do fhc,que era do serra que era do alkmim é do AÉCIO e pode ser do Beto Richa,porque acho que o Aécio vai sair a mineira.
    Por qualquer partido que saia,o povo vai achar a coisa fortuita,que foi arranjado pelo mensalão e que o ministro se beneficiou como magistrado do caso para se beneficiar eleitoralmente.
    Não acho que a oposição tem esses sonhos malandros,e eu acho que o Joaquim não vai aceitar isso.

  2. RANCIARO
    segunda-feira, 4 de março de 2013 – 0:40 hs

    O Ministro JB, jamais vai entrar nessa de estrelato. É um homem culto e com sabedoria.

    Política não faz parte de sua vivência. Continue como Ministro até a aposentadoria e posteriormente advogue. Para cada caso cobre R$ 50 milhões. Esses políticos vão pagar…

  3. VISIONÁRIO
    segunda-feira, 4 de março de 2013 – 4:29 hs

    É sempre encorajador ter uma indicação maciça para um cargo como de Presidente da República, porem o Ministro Joaquim Barbosa
    já provou que independente onde estiver vai ter o apoio generalizado
    da população. Com certeza onde ele está vai continuar atuando de
    modo que seus atos continuem sendo exemplo para nós brasileiros
    tão carente de honestidade e coragem…

  4. willy ortega
    segunda-feira, 4 de março de 2013 – 8:00 hs

    Com certeza o Joaquim Barbosa não vai aceitar. Ele está cumprindo o seu papel e muito bem onde está e lá que deve permanecer, contribuindo para o cumprimento da Lei.
    Outro exemplo de atuação no caso mensalão, o dep. Serraglio, já citado anteriormente como possível candidato ao Senado, a vice e permaneceu como deputado cumprindo o seu papel. Cogita-se novamente que postule outro posto, com certeza desempenharia qualquer um com maestria.

  5. Roberval
    segunda-feira, 4 de março de 2013 – 8:45 hs

    A Imprensa deveria valorizar o Cogresso Nacional porquew foi a CPI dos Correios que ionvestigou o MENSALÃO. Lá estavam o relator Osmar Serraglio e o sub relator Gustavo Fruet.

  6. Fernando Noroeste.
    segunda-feira, 4 de março de 2013 – 8:49 hs

    Realmente o Ministro Joaquim Barbosa é exemplo…e me lembro tambem do meu eterno Professor Dep. Osmar Serraglio que teve papel fundamental neste processo…

  7. Rober
    segunda-feira, 4 de março de 2013 – 8:54 hs

    Acho que figuras como o Joaquim Barbosa, Roberto Gurgel e Osmar Serraglio, três figuras responsáveis pelo sucesso do episódio do mensalão, não exatamente nesta ordem, não poderiam nem se misturar com certos tipos da política brasileira, sob o risco de contaminação séria. Ainda bem que me parece estão imunes a certas sujeiras…

  8. Analista de Bagé
    segunda-feira, 4 de março de 2013 – 9:01 hs

    Barbosão na Cabeça e Marina de Vice. Põe o Suplicy junto para Chefe da Casa Civil. Novo Partido, sem mais.

  9. Luiz Simões
    segunda-feira, 4 de março de 2013 – 9:33 hs

    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    Cada macaco no seu galho, já dizia minha avó.

  10. Rossby
    segunda-feira, 4 de março de 2013 – 9:47 hs

    A verdade é que petistas e assemelhados têm verdadeiro pavor de uma candidatura como esta.
    Pois teriam de confrontar alguém que usou nada mais que a Constituição e o arcabouço de leis existentes para comprovar a maior tentativa de fraudar a democracia que se tem notícia.
    Compreensível então que os petistas tentassem levar o entendimento do malfeito para um crime menor: Caixa 2. Talvez com pena menor mas igualmente asqueroso, como é da índole dessa gente.
    Como só teriam condenados por crime como peculato, formação de quadrilha e outros crimes bem vistosos e comprovados e cumprindo pena em penitenciárias a mostrar, eles sabem que discurso de ética já era.
    O PIB brasileiro na descendente desde que o Poste Dilma vem iluminando o Brasil (não é assim porque eu quero, caros autômatos petistas, só verificar os números do IBGE…) a figura da gerente competente e eficiente também está se esvaiando como os números da economia… Se essa falência chegar aos bolsistas governamentais, aí a coisa ficará mais complicada…
    Acho que nem D. Sabastião Lula terá condições de voltar, pois muitas “Roses” com espinhos estarão no caminho…
    O ocaso dessa gente toda pode estar começando e eles estão percebendo. Porisso a retórica fica mais agressiva… Quem não se lembra do “Lulinha Paz e Amor”… prá que brigar se estou confortável… Se estão brigando é porque estão vendo a nau fazer água…
    É lógico que qualquer candidatura alternativa tem que, primeiro, ser vontade do próprio candidato. Só irá acontecer se Barbosa quiser… E aí começa o pesadelo petista…..Bons sonhos…

  11. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 4 de março de 2013 – 13:40 hs

    E se Joaquim chegar a PRESIDENTE – o que tudo porque a massa “FEIDOSA” da oposição nem tem NEGRO no partido… o MÉRITO vai ser de quem?
    De quem?
    DE QUEMMMMM??????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    LULA/PT/DILMA – SUAS COTAS E A INDICAÇÃO DO NEGRO pois tem partido que não dá espaço nem para mulher. Imagine se dariam para o Joaquim…

    Sei sei.

    Eu vi as MÁSCARAS PISADAS aqui no Rio pelos branquelos AZEDOS e seus INSTITUTOS de saudosos da DITA DURA!

    Esse LULA!!!!

    De POSTE em POSTE ilumina o Brasil inteiro.
    Que venha Joaquim!
    Engraçado é que a menina esqueceu que o JOAQUIM só chegou lá graças ao nordestino, analfabeto e sem um dedo.

    Também…

    Qualquer um que tivesse 9 DEDOS faria o que LULA faz não é verdade?

    Pois é.

  12. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 4 de março de 2013 – 13:55 hs

    E se Joaquim chegar a PRESIDENTE de quem será o mérito?
    De quem?
    DE QUEMMMMM??????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    LULA/PT/ que com SUAS COTAS e ESCOLHA do NEGRO – JOAQUIM e da MULHER DILMA mostra que NUNCA ANTES ESTE PAÍS TEVE UM CARA TÃO INTELIGENTE e tão SÁBIO

    Sei sei.

    Mas eu vi as MÁSCARAS do NEGRO JOAQUIM – PISADAS aqui no Rio pelos branquelos AZEDOS e seus INSTITUTOS da saudosa DITA DURA que virou MOLE!

    Esse LULA!!!!

    De POSTE em POSTE ilumina o Brasil inteiro.
    Que venha Joaquim!
    Engraçado é que a Dora esqueceu que o JOAQUIM só chegou lá graças ao nordestino, analfabeto e sem um dedo.

    Também… qualquer um que tivesse 9 DEDOS faria o que LULA faz não é verdade?
    Esse cara leva vantagem como diz o Gabriel em seu livro do menino que tinha 11 dedos…
    Já pensou se Lula tivesse os 10?!
    Pois é.

  13. Cajucy Cajuman
    segunda-feira, 4 de março de 2013 – 23:41 hs

    Ilustre Fábio:
    Desde já agradeço – em nome da democracia – o referido comentário em seu conceituado e democrático blog, que faz escola hoje e para às gerações futuras./Abs/Cajucy
    .-.-.-.-
    Joaquim Barbosa seria um excelente Presidente da República tendo como vice, a não menos excepcional ministra Eliana Calmon. Seria a dobradinha que o Brasil precisa, em bom momento, para moralizar a República devastada pela corrupção, pelo desmando e por um congresso nacional de conveniências mil.

    VALE RESSALTAR AINDA que a entrada de Joaquim Barbosa para a Corte, não tem mérito de terceiros. Nem do então presidente Lula, nem tão pouco do PT e, menos ainda, pela valorização da raça a qual representa e orgulha o Brasil que tem vergonha na cara.

    O MÉRITO É EXCLUSIVAMENTE pessoal de Joaquim Barbosa que foi escolhido pelo seu currículo – rico e robusto – que o destacou sobre os demais. Um homem preparado para ESTAR EXATAMENTE onde está: Suprema Corte do país.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*