O diabo está na reeleição | Fábio Campana

O diabo está na reeleição

Editorial de O Estado de S. Paulo:

É o que dá fazer-se passar pelo que não se é. A presidente Dilma Rousseff, de quem não se pode dizer que tenha a facilidade para se expressar entre os seus presumíveis atributos, tentou imitar o patrono Lula – imbatível em matéria de se comunicar com o grande público. Querendo dizer uma coisa, numa linguagem que não domina, acabou atropelada pelas próprias palavras.

Em um comício em João Pessoa, a pretexto da entrega de um conjunto habitacional, a presidente pregou a civilidade política no trato com os adversários, quando se ocupa um cargo eletivo, em contraposição à crueza das batalhas eleitorais. No primeiro caso, “temos que nos respeitar, pois fomos eleitos pelo voto direto do povo”, discursou. Já nas campanhas, “podemos brigar, podemos fazer o diabo”.

Pode-se deduzir que ela se traiu ao legitimar o vale-tudo na disputa pelas urnas, quanto mais não fosse porque é assim que o seu mestre opera. Mas pode ser também que o diabo entrou na história apenas porque a discípula, diria aquele, “forçou a barra”, na ânsia de ser coloquial e aparentar sintonia com o léxico de sua plateia. Prova disso, decerto, foi ela incluir o desfrute de “uma cervejinha” entre as alegrias de quem passa a morar em casa própria – puro Lula.

De todo modo, a questão de fundo é mais grave. Suponha-se que Dilma tivesse conseguido morder a língua a tempo, guardando-se de invocar o tinhoso e poupando-se de ganhar, pelo avesso, as manchetes da imprensa. Não faria a menor diferença para o fato de que, sob a batuta de Lula, o “presidente adjunto”, na precisa qualificação do seu antecessor Fernando Henrique, ela faz o diabo para permanecer por mais quatro anos no Planalto.


16 comentários

  1. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 7 de março de 2013 – 19:21 hs

    A presidente ( só escrevo errado quando erro ), quando candidata, era conhecida como achista. Num debate, numa entrevista, perguntada, respondia começando: Bem, eu acho que…

    Hoje, presidente ( ídem ), com a faixa no peito e caneta cheia na mão, tem certeza de tudo. Daí…

  2. Gilmar
    quinta-feira, 7 de março de 2013 – 19:57 hs

    E o Tucaninho do Paraná faz o diabo nas eleições e depois delas tbm… o povo q padeça!!

  3. carlos
    quinta-feira, 7 de março de 2013 – 21:19 hs

    Falou e disse.

  4. Anônimo
    quinta-feira, 7 de março de 2013 – 23:56 hs

    O diabo a espera com Chavez e Lula.

  5. Bancada Evangélica
    sexta-feira, 8 de março de 2013 – 6:55 hs

    Já havia uma desconfiança, mas agora temos a certeza.

    Dilma tem pacto demoníaco para vencer novamente as eleições e nosso dever é lutar junto com nossos fervorosos crentes contra toda e qualquer forma de satanismo, AINDA MAIS DECLARADO E CONFESSO pela própria Preidenta.

    Não se trata da opinião de uma ou mais pessoas, é frase dita e gravada saída da boca da Sra. Dilma Rousseff. INCONTESTÁVEL!!!

  6. Rogério Lobo Miró
    sexta-feira, 8 de março de 2013 – 9:23 hs

    PRESIDENTA, COMENTÁRIO DESNECESSÁRIO E INFELIZ, COM O RESPEITO QUE MERECE!!!!

  7. Anônimo
    sexta-feira, 8 de março de 2013 – 10:25 hs

    O acordo de Dilma e Lula com o diabo para curar o câncer foi mais bem feito do que o de Chavez.

  8. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 8 de março de 2013 – 11:20 hs

    Quanta maldade ou burrice mesmo!
    Todo mundo sabe o que a presidenta disse. Essa é uma expressão conhceida de ‘cabo a rabo’ por qualquer um que nao se faça de idiota. Meus avós – RELIGIOSOS – sempre diziam: na hora da briga pod-se dizer o diabo, fazer o diabo…. mas depois para o bem da familia tem que reconcialiar. TODOS DIZEM O MESMO EM POLÍTICA. O POVO – Fábio – que não finge de intelectual que assume filho dos outros levando chifre e posando de santon – achou o máximo. Ver a DILMA fugindo do imposto pelo PIG que a queria distanciar do LULA e do POVO até pela linguagem… é o máximo!
    O resultado está nas ruas. E várias MULHERES JORNALSITAS E COMENTARISTAS – inclusive contrárias ao PT já disseram que ela aprendeu a ser política.
    Ora!
    Se todos os políticos usam essas EXPRESSÕES porque Dilma não poderia?
    Se danou quem não entene de POVO e da Dilma – de NOVO!
    E na falta de argumentos como é ENGRAÇADO ver um JORNALÃO do tamanho do ESTÃO se preocupando com o diabo. Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
    Uma mulher ganhava tudo de um cara estranho. A idosa agradecia e aceitava os presentes sorrindo. Aí o cara lhe disse um dia… eu sou o diabo! Como você aceitou os meus presentes?
    Ela respondeu sorrindo: para quem tem DEUS NO CORAÇÃO até O DIABO pode se tornar bom. Fazer o DIABO pode ser bom para quem não é HIPÓCRITA!
    E quem NUNCA USOU A EXPRESSÃO que continue atirando pedras.
    Já fazer o que ALGUNS FAZES ANTES E DEPOIS DE ELEIÇÃO disso o PIG ainda não fala. Mas vai falar mais cedo ou mais tarde.
    Dá-lhe Dilma!
    O ESTADÃO é tão BURRO que esqueceu de dar os PARABÉNS PARA A PRESIDENTA!
    Só por querer afatá-la do POVO em seus discursos.
    Que besteira!

  9. Alessandro
    sexta-feira, 8 de março de 2013 – 11:26 hs

    Um professor de retórica, analisando os petistas, me disse que o discurso do Lula, por mais vulgar que seja, está baseado em evidentes técnicas retóricas.
    Sobre a Dilma, o mestre simplesmente falou: o discurso dela não existe.

  10. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 8 de março de 2013 – 11:34 hs

    Quanta maldade ou burrice mesmo!
    Todo mundo sabe o que a presidenta disse. Essa é uma expressão conhceida de ‘cabo a rabo’ por qualquer um que nao se faça de idiota. Meus avós – RELIGIOSOS – sempre diziam: na hora da briga pod-se dizer o diabo, fazer o diabo…. mas depois para o bem da familia tem que reconcialiar. TODOS DIZEM O MESMO EM POLÍTICA. O POVO – Fábio – que não finge de intelectual que assume filho dos outros levando chifre e posando de santo – achou o máximo!!!
    Entendeu que Dilma não é a PERSEGUIDORA tipo certos governos que quando perdem a eleição vai a CABEÇA JUNTO!
    Dilma não é Serra e Joaquim que BATEM EM JORNALISTA!
    Ver a DILMA fugindo do FIGURINO imposto pelo PIG que a queria distaciada do LULA e do POVO até pela linguagem… é o máximo!
    O resultado está nas ruas!
    QUEM VOTA NELA, NO LULA, PT E ALIADOS …. ADOROU!!!!
    E várias MULHERES JORNALSITAS E COMENTARISTAS – inclusive contrárias ao PT já disseram que ela se soltou e está usando a linguagem popular. Perdeu o medo de ser CRITICADA pelos que não gostam do PT e pronto. Passou rasteira neles!!!
    O POSTE SE COMUNICA POPULARMENTE o povo adora e a opsição sem projetos grita no piguinho…. olha o ibopinho da globo!
    O Faustão até EMPURROU o FH no Roberto. Gaguejando mas possando de VERNIZ MARROM BEBE DA GLOBO.
    Ora!
    Se todos os políticos usam essas EXPRESSÕES porque Dilma não poderia?
    Ainda mais sendo EXPRESSAO DO DOMÍNIO DO POVO!
    Se danou quem não entende de POVO e da Dilma – de NOVO!
    E na falta de argumentos como é ENGRAÇADO ver um JORNALÃO do tamanho do ESTÃO se preocupando com o diabo. Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
    Veja essa: uma mulher vovozinha começou a ganhar presente de um cara. A idosa agradecia e aceitava os presentes sorrindo. Aí o cara lhe disse um dia… eu sou o diabo!
    Como você aceitou os meus presentes?
    Ela respondeu sorrindo: para quem tem DEUS NO CORAÇÃO até O DIABO pode se tornar bom. E diante de DEUS – você é só expressão – completou encerrando o papo.
    Assim sendo: fazer o DIABO pode ser bom para quem não é HIPÓCRITA!
    E quem NUNCA USOU A EXPRESSÃO que continue atirando pedras.
    Já fazer o que ALGUNS FAZEM ANTES E DEPOIS DE ELEIÇÃO feito o PIG e os amigos – isso é que é PERIGOSO. Fazem sem usar EXPRESSÃO POPULAR tipo COMER BUCHADA DE BODE.
    Dá-lhe Dilma!
    O ESTADÃO é tão preocupado com a DILMA que esqueceu de dar os PARABÉNS PARA A PRESIDENTE!
    Só por querer afastá-la do POVO em seus discursos. Esqueceu que hoje é DIA DE MULHER essa ELEIÇÃO ESTÁ GANHA! Quero ver quem vai ser bobo de entregar o poder de novo a um GRUPO que vai todo parar no mesmo CAFOFO!
    Ou NINHO!
    Que besteira!
    Joaquim/Serra? Bela dupla. Ambos BATEM EM JORNALISTAS o que induz alguns a confundirem a metáfora e acabar MATANDO OS COLEGUINHAS. Em vida! Como muitos fazem.
    VIVA A BLOGOSFERA
    E o ESTÃO poderia ter METIDO UM PROCESSO POR CRIME CONTRA JOAQUIM para dar o exemplo aos que ofedem e MATAM JORNALISTAS – com ou sem dores.
    Joaquim não sabe o QUE DOR MORAL, EMOCIONAL… Faz do Dirceu um MÁRTIR. E poderia acabar na mesma PRISÃO por OFENDER JORNALISTAS criminosamente!
    E tenho dito.
    E quem leu até aqui saiba que nessa hora até o DIABO INSPIRA A GENTE pois se estamos COM DEUS quem estará contra nós?!

  11. Luiz
    sexta-feira, 8 de março de 2013 – 11:51 hs

    Descordo totalmente. Nas campanhas tem-se que respeitar os adversários, os eleitores. Mas, nas campanhas conhecemos as pessoas, elas se entregam e deixa exposto o que elas são e serão quando eleitas.

  12. sergio silvestre
    sexta-feira, 8 de março de 2013 – 12:34 hs

    Tem poucos profetas do apocalipse postando nessa erguida de bola do Campana.Muito estranho,será que bloquearam as cavernas?

  13. Parreiras Rodrigues
    sexta-feira, 8 de março de 2013 – 12:36 hs

    O petismo recebeu sim, um país governável. Com uma inflação suportável depois da hiper e cujos índices foram resultados do Plano Real – demonizado pelo petê, ressalte-se.

    Hoje, observado o esgotamento do modelo consumista – arreganhamento do crédito e incentivo ao gasto = endividamento das famílias, mais as contas públicas descontroladas – se bem que maquiadas e a insignificância dos investimentos, afetarão sim, a situação futura da economia nacional.

    O marketing não conseguirá mascarar a incompetência desse governo que criou a mitologia do resgate de 40 milhões da faixa da miséria, omitindo a contribuição dos governos anteriores para a melhoria da vida de parcela da população, como as práticas sociais desenvolvidas por dona Ruth Cardoso e que o petê, Oposição, tanto condenou. Lula, candidato, disse que o brasileiro não votava com a cabeça, votava com o estômago.

  14. salete cesconeto de arruda
    sexta-feira, 8 de março de 2013 – 18:20 hs

    E enquanto o mundo vê a MULTIDÃO velando Chaves o PIG vê a multidinha do milleniun apoiando o Joaquim e suas máscaras!

  15. Constanza Del Piero
    sábado, 9 de março de 2013 – 14:39 hs

    Sassá tá cada vez pior, não?

  16. salete cesconeto de arruda
    sábado, 9 de março de 2013 – 20:30 hs

    INVEJA MATA!
    Bem mais do que câncer e outras doenças.
    INVEJA tem um veneno chamado IMPERIL que destrói neurônios!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*