O Vaticano informou que o conclave que elegerá o sucessor do papa emérito Bento 16 começará na próxima terça-feira (12). A data permaneceu em aberto por mais de uma semana e foi definida nesta tarde, depois de uma série de debates entre os 115 cardeais que votarão.
Este foi o primeiro dia em que todos eles estiveram presentes nas congregações-gerais que tratam do processo de eleição do novo pontífice. O último deles, vindo do Vietnã, chegou no fim da quinta-feira.
Os conclaves costumam acontecer depois da morte de um pontífice, mas a renúncia de Bento 16 pôs uma série de dúvidas sobre o processo. Apenas há poucos dias se decidiu antecipar o início das votações.
Normalmente o conclave aconteceria entre 15 a 20 dias depois da morte do pontífice, assim como aconteceu em 2005 após a morte de João Paulo II.
A demora na definição data do conclave esgarçou a cúpula da Igreja Católica, separando os mais próximos da Cúria Romana, envolvida em uma série de escândalos, e os mais ligados a suas dioceses.
Para vaticanistas, quanto mais demorasse a definição do início do conclave, menos poder a Cúria Romana teria na indicação do sucessor de Joseph Ratzinger.