Marco Feliciano diz que direitos das mulheres atingem a família | Fábio Campana

Marco Feliciano diz que direitos das mulheres atingem a família

De O Globo:

RIO — As críticas do atual presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, Marco Feliciano (PSC-SP), avançam também em outra direção: o direito das mulheres. Em entrevista para o livro “Religiões e política; uma análise da atuação dos parlamentares evangélicos sobre direitos das mulheres e LGBTs no Brasil”, ao qual O GLOBO teve acesso, o deputado critica as reivindicações do movimento feminista e afirma ser contra as suas lutas porque elas podem conduzir a uma sociedade predominantemente homossexual.

“Quando você estimula uma mulher a ter os mesmos direitos do homem, ela querendo trabalhar, a sua parcela como mãe começa a ficar anulada, e, para que ela não seja mãe, só há uma maneira que se conhece: ou ela não se casa, ou mantém um casamento, um relacionamento com uma pessoa do mesmo sexo, e que vão gozar dos prazeres de uma união e não vão ter filhos. Eu vejo de uma maneira sutil atingir a família; quando você estimula as pessoas a liberarem os seus instintos e conviverem com pessoas do mesmo sexo, você destrói a família, cria-se uma sociedade onde só tem homossexuais, você vê que essa sociedade tende a desaparecer porque ela não gera filhos”, diz ele na página 155, em declaração dada em junho de 2012.

Para o pesquisador Paulo Victor Lopes Leite, do Instituto de Estudos da Religião (Iser), um dos autores do estudo, a posição de Feliciano não é exceção: reflete o pensamento majoritário defendido pelos integrantes da Frente Parlamentar Evangélica.

— Constatamos que os parlamentares evangélicos trabalham com a ideia de pânico moral, que se manifesta sempre que qualquer atitude ou comportamento se mostra diferente do conceito de família patriarcal, com pai, mãe e filhos. É a ideia de pânico moral que faz com que rejeitem qualquer transformação natural da sociedade, como o casamento igualitário e a necessidade de se discutir a legalização do aborto — avalia.

As afirmações de Feliciano causaram revolta nos movimentos feministas. Para Hildete Pereira de Melo, professora da UFF e pesquisadora de relações de gênero e mercado de trabalho, as convicções do parlamentar são atrasadas porque não acompanham as necessidades da sociedade.

— Ele é misógino e homofóbico. Desde a invenção da pílula anticoncepcional, os casais heterossexuais podem manter vida sexual ativa sem que a gravidez ocorra. Atribuir aos homossexuais a responsabilidade pela destruição da família é um delírio. A destruição tem como culpado o homem, que sai de casa e abandona os filhos quando o relacionamento termina. É preciso entender que os filhos são responsabilidade do casal, e não apenas da mulher — critica.


17 comentários

  1. Perseu Guido 21
    quarta-feira, 20 de março de 2013 – 10:06 hs

    Que exagero…

  2. Carol
    quarta-feira, 20 de março de 2013 – 10:27 hs

    Esse cara deve ter algum problema mental, não é possível.
    Agora ele quer brigar não apenas com mulheres e homens negros, nem apenas mulheres e homens homossexuais, mas quer brigar com TODAS as mulheres.
    Meu deus! O que está acontecendo com o Brasil?
    Temos machistas, racistas, homofóbicos e estelionatários no poder.
    ACORDEM!
    SÁBADO, ROUND III, 14H EM FRENTE NA PRAÇA SANTOS ANDRADE

  3. Hetero discriminado
    quarta-feira, 20 de março de 2013 – 10:47 hs

    Não estamos em uma democracia ? temos de respeitar as opiniões do Deputado, nada mais natural, simples e legal. Também acho que se todo mundo se tornar homossexual a espécie humana pode acabar, assim como os gays acham que não, opiniões contrárias fazem parte do jogo e da convivência republicana e democrática, ou não ??????

  4. toninho
    quarta-feira, 20 de março de 2013 – 10:55 hs

    Esse não vai longe no cargo. Até os seus colegas crentes estão apavorados com as posições do cidadão. Pode ter as suas convicções mas precisa ser mais discreto ao torná-las públicas. E, principalmente, ter respeito aos direitos adquiridos. Quanto a reger-se pelo que está escrito na Bíblia a 2.000 anos atrás e o mesmo dos fundamentalistas árabes que invocam a Lei da Sharia constante no Alcorão. O igrejismo está passando dos limites.

  5. quarta-feira, 20 de março de 2013 – 11:21 hs

    GÊNESIS CAP.1 VERS.27,E CRIOU DEUS O HOMEM À SUA IMAGEM;À IMAGEM DE DEUS CRIOU;MACHO E FEMEA OS CRIOU.VERS.
    VERS.28. E DEUS OS ABENÇOOU,E DEUS LHES DISSE:FRUTIFICAI,E MULTIPLICAI-VOS,E ENCHEI A TERRA.
    1.CORÌNTIOS CAP.6 VERS.10, NÃO ERREIS:NEM OS DEVASSOS,NEM OS IDÓLATRAS,NEM OS ADÚLTEROS,NEM OS EFEMINADOS,(ENTRE-MULHERES),NEM OS SODOMITAS,(HOMOSSEXUAIS),HERDARÃO O REINO DE DEUS.
    PORTANTO QUANDO DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER,ELE OS FEZ SOMENTE MACHO E FÊMEA,ASSIM COMO OS AMIMAIS: DEUS NÃO DISSE; HOMEM COM HOMEM OU MULHER COM MULHER,QUEM ESTÁ FAZENDO O CONTRÁRIO DISSO,VAI SER CONDENADO ETERNAMENTE;POIS ESTÁ INDO CONTRA DEUS,E PROTESTANDO AS COISAS DO SANTO DOS SANTOS,O SENHOR DOS EXÉRCITOS. QUE A BENÇA DO SENHOR JESUS CRISTO ESTEJA SOBRE TODOS.

  6. quarta-feira, 20 de março de 2013 – 11:23 hs

    A TEMPO MEU NOME É ESTE.

  7. quarta-feira, 20 de março de 2013 – 12:35 hs

    Fato, Casais homossexuais não geram filhos. E portanto sim, pode ser a destruiçao da familia como Instituição, Deus criou Adão e Eva, e não.. Adão e Ivo, portanto vai contra a lei de Deus.

  8. Max
    quarta-feira, 20 de março de 2013 – 12:54 hs

    Esse é cria do PT, taí , não sabe o que diz e nem a que veio

  9. apoio
    quarta-feira, 20 de março de 2013 – 13:37 hs

    APOIADO DEPUTADO.
    As familias tradicionais e heterossexuais estaõ contigo.

  10. Iratiense
    quarta-feira, 20 de março de 2013 – 14:37 hs

    Feliciano, sua religiao eh uma demencia coletiva! Volte p/ sua igreja, volte p/ fazer lavagem cerebral nas pessoas emocinalmente fracas. Vc n passa de um ladrao intolerante, q aproveita a crença das pessoas q n tem intelecto p/ buscar forças em si para roubar! Sem contar a midia, onde ja se viu essas empresas pedindo dinheiro na tv, prometendo milagres, semeando medo e alienaçao na cabeça das pessoas.Acordem!!! N vamos deixar q eles escravizem atraves de um livro. Basta! n vamos deixar q eFeliciano, sua religiao eh uma demencia coletiva! Volte p/ sua igreja, volte p/ fazer lavagem cerebral nas pessoas emocinalmente fracas. Vc n passa de um ladrao intolerante, q aproveita a crença das pessoas q n tem intelecto p/ buscar forças em si! Onde ja se viu usar a tv para pedir dinheiro? Prometendo milagres, alienando, semeando medo no coraçao das pessoas. O governo quer pessoas ignorantes, pessoas sem cultura, sertanejo universitario, funk, pagode, religioes absurdas. A falta de cultura proporcionada pelos nossos governantes resulta em corrupçao! Alienando o povo, o governo fica a vontade para roubar, pois ninguem vai sentir falta em frente a tv! Brasil = legiao de acomodados. (voltando ao pastor) Acordem!!! N vamos deixar q eles escravizem atraves de um livro, n vamos deixar q eles imponham uma ditadura religiosa! Q o estado seja laico e q seja usada a constituiçao e n a biblia.

    Obs: meu celular ta estragado e n funciona os acentos.. Kkk

  11. Carol
    quarta-feira, 20 de março de 2013 – 17:33 hs

    o adolescente precisa virar adulto rs

  12. Romero
    quarta-feira, 20 de março de 2013 – 17:36 hs

    Engraçado, o meu pastor tem pavor desse cara. Não sei pq nossos colegas evangélicos apoiam esse deputado se a maioria dos pastores já assinaram a carta de repúdio ao deputado.
    Galera, o deputado pode ser evangélico, mas nao significa que está certo. Nós evangélicos respeitamos sim o direito dos homossexuais, só não praticamos atos homossexuais pq a nossa religião não permite e não queremos fazer.
    Mas esse pastor é um monstro

  13. para adolescente
    quarta-feira, 20 de março de 2013 – 17:38 hs

    ok então, se eu vou para o inferno é problema meu. posso ser gay agora então?

  14. romero
    quarta-feira, 20 de março de 2013 – 17:39 hs

    acabei de mandar um comentário e ele não foi aceito, falando que sou evangélico e não apoio esse cara.
    pq nao foi aceito meu comentário?

    R: Senhor Romero, seu comentário foi aprovado. Apenas aguardava a moderação.

  15. verdade
    quarta-feira, 20 de março de 2013 – 20:25 hs

    Sem dúvida um demente! Chega de perder tempo com esse tralha.

  16. antonio
    quarta-feira, 20 de março de 2013 – 22:00 hs

    Esse não dura. Pregando religião que lhe interessa financeiramente. Reclamando do paraplégico que lhe deu o cartão bancário mas não lhe deu a senha. Esse vai diretamente para o inferno que os seus crentes acreditam existir. Não está preocupado com as pessoas mas com o seu bem-estar. Explora os crentes que esperam milagres para resolver os seus problemas terrenos.

  17. Tio Quim
    quinta-feira, 21 de março de 2013 – 9:08 hs

    Pleno século 21 é temos que conviver com os loucos, desinformados e ignorantes de toda espécie…….

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*