Lula levou diretor da Odebrecht em viagem oficial à África | Fábio Campana

Lula levou diretor da Odebrecht em viagem oficial à África

Lula ao lado do presidente Obiang Nguema Mbasogo no palácio presidencial em Malabo, em visita a Guiné Equatorial em 2010 (Ricardo Stuckert – 5.jul.2010/AFP)

Da Folha de S.Paulo:

Na única viagem internacional em que o ex-presidente Lula foi designado representante oficial do governo Dilma Rousseff, o petista pôs entre os membros da delegação um diretor da Odebrecht.

Como a Folha revelou anteontem, a relação de Lula com empreiteiras é próxima: elas pagaram quase a metade de suas viagens internacionais como ex-presidente.

O pedido, ocorrido em 2011, para a inclusão do diretor da construtora na delegação que iria a Guiné Equatorial causou estranhamento no Itamaraty, que cobrou informações sobre o caso à assessoria do ex-presidente.

Na Guiné Equatorial há quatro empresas brasileiras com grande atuação: ARG, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e OAS. A Odebrecht entrou no país após a visita de Lula, sendo favorita para obras na parte continental, onde está sendo construída uma capital administrativa.

Lula foi a Guiné Equatorial em 2011 participar da Assembleia da União Africana como chefe da delegação brasileira. Reuniu-se com o ditador Obiang Nguema Mbasogo.

Em telegrama de 27 de junho de 2011, a embaixada brasileira em Malabo informou ter solicitado informações à assessoria de Lula sobre Alexandrino Alencar, que integraria a comitiva.

Alencar é diretor da Odebrecht e não estava na lista oficial enviada ao Itamaraty. Seu nome apareceu “em mensagem recente enviada a esta embaixada por aquela assessoria [de Lula]”, informou Francisco Chaves do Nascimento Filho, encarregado de negócios da embaixada.

Hoje Alencar é o responsável pelo Desenvolvimento de Negócios da Odebrecht. A relação dele com Lula é antiga.

No livro “Mais Louco do Bando”, Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, relata uma viagem em 2009 que Alexandrino fez a Brasília com Emílio Odebrecht, presidente do conselho de administração da empresa.

Na época, Lula pediu ajuda à Odebrecht para o Corinthians construir seu estádio. Hoje a empresa é responsável pela obra.

DILMA

Por meio de sua assessoria, Dilma afirmou que não é possível deduzir que Lula teria atuado em suas viagens a favor das empreiteiras.

“Eu me recuso a entrar nesse tipo de ilação sobre o presidente Lula. O presidente Lula tem o respeito de todos os Chefes de Estado da África e deu grande contribuição ao País nessa área.”

A fala da presidente foi publicada ontem pelo “Estado de S. Paulo” e confirmada pela assessoria do Planalto.

OUTRO LADO

A assessoria de Lula disse que ele é acompanhado em suas viagens por “diretores do Instituto Lula, lideranças políticas, sindicalistas, empresários e intelectuais”.

A Folha questionou o Instituto Lula e a Odebrecht sobre Alexandrino Alencar. Nenhuma assessoria disse quem pediu sua inclusão na lista.

Segundo a empresa, “assuntos de interesse da Odebrecht não constaram da pauta dos encontros e das reuniões das quais o ex-presidente Lula participou”. O Itamaraty diz que a lista oficial da comitiva continha os nomes de Lula e dos embaixadores.


17 comentários

  1. fiscal de realeza
    domingo, 24 de março de 2013 – 8:21 hs

    porque eles nao podem viajar com o ex presidente ou o expresidente nao pode trabalhar para uma empreso do porte da odebrecht claro que pode ele esta livre no mercado isso é demagogia da pig

  2. Berlarmino
    domingo, 24 de março de 2013 – 9:32 hs

    Mas aqui pode. Em um país onde legislativo e judiciário são comandadoscpelo executivo, está tudo OK! Mais um belo exemplo da crelações promíscuas do Lula com US$…..

  3. Parreiras Rodrigues
    domingo, 24 de março de 2013 – 9:44 hs

    Ninguém pode negar que Lula, portador de diplomas honoríficos de diversas universidades, deveria receber também o troféu da malandragem.
    Fez doações a países africanos quando presidente e agora, ainda presidente, cobra comissões.
    Baita cara de pau!

  4. NARIZ DE FOLHA
    domingo, 24 de março de 2013 – 10:01 hs

    É A FARRA DA GRANA PETISTA COM O DINHEIRO PÚBLICO OU MELHOR, DOS TROUXAS DOS BRASILEIROS.

  5. Paulo
    domingo, 24 de março de 2013 – 10:16 hs

    e dai?

  6. nestor rodrigues
    domingo, 24 de março de 2013 – 11:06 hs

    JEITO PT DE GOVERNAR, MISTURA PUBLICO COM PRIVADO

    DINHEIRO DAS CAMPANHAS SAI DE ONDE?????

  7. Zé do povo
    domingo, 24 de março de 2013 – 11:35 hs

    Por cada palestra, sempre paga pelas empreiteiras, ele ganha 200 mil reais.

  8. Valter Antonio Pereira
    domingo, 24 de março de 2013 – 12:12 hs

    O Falso moralismo impera no Brasil! E essa onda do momento midiático sobre viagens internacionais do ex-presidente LULA é de doer em quem tem um minimo de neuronio. Minha opnião o ex-presidente tá certo de correr atras de arrumar contratos pra grupos de empresas brasileiras, usar todo o respeito que as autoridades dos continentes tem pela pessoa dele. Todo o dinheiro que essas empresas brasileira ganharem vem para o Brasil, Muitos ex-presidentes e muitos atuais fazem disputas para que empresas dos seus paises abocanhe o mercado em outros continentes. Qual é a novidade agora com ex-presidente LULA, é que ele inverteu a logica, antes os ex-presidentes brasileiros abriam o Brasil para os grupos internacionais vir aqui e ganhar grandes contratos, hoje nossas empresas tão disputando mercado, Durante o regime militar quando tinhamos uma industria belica, o Brasil vendeu muito pro IRAQUE e a pedido dos presidentes militares, muitas empresas brasileiras ( Mendes Junior foi uma delas) faziam obras no IRAQUE e em outros paises. Quando termina uma guerra ou tem uma catastrofe, os grupos internacionais disputam acirradamente os contratos de reconstrução. O Ex- presidente Americano BIL- Clinton e Vice AL-GORE, tem fundações mantidas por fundos privados e correm o mundo fazendo LOBY pra grandes comglomerados americanos ganhar contratos em todos os segmentos, Jimy Carter, ex- primeiros ministros, de Portugal, Alemanha, França , Inglaterra e tantos outros. Vamos deixar de Falso moralismo. Midia quer levantar alguns ignorantes que não tem memoria e não sabe nada da Geo-Politica mundial, pra tentar inverter uma boa ação que é abrir mercado no mundo pras empresas brasileira, usando o prestigio e respeito mundial do ex- presidente LULA.

  9. Palpiteiro
    domingo, 24 de março de 2013 – 12:35 hs

    O ídolo dos pés de barro. E o barro vai virando lama. É o destino manifesto dos parlapatões.

  10. Carlos
    domingo, 24 de março de 2013 – 12:37 hs

    O Lula está certo. Tem mesmo é que usufruir destas coisas boas do capitalismo.

  11. Paulo
    domingo, 24 de março de 2013 – 13:08 hs

    O que será que o MPF e a JF fariam se fosse FHC? Digo-lhes: estaria preso!

  12. Constanza del PIero
    domingo, 24 de março de 2013 – 13:29 hs

    Por quê será que um assunto de tamanha importância não leva nenhum ativista das tais minorias para a Paulista protestar? – Lògico, essa pauta não rende nada. Ninguém vai lhes pagar o cachê. Pelo contrário, o assundo tem que ser é esquecido, o quanto antes.

  13. Dunha
    domingo, 24 de março de 2013 – 14:00 hs

    O encontro de dois ditadores riquissimos de paises pobres.

  14. Luiz Porto
    domingo, 24 de março de 2013 – 14:02 hs

    É sr. Lula, suas armações, maracutaias e favorecimentos um dia virão à tona e espero que sua índole seja mostrada.

  15. OCIMAR
    domingo, 24 de março de 2013 – 14:50 hs

    PODE SER QUE TENHAMOS SORTE,E NESSAS INDAS E VINDAS O AVIÃO DESSE MARGINAL CAIA LA NO MEIO DO OCEANO ÍNDICO.

  16. salete cesconeto de arrua
    domingo, 24 de março de 2013 – 16:04 hs

    Caramba!
    Isso é que PERSEGUIÇÃO!
    Ditarua?
    Inquisição?
    Vão ACABAR ELEGENDO o homem pois não o deixam em PAZ mesmo não sendo ele o presidente.
    Que gente…
    Enquanto isso FHC deita e rola nos seus dólares de DOAÇÃO e dizem que até EUROS….
    Sei.
    FH tem que pagar PENSÃO para manter a jornalista espiã da platina bem longe da pátria – calada!
    Essa de ASSUMIR filho dos outros é a chave do quanto FH estava PRISIONEIRO de algum grupo poderoso e não apenas da que lhe deu os cornos.
    Quem escrever LIVRO, fizer FILME sobre o FHC e seus filhos TOMADO dos outros…. ai FICAR MILIONÁRIO!
    Anotem!
    E que tal Fábio uma ENTREVISTA com a coleguinha?
    Será que ela fala?
    Queriam tanto pegar a Rose sem ter nada que sequer indicasse filho…. e não se arriscam a pegar na assumida do FH?
    E se pegar a empregada, NEGRA…. e comparar as forças e como foi dada PENSÃO PARA CADA UMA e estudos para ambos os filhos de FH?
    Veja o título: DOIS FILHOS DE FHC
    Ops!
    Melhor o PRESIDENTE QUE LEVOU CORNOS…
    Rende muito mais em país machista.
    Sei.
    FHC ainda é o BASTIÃO da moralidade dos hipócritas!
    Ou seria o BASTÃO?
    Bastão! Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
    De longe… bem de LONNNNNGEEEEE dá para ver claramente!
    Apertem os cintos!
    Vem aí a primeira GOVERNADORA DO PARANÁ.
    Registrado em cartório!
    Para não dizerem que não acertei no caso da DILMA ESTRELA!

  17. Sansan
    segunda-feira, 25 de março de 2013 – 10:28 hs

    Essa moça Salete, não tem desconfiômetro mesmo…Quem é santo??? Quem não carregou um corno??? Tudo balela mocinha, corre atrás das amantes do LulaMolusco…kkkkkkkkkkk
    Tudo que falou não dequalifica FHC, Para o Brasil pode não ter sido o melhor, mas contribuiu muito e diga -se de passagem o CURRICULUM dele desmonta toda burrice da PTzada…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*