Governadores usam máquina de 105 mil cargos sem concurso público | Fábio Campana

Governadores usam máquina de 105 mil cargos sem concurso público

Daniel Bramatti e José Roberto de Toledo, Estadão

A primeira pesquisa completa sobre a estrutura burocrática dos Estados, realizada pelo IBGE, revela que os 27 governadores empregavam em 2012, em conjunto, um contingente cerca de 105 mil funcionários que não fizeram concurso para entrar na administração pública. Se todas essas pessoas se reunissem, nenhum dos estádios da Copa de 2014 – nem mesmo o Maracanã – teria capacidade para acomodá-las.

Apenas na chamada administração direta, da qual estão excluídas as vagas comissionadas das empresas estatais, o número de funcionários subordinados aos gabinetes dos governadores ou às secretarias de Estado sem concurso público chega a 74.740, o suficiente para ocupar 98% do maior estádio do Brasil.


3 comentários

  1. Zangado
    domingo, 31 de março de 2013 – 19:16 hs

    Assim o fazem porque o compadrio entre os poderes públicos (executivo, legislativo, judiciário, tribunais de contas e ministério público) fazem olhos de mercador e beneficiam-se de suas próprias perfídias, porque utilizam, utilizaram e utilizarão dos comissionados.

    No Brasil, o compadrio entre os poderes públicos pode tudo porque a sociedade não exige respeito à Constituição, embora esta lhe confira poderes para tanto.

    A sociedade no Brasil é bucha de canhão da politicagem na batalha por cargos e mandatos públicos.

    Enquanto tivermos eleições a cada dois anos e possibilidade de reeleição é o que teremos porque não existe reação a esse estado de coisas.

  2. Silva Jr
    domingo, 31 de março de 2013 – 22:59 hs

    Beto Richa é campeão nesse quesito!

  3. Silva Jr
    domingo, 31 de março de 2013 – 23:03 hs

    O governador Beto Richa (PSDB), em números absolutos, emprega mais funcionários sem concurso público do que toda a administração direta do governo federal.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*