Dilma tem potencial de votos de 76%, diz Ibope | Fábio Campana

Dilma tem potencial de votos de 76%, diz Ibope

De José Roberto de Toledo e Daniel Bramatti, O Estado de S.Paulo:

SÃO PAULO – Pesquisa nacional do Ibope em parceria com o Estado mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 76% de potencial de voto, quase o dobro do de sua adversária mais próxima, a ex-senadora Marina Silva (sem partido), que chegou a 40%. O potencial de Dilma é três vezes maior do que o de Aécio Neves (PSDB) e sete vezes maior do que o de Eduardo Campos (PSB).

Segundo o Ibope, 76% dizem que votariam na presidente. Destes, 52% dizem que votariam com certeza, e outros 24% dizem que poderiam votar. Ao mesmo tempo, 20% dos eleitores afirmam que não votariam nela de jeito nenhum. O saldo presidencial é, portanto, de 56%. Dilma é a única entre os presidenciáveis que tem saldo positivo. Outros 4% dos eleitores não responderam. Ninguém afirmou desconhecer a presidente.

Marina fica zerada no saldo de potencial de voto: enquanto 40% dizem que votariam nela com certeza (10%) ou poderiam votar (30%), outros 40% afirmam que não votariam na ex-senadora de jeito nenhum. Ela é desconhecida por 19% do eleitorado. Todos os outros cinco presidenciáveis testados estão, por ora, com saldo negativo.

Aécio tem 25% de eleitores que votariam ou poderiam votar nele hoje, contra 36% que rejeitam seu nome: saldo negativo de 11 pontos. Já Eduardo Campos tem saldo negativo de 25 pontos: 10% admitem votar nele contra 35% que não votariam de jeito nenhum. Em favor de ambos, uma grande parte dos eleitores não os conhece o suficiente para opinar: 39% desconhecem Aécio; 54%, Campos.

José Serra (PSDB) é o caso oposto. Duas vezes derrotado na eleição presidencial, o tucano só é desconhecido por 14% dos eleitores brasileiros. Apesar de reconhecido, seu saldo é negativo em 15 pontos: 35% admitem poder votar nele, contra 50% que afirmam que não votariam de jeito nenhum. Ao contrário dos outros nomes da oposição, Serra tem pouco espaço para crescer.

O Ibope testou ainda os potenciais de voto do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, e de Fernando Gabeira (PV). O magistrado atingiu um potencial de 17%: 4% dos eleitores dizem que votariam nele com certeza, e 13% afirmam que poderiam votar. Gabeira chegou a 7% de potencial (1% com certeza, mas 6% que poderiam votar).

A um ano e meio da eleição, a pesquisa de potencial de voto é mais reveladora sobre a viabilidade eleitoral dos candidatos do que os cenários hipotéticos. A pesquisa do Ibope/Estado mediu as chances dos presidenciáveis das duas maneiras. Leia a mais completa pesquisa sobre a sucessão presidencial na edição deste sábado do Estado.

O Ibope entrevistou face a face 2.002 eleitores em 142 municípios de todas as regiões do Brasil entre os dias 14 e 18 de março. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.


11 comentários

  1. WALTER
    sábado, 23 de março de 2013 – 9:34 hs

    os demotucanos pira
    kkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Anônimo
    sábado, 23 de março de 2013 – 10:23 hs

    . NÃO ACREDITO . Esse IBOPE SE VENDE FÁCIL ….

  3. joao maria torres
    sábado, 23 de março de 2013 – 10:34 hs

    se esta otimo para nõs porque vamos mudar, sõ no estadoque teremos mudança,com toda certeza.

  4. Palpiteiro
    sábado, 23 de março de 2013 – 10:50 hs

    Os índices de Dilma serão inversamente proporcionais à inflação. No momento que a inflação avançar, o ibope começa a cair. O povão não entende de política. Seu cérebro é governado pelo bolso. Enquanto o bolsa-miséria não acaba e a cervejinha gelada na geladeira nova não esquentar, qualquer poste vai governar o Brasil.

  5. H. Romeu Pinto
    sábado, 23 de março de 2013 – 10:58 hs

    O IBOPE a muito deixou de ser sinônimo de credibilidade…….

  6. OCIMAR
    sábado, 23 de março de 2013 – 11:51 hs

    É,O BOLSA FOME CONTINUA CORROMPENDO,FORA CORRÚ–PT–OS.

  7. sergio silvestre
    sábado, 23 de março de 2013 – 12:32 hs

    Falar o que da presidente.É bom pensarem em 2018 né sr Áécio.

  8. Constanza del Piero
    sábado, 23 de março de 2013 – 13:50 hs

    É bom deixar o partido dos mensaleiros e seu exército de inocentes úteis se iludirem com essas pesquisas fakes, contratadas só pra desviar o foco sobre o momento atual, um dos piores da nossa histórial, e disparado o pior do partidinho vermelho, envolto em 99,9% de todas as canalhices cometidas nesse país na última década.
    Sonha, Marcelino, sonha! Sonha, que o fim está próximo….

  9. sábado, 23 de março de 2013 – 15:53 hs

    Pesquisa no gabinete da Dilma não vale.

  10. Ed
    sábado, 23 de março de 2013 – 16:00 hs

    É claro! Em um país onde 90% dos formados em Direito reprovam na OAB; onde só 10% saem do Ensino Médio sabendo matemática; onde a pontuação máxima do exame do Enad em redação é obtida mesmo com erros crassos de português; onde o tema proposto é sobre a imigração estrangeira e colocam receita de miojo, mesmo assim, obtendo a nota máxima; em um país onde qualquer candidato da situação já sai na frente com mais de quarenta milhões de votos dos beneficiados com os bolsa-esmolas, qualquer um que tenha massa encefálica não estranharia se as pesquisas dessem até 200%. A propósito, alguém aí já foi entrevistado alguma vez? Eu não!

  11. justino bonifácio martins
    domingo, 24 de março de 2013 – 13:42 hs

    Dilma na cabeça! Por que o Partidão, o velho partido comunista-PCB- junto com o PSOL e agora a REDE das “loucas” a serviço da direita, Marina e Heloisa, bem como o PSTU continuam combatendo dilma como fizeram com Lula? O Partidão, o PSOL e o PSTU estão a serviço de quem?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*