Banco Central eleva previsão de inflação no ano para 5,7% | Fábio Campana

Banco Central eleva previsão de inflação no ano para 5,7%

Da Folha de S.Paulo:

O Banco Central elevou a previsão de inflação para 2013 e 2014 e estimou que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deste ano crescerá 3,1%. Foi projetado ainda que a inflação em 12 meses vai estourar o teto da meta no segundo trimestre deste ano.

Segundo o Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quinta-feira, o IPCA, índice de inflação oficial, ficará em 5,7% neste ano pelo cenário de referência, ante previsão anterior de 4,8%. No próximo ano, foi estimado em 5,3%, acima da previsão anterior, de 4,9%.

O relatório sai um dia após a presidente Dilma Rousseff criar polêmica ao dizer que não concorda com políticas que reduzem o crescimento para combater a inflação.

O BC estima ainda que a inflação em 12 meses vai estourar o teto da meta no segundo trimestre deste ano, chegando a 6,7%. Segundo o documento, os preços terminam o primeiro trimestre de 2013 no teto da meta, em 6,5%, e só começam a recuar a partir do terceiro trimestre.

Em relação ao PIB, a projeção anterior, que considerava os quatro trimestres encerrados no terceiro trimestre de 2013, previa alta de 3,3% dentro desse intervalo.

Já o consumo das famílias deve mostrar elevação de 3,5% no ano –o relatório anterior projetava crescimento de 4%. Em 2012, apresentou alta de 3,1%.

Alexander Joe/AFP

A presidente Dilma Rousseff discursa durante reunião do grupo dos Brics, que está sendo realizada na África do Sul
DILMA

A declaração de Dilma, feita em Durban (África do Sul) durante reunião dos Brics, levou o mercado financeiro a reduzir apostas de que o Banco Central subirá os juros para controlar as recentes pressões inflacionárias.

Embora Dilma tenha dito também que o governo está atento à inflação, o mercado interpretou seu discurso como indicação de que ela seria contra uma elevação de juros para conter a alta dos preços porque essa medida brecaria o crescimento.

Para o mercado, a declaração prejudicou a credibilidade da autoridade monetária. A reação de investidores foi reduzir suas expectativas de alta de juros.

A taxa refletida nos contratos do mercado futuro com vencimento em janeiro de 2014 recuou de 7,79% na terça-feira para 7,74% ontem, depois de forte oscilação ao longo do dia.

OPERAÇÃO ABAFA

Poucos minutos após a fala da presidente sobre inflação, o governo Dilma embarcou em uma frenética operação de “controle de estragos”.

O presidente do BC, Alexandre Tombini, foi acionado por Dilma. Ele ligou para a agência Broadcast no Brasil. Segundo a agência, Tombini disse que a presidente pediu que o “mal entendido fosse desfeito e que não há tolerância em relação à inflação”.

Pouco tempo depois, a presidente resolveu culpar a imprensa. O blog do Planalto divulgou post em que Dilma dizia: “Foi uma manipulação inadmissível de minha fala. O combate à inflação é um valor em si mesmo e permanente do meu governo”.

Enquanto isso, em Durban, o Planalto também pôs em movimento sua operação “não disse o que disse”.

Uma assessora da presidente foi ao centro de convenções com uma van para levar os jornalistas até o resort, a 40 quilômetros de distância, onde Dilma se reunia com Xi Jinping, o novo líder chinês.

Os jornalistas foram posicionados na frente da porta por onde Dilma sairia. A presidente, visivelmente irritada, reagiu à pergunta da TV Globo: “Presidente, a senhora quer esclarecer sua fala sobre a inflação?”.

“A notícia que saiu é manipulada”, disse Dilma. “Sou uma pessoa que até já escreveu que o combate a inflação é um valor em si; repudio a manipulação da fala.”

As frases, no entanto, haviam sido ditas em entrevista gravada, depois distribuída pela própria assessoria de Dilma. Recado dado, a presidente prosseguiu, de cara amarrada, em direção ao aeroporto.


7 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    quinta-feira, 28 de março de 2013 – 15:17 hs

    A melhor legenda para a foto seria: “óia eu aqui di novo, genti…”

  2. Deutsch
    quinta-feira, 28 de março de 2013 – 22:50 hs

    A ANTA fala merd@ o tempo de todo e a culpa é dos outros?
    Cuidado Tombini, voce vai se demitido logo.

  3. Silvajr
    sexta-feira, 29 de março de 2013 – 1:07 hs

    TUDO VAI MAL, APENAS O POVO BRASILEIRO E A POPULARIDADE DE DILMA ROUSSEFF VÃO BEM. TÁ DANDO PENA!

  4. Indignado!
    sexta-feira, 29 de março de 2013 – 7:20 hs

    Que sabe uma outra opção de legenda não seria “O Jogo dos Tronos – Presidência da Republica, Banco Central e a manipulação de informações”

  5. OCIMAR
    sexta-feira, 29 de março de 2013 – 9:55 hs

    DEPOIS QUE OS CORRÚ–PT–OS DERAM O GOLPE EM 2002/2003,A IFLAÇÃO PASSOU A SER MAQUIADA,É MUITO,MAS MUITO MAIS ALTA DO QUE ESSES ENERGUMENOS ANUNCIAM.

  6. Parreiras Rodrigues
    sexta-feira, 29 de março de 2013 – 10:01 hs

    Chamam a Oposição de pessimista, agourenta.

    Como na II Guerra, os generais alemães diziam que estava tudo bem no front e que não se devia dar crédito aos contrários. Deu no que deu…

  7. segunda-feira, 22 de abril de 2013 – 23:46 hs

    a infraçao esta muinto alta’,prescisa abaixar,onde estao os homens que tem o poder de mudar essa realidade,quem nao for filho de Deus esta na unha do capeta,

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*