Toninho Wandseer é deputado estadual, eleito pelo PT. É político tarimbado. Mas está inaugurando uma nova forma de ser parlamentar na ativa, mas sendo um ausente: desde dezembro vem conseguindo sucessivas licenças para tratamento de saúde. Sempre por 30 dias, licença que vai renovando por mais 30 dias.
Não se discute o direito de ele tratar-se, muito menos se discute que esteja doente. Na verdade, foi operado em dezembro, passou maus bocados, para preocupação de seus muitos amigos e eleitores. No fundo é boa gente, dizem quase todos.
O que se discute é essa exceção e nova forma de ser legislador: Toninho mantém, com todos os direitos e benefícios o cargo, o mandato, como se estivesse em plena atividade participando de plenário e comissões. Mas não está.
Surpreendentemente, consegue assim manter ‘in totum’ seu gabinete, com estrutura, verbas e funcionários, e todo o aparato administrativo. E a remuneração, é claro.
Isso está certo?
Não, não está. Especialmente levando em conta os novos tempos de moralização do legislativo, tão apregoados pelo atual presidente (afinal, não era com o deputado Nelson Justus que as coisas iam erradas?)
Acontece que na hora que seguir as determinações legais aplicáveis em seu caso, o deputado, ex-prefeito de Fazenda Rio Grande, terá de dar espaço a um suplente. É o que manda a lei, é o que deve fazer a Assembleia. Mas o jeitinho foi encontrado: vai-se cozinhando o galo, Toninho, oficialmente, continua deputado pleno, embora sumido da ALEP.
Toninho Wandseer.
Enquanto isso, ele vai esperando – dizem amigos e adversários – que uma futura decisão de tribunais superiores determine, de vez, a vacância da prefeitura de Fazenda Rio Grande, cujo prefeito foi cassado em primeira instância.
Toninho é homem paciente e sabe se precatar: com a eventual consumação da cassação do prefeito – que seria uma ‘morte anunciada’ – ele deixará a Assembleia, correndo, lépido, em busca de mandato para chefiar a Fazenda Rio Grande. Tem grandes chances de voltar a ser prefeito. Sem ter nada perdido, graças à complacência e a ajudinha de muitos amigos e colegas da Mesa da Assembleia.
E com o silêncio complacente de seus colegas, de quem está distante desde dezembro de 2012.
13 comentários
ESSA SAUDAÇÃO QUE ELE ESTA FAZENDO,CONDIZ COM O PARTIDO DOS CORRÚ–PT–OS,SAUDAÇÃO NAZISTA,FORA CANALHADA.
HEIL HITLER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
vagabundo, dezembro e janeiro tava no edifio tropicos, em caiobá, de boa, tirando ferias e, tomando uma cachaça…que doença hein????
….Toninho é cria de quem??????????
….CARTÁRIO!!!!!!!!!!
…..Tudo gente finíssima!!!!!!!!!
pr.-
Esse marginal
está se locupletando às nossas custas e esses deputados permitem esta safadeza, justamente no mandato do moralizador Rossoni?
Caro Campana, mas quem foi o candidato que perderu a eleição na Fazenda Rio Grande, foi o filho do Toninho do PT, o Alisson, e não ele…A não ser que filho e pai vão dividir essa missão.
Este marginal está se locupletando às nossas custas e esses deputados permitem esta safadeza, justamente no mandato do moralizador Rossoni?
Definitivamente, estamos perdidos!
E daí Rossoni, quase pré-Senador por uma semana, rsrsrs, que moralização na ALEP….rsrsrsrs.
No Paraná, tudo é possívekl. Até esse novo tipo de deputado.
quero esclarecer que minha opinião tem o respaldo de pelo menos 48 membros de minha ampla família: a questão da nova forma de ser deputado.
PRECISA SER RESPONDIDA APENAS UMA PERGUNTA. QUAL É O partido DELE??? O pt “partido do trambique”, CLARO.
Toninho – o dono da AW – enquanto foi Prefeito – enriqueceu-se com seus loteamentos que ele mesmo aprovava. Não executou IPTU dos terrenos da sua empresa e espantou investimentos industriais – para nao prejudiciar seus “negócios”.
Envolveu-se no ESCANDALO DO SAIBRO – o seu cunhado e sobrinho foram acusados de FAZER GATO DE LUZ para sua SORVETERIA – pago com o $ do cidadão fazendense. Alguém já viu a maquete da sede da câmara que custou milhares de reais – feita por seu filho? TUDO ESCANDALOSO!
Na primeira campanha – em 2000 – seu vice era o Cartário – que nao assumiu – continunado como Deputado Estadual – acabou sendo cassado pelo tre e hoje quem ocupa o cargo eh o TONINHO [???]. Cartário se juntou com Toninho e sua carreira – bem sucedida – de político – foi varrida da História …
Em 2008 – o povo elegeu CHICO SANTOS – começou mal e terminou bem – conseguindo ALAVANCAR o desenvolvimento da cidade. Foi reeleito com uma expressiva votação – quase 70% dos votos – sendo ATACADO a campanha inteira sem revidar as ofensas que o TONINHO fez contra ele. E agora – Toninho quer CASSÁ-LO? Riscar da história o melhor prefeito que esta cidade já teve? Um homem bom e humilde que vive aqui com sua família …
E quer voltar a ser prefeito da cidade?
Em seu mandato, fez seu filho ser o Presidente da Câmara e não fez nada pelo Povo – enquanto sua empresa era a única que conseguia aprovar loteamentos na FRG.
Será que a Fazenda vai se cegar a tudo isso?
Será que o “povo” vai deixar o “lobo” cuidar do galinheiro?
Se CHICO SANTOS sair da Prefeitura – isso será a maior TRAGÉDIA para nossa cidade … VAMOS REZAR!!!
Eleito com voto de evangélicos e fazendo cumprimento do TERCEIRO REICH?
Cuidado, “povo” daqui a pouco começa a FOGUEIRA: primeiro queimam-se os livros – depois a[o]s “bruxa[o]s”… Eh dificil de acreditar – mas é verdade!