Anvisa proíbe venda de sucos da marca Ades | Fábio Campana

Anvisa proíbe venda de sucos da marca Ades

Na semana passada, fabricante comunicou contaminação com produto de limpeza.

De Bruno Rosa, O Globo:

RIO – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e consumo, em todo o território nacional, de todos os lotes do suco de soja da marca Ades, da Unilever. A decisão foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.

Foram proibidos vários sabores da marca produzidos pela TBA3G, unidade localizada em Pouso Alegre, Minas Gerais. Segundo a Anvisa, a proibição ocorre “por suspeita de não atender às exigências legais e regulamentares desta Agência”.

A agência suspendeu a venda das embalagens de 1 litro dos sabores de abacaxi, cerais com mel, chá verde com tangerina, chá verde com limão, chocolate clássico, chocolate com coco, laranja, maçã, manga, maracujá, melão, morango, original, pêssego, shake morango, uva, vitamina banana, zero frapê de coco, zero laranja, zero maçã, zero original, zero pêssego, zero vitamina banana e zero uva.

Foram proibidos ainda os sabores laranja, uva e maça das embalagens promocionais de 1 litro. Neste caso, o cliente paga 900 ml e ganha 100 ml de graça. As embalagens de 1,5 litro nas versões maçã, uva, laranja e original também foram suspensas.

Na sexta-feira, a Unilever confirmou que o líquido envasado no lugar do suco de maçã AdeS de 1,5 litro é uma solução de hidróxido de sódio a 2,5% — ou seja, soda cáustica, produto altamente alcalino, que pode provocar queimaduras na mucosa da boca e garganta. Inicialmente, achava-se que o suco teria sido contaminado por produto de limpeza, mas nota da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça sobre o recall, divulgada no início da noite, esclareceu que as caixas contêm apenas soda cáustica.

Segundo a Senacon, a empresa informou ao governo que 96 embalagens de 1,5 litro do lote AGB 25, fabricado em 23 de fevereiro e válido até 22 de dezembro de 2013, “não contêm o produto mas uma solução de limpeza imprópria para o consumo. Ainda de acordo com a empresa, o conteúdo apresenta PH elevado e pode representar risco de queimadura ou sensação de forte ardência na boca, caso venha a ser ingerido.” Até o momento, a Unilever informa que 14 pessoas comunicaram por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) tiveram problemas após ingerir a bebida. A empresa admite que este número pode aumentar. A fabricante pede que os consumidores entrem em contato 0800-707-0044, das 8h às 20h, ou pelo email sac@ades.com.br para esclarecer dúvidas sobre o recall.


10 comentários

  1. Gabriella Carvalho
    segunda-feira, 18 de março de 2013 – 12:24 hs

    E as embalagerns de 200ml tem algum tipo de problema em consumir? Obrigada

  2. Jessica
    segunda-feira, 18 de março de 2013 – 12:45 hs

    minha filha tem 8 mese e toma suco ades se ela tivesse tomado a soda que estava no suco eles iam se lasca comigo muita irresponsabilidade…

  3. ANTONIO, SUL PARANA
    segunda-feira, 18 de março de 2013 – 14:38 hs

    DIFICIL ENTENDER PORQUE UM PRODUTO COM ESSA PERICULOSIDADE ERA VENDIDO NORMALMENTE. QUANTO TEMPO FAZ, E PORQUE O ÓRGÃO FICSALISADOR NÃO FEZ SUA PARTE. O BRASILEIRO TEM MANIA DE NÃO FISCALIZAR, ISSO ATÉ PARECE UM A COMPARAÇÃO PARALELA COM O SETOR PÚBLICO, ONDE AS FALCATTUAS COM O PATRIMONIO PÚBLICO SÓ VEM A TONA DEPOIS DO PREJUIZO OCORRIDO… É ASSIM O BRASIL DO PIBINHO, E DO IDHZINHO… OGO TEREMOS ELEIÇÕES MAJORITÁRIAS, E O BRASILEIRO ESQUECE DE TUDO, E CONTINUA ELEGENDO OS MESMOS…. CHEGA DOS MESMOS…

  4. Ana Oliveira
    segunda-feira, 18 de março de 2013 – 14:55 hs

    Um absurdo! além de uma extrema falta de respeito ao consumidor .E ainda põe em risco a saúde de muitas pessoas inclusive de crianças que consomem com mais frequência muitas vezes por terem intolerância a lactose …

  5. Paulo
    segunda-feira, 18 de março de 2013 – 15:45 hs

    Tem problema sim,vai dar uma diarreia da braba se tomar.Vai chapiscar tudo.

  6. João Armindo
    segunda-feira, 18 de março de 2013 – 17:26 hs

    Soja transgênica, frango de 30 dias e bem congelado pra ganharem no kilo , carne suina e de gado sem definir se era macho e fêmea, ficando o consumidor com a nhanca,com o residuo hormonal de crescimento do frango no abdomem e gastando mais carvão pra assar uma vaca de 20 anos q foi abatida quando já era tataravó!!!

  7. Divanir
    segunda-feira, 18 de março de 2013 – 18:47 hs

    Só estou tomando este suco, o que eu faço com as caixas que tenho?

  8. sklogw
    segunda-feira, 18 de março de 2013 – 21:33 hs

    Podem deixar que, depois que a poeira baixar um pouco e a turma esquecer as caixinhas com soda cáustica, seremos inundados por campanhas publicitárias milionárias apregoando as virtudes e predicados dessa beberagem…

  9. Fátima
    terça-feira, 19 de março de 2013 – 11:32 hs

    E as embalagerns de 200ml tem algum tipo de problema em consumir? Obrigada

  10. Laudicéia Lisboa
    quinta-feira, 21 de março de 2013 – 11:27 hs

    Um produto consumidor por crianças, gestantes, idosos, merecia um grupo de responsaveis gabaritados, não existe um controle de qualidade? Ondem estão os profissionais capacitados para gerenciar essa organização?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*