O governador Beto Richa instala ainda este mês a Comissão Estadual da Verdade. Richa já nomeou os sete integrantes da comissão que vai examinar e esclarecer as violações dos direitos humanos no Paraná entre 18 de setembro de 1946 a 5 de outubro de 1988. “Será o ato de instalação e primeira reunião formal da comissão”, disse o diretor de Direitos Humanos da Secretaria da Justiça, José Antônio Peres Gediel.
A comissão passa a funcionar no âmbito da Secretaria de Justiça que vai prestar apoio administrativo às ações e atividades. A comissão pode convocar, para entrevistas ou testemunho, pessoas que guardem qualquer relação com os fatos e circunstâncias examinados além de determinar perícias e diligências para coleta ou recuperação de informações, documentos e dados.
6 comentários
Decifrar o passado é essencial para compreender o presente. E para desenhar o futuro. Neste caso da Comissão da Verdade é necessário agir com muito equilíbrio e prudência. As chagas da história ainda estão abertas. O doutor Gediel é uma feliz escolha para nos guiar neste olhar, nesta indispensável leitura sobre acertos e também sobre equívocos de nossa sociedade. Já é tempo de enfrentar esta jornada desafiadora mas que pode ser muito gratficante se, ao final, pudermos concluir como o escritor que depois de se interrogar sobre o seu passado, exclamou: “mon visage commence à se dessiner sur l’écran du temps”!
Traduz isso zé rubel,Não sei o que e isso não!
O RICHA FALANDO EN VERDADE KKKKK ELE E UMA MENTIRA
Uma Comissão da Verdade, de verdade, ou outra igual àquela que o petê safado montou lá em Brasília? –
TÁ CHEIRANDO A NADA !!! ETA GOVERNINHO INÓCUO …
-A Comissão da Verdade, aquela de Brasília, é formada apenas pelos detratores da ditadura militar e com o objetivo, apenas de revanchismo contra os crimes praticados pelos agentes da repressão sob às ordens do status quo da época.
-Não justifica torturas, mortes, desaparecimentos praticadospor agentes do estado. Assim, como não se tolera, sequestro de embaixadores, expropriações(roubos), bombas, justiçamentos.
-A verdade exige-se que seja tratada à sério e as partes investigadas e condenadas, sejam levadas à justiça, independente de partido político, principalmente o da estrelinha, pois eles, são os maiores culpados.
-Os agentes do estado na captura e morte de terroristas, nunca foram abordados com flores e sim balas…resultado repressão dura, torturas, espancamento e mortes. Foi uma época bem difícil, o radicalismo de ambas as partes, eram o extremo….