Renúncia do Papa foi decidida há um ano, diz jornal do Vaticano | Fábio Campana

Renúncia do Papa foi decidida há um ano, diz jornal do Vaticano

Do UOL:

A decisão do papa Bento 16 de renunciar ao posto de sumo pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana anunciada nesta segunda-feira (11), apesar de ter surpreendido os católicos do mundo todo, pode não ter sido tomada recentemente.

“A decisão do pontífice foi tomada há muitos meses, depois da viagem ao México e Cuba [entre 23 e 29 de março de 2012], e numa confidência que ninguém pôde infringir, depois ‘de ter repetidas vezes examinado’ a própria consciência ‘diante de Deus’, por causa da idade avançada. Bento 16 explicou, com a clareza que lhe é própria, que as suas forças ‘já não são apropriadas para exercer de modo adequado’ a tarefa imane exigida a quem é eleito ‘para governar a barca de são Pedro e anunciar o Evangelho'”, afirma Vian no editorial intitulado “O futuro de Deus”.

O editorial diz ainda que a decisão de renunciar ao cargo é um acontecimento “sem precedentes” na história e ressalta que o atual papa –que deixará o cargo no dia 28 de fevereiro– “não procurou de modo algum a eleição ao pontificado”.

“Por isso, Bento 16 nunca se sentiu sozinho, numa relação autêntica e diária com quem amorosamente governa a vida de cada ser humano e na realidade da comunhão dos santos, apoiado pelo amor e pelo trabalho dos colaboradores, e amparado pela oração e estima de muitíssimas pessoas, crentes e não crentes. Nesta luz deve ser lida também a renúncia ao pontificado, livre e sobretudo confiante na providência de Deus”.

A decisão papal de deixar o cargo também foi descrita como “humilde” e de “lucidez”. “Não se sentindo mais capaz de ‘administrar bem’ o ministério que lhe foi confiado, [o papa] anunciou a sua renúncia. Com uma decisão humana e espiritualmente exemplar, na plena maturidade de um pontificado que, desde o início e por quase oito anos, dia após dia, nunca deixou de fazer admirar e deixará um vestígio profundo na história”.


2 comentários

  1. olhar clinico
    terça-feira, 12 de fevereiro de 2013 – 18:27 hs

    Parabéns Bento XVI !

  2. Parreiras Rodrigues
    terça-feira, 12 de fevereiro de 2013 – 19:34 hs

    Muita gente falando mherdha sobre a decisão.

    Uns e outros a quem a gramática nos obriga chamar de excelência, deveriam imitá-lo.

    Agora mesmo pinta a notícia na Época que Roseane Sarney, do clã que miserabiliza o Maranhão, é dona de casa no balneário uruguaio de Punta del Leste, frente por córgão. Vizinha de Zidane que tem casa de seis quartos. A dela, tem oito.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*