Renata Bueno eleita deputada do Parlamento Italiano | Fábio Campana

Renata Bueno eleita deputada do Parlamento Italiano

A paranaense Renata Bueno conseguiu um feito inédito. Elegeu-se deputada ao Parlamento Italiano. Será a primeira mulher brasileira a ocupar o cargo. Na Itália, quatro das 630 cadeiras de deputados são reservadas a cidadãos ítalo-sulamericanos. Será um desafio, ela vai defender os interesses dos ítalo-brasileiros na Itália num momento crítico da vida política na Europa.

“O Brasil espera de mim um bom trabalho. Representar os italianos do nosso país aqui (na Itália) vai ser um orgulho para todo o nosso grupo”, declarou Renata ao blog.

Renata Bueno percorreu o Brasil e a Argentina, desde janeiro, fazendo campanha pelo movimento Unione Sudamericana Emigrati Italiani (USEI). Sua chapa conquistou 21 mil votos no Brasil e 18 mil na Argentina. A posse dela acontece no dia 12 de março. Além de Renata, foram eleitos pela América do Sul os argentinos Ricardo Merlo e Mario Borghese, do MAI, e o ítalo-brasileiro Fabio Porta, do PD. Os dois senadores eleitos pela América do Sul são argentinos, favorecidos pela divisão na colônia italiana no Brasil.


14 comentários

  1. quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 – 14:29 hs

    Graças a Deus vai tarde esta moça não acrecentou nada como vereadora agora la na Italia que paguem ela, nos não aguentavamos mais. vai com Deus .

  2. Canelas
    quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 – 14:56 hs

    Disse que vai ficar na ponte aérea Curitiba/Roma. Vai ser meia boca nos dois e acumular milhas às custas de brasileiros e talvez de italianos. Fora isso, acho que ela é totalmente dispensável na Câmara de Curitiba. Por mim pode ficar em Roma até o fim do mandato.

  3. JULIO CESAR DE SISTI
    quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 – 15:06 hs

    Agora vai enganar na Itália como fazia aqui na Câmara. Será que lá ela vai justificar suas ausências dizendo que está fazendo um doutorado ou coisa parecida por aqui? Pelo menos quem irá pagar a conta é a Itália e não Curitiba!!!

  4. João dos Anzois. (Boqueirão)
    quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 – 16:03 hs

    Ainda bem que os paranaenses agora estamos todos livres dessa Renata Bueno, agora falta despacharmos o Rubens Bueno para bem longe do Paraná.

  5. FERNANDA
    quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 – 16:24 hs

    BOA TARDE . SOU ITALIANA E AGRADEÇO …MAIS NÃO QUERO SER REPRESENTADA POR ESSA SENHORA !!!
    BOA SORTE …

  6. Cajucy Cajuman
    quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 – 17:18 hs

    Parabéns ilustre deputada Renata Bueno. Independente da unanimidade, o que realmente tem valor é a capacidade de interagir, de levar a mensagem e contribuir de alguma forma para uma vida melhor para todos, quando se busca o caminho da política. Respeitando sempre os valores constitucionais, o debate de ideias, propostas e projetos.

    A sua trajetória política, gostem ou não, é um exemplo. Capacidade não lhe falta para continuar fazendo o que sempre fez com maestria e cujo reconhecimento aí está: Deputada do Parlamento Italiano.

    Parabéns a você, aos seus familiares e aos ítalo-brasileiros pela expressiva vitória que engrandece também os paranaenses.

  7. Norma Cecy
    quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 – 18:42 hs

    Renata!! Felicidades! Força! Coragem amiga!

  8. quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 – 19:00 hs

    CHUPA ESSA! BONITA, INTELIGENTE, GENTE BOA, QUERIDA, “DEPUTADA DO PARLAMENTO ITALIANO”…MESTRA, DOUTORANDA…GRANA EM EURO…IDAS E VINDAS…AVIÃO…NAVIO SE QUISER…MORAR NA EUROPA…VIDA DE RAINHA…VIXI….COTOVELOS ARDENDO…RENATA…VÁ FUNDO E NEM DE BOLA…O SUCESSO É BEM ASSIM: OS ARDIDOS JAMAIS CONSEGUIRÃO O QUE VC CONSEGUIU EM TÃO POUCO TEMPO NA VIDA…E MAIS…NUNCA VOTEI NO RICARDO BARROS E NEM NA CIDA BORGUETHI…MAS OLHA SÓ: PAI DEPUTADO FEDERAL NO BRASIL, VC DEPUTADA NO PARLAMENTO ITALIANO, CIDA DEPUTADA FEDERAL, RICARDO CHEFE POLÍTICO, O EX DEVE ESTAR RADIANTE DE ALEGRIA…DE MINHA PARTE TODO SUCESSO…ABRAÇOS DE QUEM TE ADMIRA COMO MULHER, COMO GENTE E AGORA COMO PERSONAGEM DA POLÍTICA INTERNACIONAL.

  9. sergio silvestre
    quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 – 20:50 hs

    Renata,leva o PARREIRAS prá Italia e põe ele junto com o” POLASTRI”
    (pinto querendo empenujar em italiano).Agora cuidado com o BERLUSCONI e cuidado quando passar perto de Bolonha.Tenho uns primos ,Ricardo e RICARDÃO BORGHI que são piores que o Berlusconi.

  10. Anônimo
    quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 – 21:29 hs

    SERÁ QUE TEVE O APOIO DO ‘BERLUSCONE’…….

  11. Pierluigi Cesconetto
    quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013 – 0:30 hs

    Ma che bugia, signora salete !!!!
    Io non ho votato per lei.

  12. LUÍS SANTOS
    quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013 – 13:49 hs

    BOA TARDEFÁBIO CAMPANA!

    Viva a Democracia Italiana!
    O Brasil também deveria adotar este modelo italiano, permitindo que os brasileiros e brasileiras residentes no exterior sejam parlamentares!
    Entretanto, será que o kit democrático (voto facultativo, parlamentarismo, voto distrital e o financiamento público de campanha) resolveriam as nossas mazelas?
    Parabéns deputada Renata Bueno e que continues lutando pelas causas maiores da Democracia!…

  13. Marino Otello Rampazzo
    domingo, 3 de março de 2013 – 20:35 hs

    Gestire una crisi finanziaria dovuta specialmente alla creazione dell’euro non è cosa facile.L’ Italia ha bisogno di dare segnali forti di essere in grado cambiare il passo e assumere una nuova identità

  14. Dido
    quarta-feira, 3 de abril de 2013 – 14:10 hs

    É fácil se tornar deputada italiana com o pai sendo deputado federal e colocando a máquina pública brasileira para funcionar a seu favor! VERGONHOSO!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*