A paranaense Renata Bueno conseguiu um feito inédito. Elegeu-se deputada ao Parlamento Italiano. Será a primeira mulher brasileira a ocupar o cargo. Na Itália, quatro das 630 cadeiras de deputados são reservadas a cidadãos ítalo-sulamericanos. Será um desafio, ela vai defender os interesses dos ítalo-brasileiros na Itália num momento crítico da vida política na Europa.
“O Brasil espera de mim um bom trabalho. Representar os italianos do nosso país aqui (na Itália) vai ser um orgulho para todo o nosso grupo”, declarou Renata ao blog.
Renata Bueno percorreu o Brasil e a Argentina, desde janeiro, fazendo campanha pelo movimento Unione Sudamericana Emigrati Italiani (USEI). Sua chapa conquistou 21 mil votos no Brasil e 18 mil na Argentina. A posse dela acontece no dia 12 de março. Além de Renata, foram eleitos pela América do Sul os argentinos Ricardo Merlo e Mario Borghese, do MAI, e o ítalo-brasileiro Fabio Porta, do PD. Os dois senadores eleitos pela América do Sul são argentinos, favorecidos pela divisão na colônia italiana no Brasil.
14 comentários
Graças a Deus vai tarde esta moça não acrecentou nada como vereadora agora la na Italia que paguem ela, nos não aguentavamos mais. vai com Deus .
Disse que vai ficar na ponte aérea Curitiba/Roma. Vai ser meia boca nos dois e acumular milhas às custas de brasileiros e talvez de italianos. Fora isso, acho que ela é totalmente dispensável na Câmara de Curitiba. Por mim pode ficar em Roma até o fim do mandato.
Agora vai enganar na Itália como fazia aqui na Câmara. Será que lá ela vai justificar suas ausências dizendo que está fazendo um doutorado ou coisa parecida por aqui? Pelo menos quem irá pagar a conta é a Itália e não Curitiba!!!
Ainda bem que os paranaenses agora estamos todos livres dessa Renata Bueno, agora falta despacharmos o Rubens Bueno para bem longe do Paraná.
BOA TARDE . SOU ITALIANA E AGRADEÇO …MAIS NÃO QUERO SER REPRESENTADA POR ESSA SENHORA !!!
BOA SORTE …
Parabéns ilustre deputada Renata Bueno. Independente da unanimidade, o que realmente tem valor é a capacidade de interagir, de levar a mensagem e contribuir de alguma forma para uma vida melhor para todos, quando se busca o caminho da política. Respeitando sempre os valores constitucionais, o debate de ideias, propostas e projetos.
A sua trajetória política, gostem ou não, é um exemplo. Capacidade não lhe falta para continuar fazendo o que sempre fez com maestria e cujo reconhecimento aí está: Deputada do Parlamento Italiano.
Parabéns a você, aos seus familiares e aos ítalo-brasileiros pela expressiva vitória que engrandece também os paranaenses.
Renata!! Felicidades! Força! Coragem amiga!
CHUPA ESSA! BONITA, INTELIGENTE, GENTE BOA, QUERIDA, “DEPUTADA DO PARLAMENTO ITALIANO”…MESTRA, DOUTORANDA…GRANA EM EURO…IDAS E VINDAS…AVIÃO…NAVIO SE QUISER…MORAR NA EUROPA…VIDA DE RAINHA…VIXI….COTOVELOS ARDENDO…RENATA…VÁ FUNDO E NEM DE BOLA…O SUCESSO É BEM ASSIM: OS ARDIDOS JAMAIS CONSEGUIRÃO O QUE VC CONSEGUIU EM TÃO POUCO TEMPO NA VIDA…E MAIS…NUNCA VOTEI NO RICARDO BARROS E NEM NA CIDA BORGUETHI…MAS OLHA SÓ: PAI DEPUTADO FEDERAL NO BRASIL, VC DEPUTADA NO PARLAMENTO ITALIANO, CIDA DEPUTADA FEDERAL, RICARDO CHEFE POLÍTICO, O EX DEVE ESTAR RADIANTE DE ALEGRIA…DE MINHA PARTE TODO SUCESSO…ABRAÇOS DE QUEM TE ADMIRA COMO MULHER, COMO GENTE E AGORA COMO PERSONAGEM DA POLÍTICA INTERNACIONAL.
Renata,leva o PARREIRAS prá Italia e põe ele junto com o” POLASTRI”
(pinto querendo empenujar em italiano).Agora cuidado com o BERLUSCONI e cuidado quando passar perto de Bolonha.Tenho uns primos ,Ricardo e RICARDÃO BORGHI que são piores que o Berlusconi.
SERÁ QUE TEVE O APOIO DO ‘BERLUSCONE’…….
Ma che bugia, signora salete !!!!
Io non ho votato per lei.
BOA TARDEFÁBIO CAMPANA!
Viva a Democracia Italiana!
O Brasil também deveria adotar este modelo italiano, permitindo que os brasileiros e brasileiras residentes no exterior sejam parlamentares!
Entretanto, será que o kit democrático (voto facultativo, parlamentarismo, voto distrital e o financiamento público de campanha) resolveriam as nossas mazelas?
Parabéns deputada Renata Bueno e que continues lutando pelas causas maiores da Democracia!…
Gestire una crisi finanziaria dovuta specialmente alla creazione dell’euro non è cosa facile.L’ Italia ha bisogno di dare segnali forti di essere in grado cambiare il passo e assumere una nuova identità
É fácil se tornar deputada italiana com o pai sendo deputado federal e colocando a máquina pública brasileira para funcionar a seu favor! VERGONHOSO!