Relatório aponta fraude em lotes da transposição do rio São Francisco | Fábio Campana

Relatório aponta fraude em lotes da transposição do rio São Francisco

Do Painel, Folha de S.Paulo:

Fantasmas da seca Relatório inédito do Ministério da Integração aponta indícios de fraude em cinco dos 14 lotes da transposição do São Francisco, principal obra do PAC no Nordeste e cuja realização está atrasada em cinco anos. O processo foi enviado ao TCU e ao Ministério Público Federal. A investigação teve início em maio de 2012, quando empreiteiras contratadas tentavam receber por serviços não realizados, incluindo desde escavações até a retirada de pedras de locais onde não havia canteiros.

Onde pega Foram listadas irregularidades nos lotes 1, 2, 9, 10 e 11. O pente-fino no lote 9 já foi finalizado. Os processos restantes serão averiguados pela Consultoria Jurídica do ministério até abril. A varredura não estimou o prejuízo aos cofres públicos. O cálculo caberá ao TCU.

Conluio Além da devolução de valores recebidos, as empreiteiras citadas poderão ser excluídas de concorrências públicas por até dois anos. O documento também acusa a empresa contratada pelo governo para fiscalizar a obra de acobertar as falhas.

Outro lado O ministério confirma as investigações, mas só irá se pronunciar após defesa das empresas, o que deverá ocorrer em um prazo de 15 dias. Os casos apurados são relativos ao período de março a dezembro de 2010.


22 comentários

  1. Trabalhador
    quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013 – 19:42 hs

    Pra que noticar coisas que todo o povo já sabe? Tem que falar sobre as obras públicas em que não há desvio de dinheiro e irregularidade; isso sim seria novidade e um furo jornalísitico…Mas daria um trabalho muito grande por jornalista encontrar essa obra aqui em nosso páis. O poder público é incapaz e incompetente, incapaz de atos eficientes. Quem é o poder público:
    -gente sem noção que se denominam políticos, egoístas, incompetentes, que só pensam em si próprias, querem se dar bem e explorar todo mundo;
    -Funcionários públicos, pessoas que passaram em concursos público ou foram nomeadas, são egoístas e o seu principal objetivo é ganhar a vida trabalhando pouco, se incomodando pouco, na sua maioria são bitolados, porque os políticos, seus chefes, não veêm com bons olhos as pessoas que pensam, porque poderiam ameaçar e dificultar as suas maracutaias.
    Que sustenta tudo isso: O povo trabalhador com o dinheiro dos impostos e seu voto. A grande parte dessas pessoas é formada por analfabetos funcionais; são alienados e acham o salário dos jogadores de futebol (analfabetos em sua grande maioria) justo, estes são os seu heróis…
    Como poderá um país mudar, com certeza o “País do Futuro não é aqui”….

  2. Anônimo
    quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013 – 19:43 hs

    Ainda falam mal do exercito!!!!!!! todos os lotes tocados pelo exercito, foram concluidos , em tempo determinado e vejam vcs com o mesmo orçamento……. Agora os lotes tocados pelos cupinchas do lula e da dima e petezada, alem de sumirem do mapa alguns, outrros pegaram a grana e sumiram, e agora pergunto ?????? será que vai ter algum processo em cima desses canalhas que dilapidaram o erário público??????,

  3. Fui II
    quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013 – 19:43 hs

    Transposição…de dinheiro para o bolso

  4. Deutsch
    quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013 – 19:52 hs

    Fraudes nas obras do pac…qual é a novidade? Afinal de contas, o pac foi idealizado justamente para esse fim; fraudes, desvios, superfaturamento, coisas típicas do governo do lularápio.

  5. Odorico
    quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013 – 20:20 hs

    Sera que a gazetona petista estampa esta notícia na capa???

  6. Max
    quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013 – 21:39 hs

    É COISA DO PT e seu governico larápio.
    Não existe UM órgão do governico do PT que não tenha falcatrua

  7. Constanza Del Piero
    quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013 – 21:51 hs

    Qual é mesmo o partido dessa quadrilha aí investigada?????

  8. Luiz
    quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013 – 21:56 hs

    E alguém tinha dúvidas disso??

  9. Cajucy Cajuman
    quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013 – 22:02 hs

    Tem que denunciar sempre que houver falcatrua. Mais do que isso: tem que por na cadeia esses safados que roubam o dinheiro do povo, juntamente com os políticos que acobertam esse desvario.

  10. Lucas
    quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 – 0:43 hs

    A quadrilha continha dentro do DNIT especificamente CGMAB. Ta na hora de uma investigação ferrada na CGMAB.

  11. Cumpanheeerro.
    quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 – 3:19 hs

    Cada enxadada uma minhoca!

  12. ITA-MAR
    quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 – 6:06 hs

    É O GOVERNO DOS corruPTos.

  13. FUI !!!
    quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 – 6:31 hs

    A transposição do S. Francisco é maravilhoso na teoria, porem na
    prática é uma fonte de roubalheira como está acontecendo. Já se
    esperava que seria assim como toda a ideia do Lula.
    Esta obra é mais uma Transamazonica.

  14. Antonio Carlos
    quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 – 7:41 hs

    Fraudes e mais fraudes….
    Quando é que realmente reponsabilizaremos o empresariado por tantas roubos do erário nacional?Alguém tem dúvidas de quem é o grande responsável pelos desvios?
    Quem são o que empreiteiros que nunca aparecem na mídia???
    Se há corruptos,há corruptores….
    Até quando a imprensa os protegerão??

  15. Do Interiorrrrrr...
    quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 – 8:53 hs

    PAC – Programa Acelerado de Corrupção

  16. LENZA TOLEDO
    quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 – 9:01 hs

    Não vejo nenhuma surpresa nisso, nem novidade.

  17. OCIMAR
    quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 – 9:45 hs

    ESPERAVAM O QUE DA MAIOR QUADRILHA DE VAGABUNDOS QUE EXISTE NO PAÍS,LULADRÃO E SEUS CORRÚ–PT–OS.

  18. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 – 10:18 hs

    Funciona como o Proagro, o seguro agrícola do Banco do Brasil no tempo da milicagem..

    Explico: Ao fazer um empréstimo para o plantio de uma lavoura, de arroz, por exemplo, o agricultor contraia junto ao BB, um seguro, esse Proagro.

    O cara não plantava porra nenhuma. Dava uns “trocos” pro gerente e pro fiscal – os dois já devidamente combinados. Então o fiscal ia fazer lá a inspeção e colocava no laudo que os passarinhos tinham comido a safra, ou tinha dado uma enchente na várzea.

    No caso ai do S. Francisco, nada mais que um Prótransposição. Ganham agentes do governo, a empreiteira e quem toma no rabo sãos os nossos irmãos cabeça de jogar truco em cima que padecem a seca e todo mundo que paga uma enormidade de tributos.

  19. Helena
    quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 – 12:10 hs

    Então Parreiras Rodrigues, se for verdade o que vc está comentando, o BB já devia ter sido privatizado, já que as empressas públicas estão pública viciadas com a malandragem, é melhor privatizar tudo, quero ver os dirigentes do BB, particiaparem das falcatruas dos que estão no Poder, porque não denunciaram na época da “milicagem” citadas por você? Ou melhor , peça ao MP que faça uma checagem desde a époc citada e apurem e punam-se os culpados.
    A Vale do Rio Doce, depois de privatizada, só tem dado lucros e mais lucros, e antes quando pública, onde estavam esse lucros???
    É bom ressaltar que o PT prometeu transparência, honestidade e democracia, e agora onde estão as promessas petistas??? Pelo contrário, onde há uma brechinha para roubalheira, a petralhada está se lambusando no “melado” e enriquecendo os poderosos do poder…

  20. ariel
    quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 – 12:34 hs

    A corrupção é algo que nos deixa cada dia mais descrentes no País, mas não podemos desanimar!!! Temos 2014 para dar a resposta nas urnas!!! Mas pelo Amor ao Nosso Povo tão sofrido, não vamos eleger esse PSDB com “Pele de Carneiro”, se está ruim com o PT imaginem a tragédia se esse da “Oposição” chegue ao governo novamente, FHC foi uma figura muito importante ao País, hoje seus ideais e sua ideologia diferem no que se transformou o PSDB…
    Concordo em muitos iténs em “Fora PT” mas PSDB será tragédia!!!!

  21. JULIO CESAR DE SISTI
    quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 – 15:43 hs

    Quem estava esperando algo diferente deve viver junto com Alice….no país das maravilhas!!! Em nosso país obras tem o sinônimo de falcatruas, desvio de dinheiro, super faturamento e corrupção. Isso também com certeza está acontecendo com as obras da Copa do Mundo. Já ouvi que os orçamentos iniciais foram majorados pelo menos duas vezes. Temos que ser equilibrados e engolir isso, quem sabe alguém se engasga e comecem a lutar contra essa corrupção instituida no país. Os maus gerentes do dinheiro público devem ser punidos e as punições devem ser sumarias e duras. Os maus empresários devem ser tratados da mesma maneira. Se começarem a tratar o assunto de forma séria, isso acaba rápido!!!

  22. olhar clinico
    quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013 – 18:02 hs

    Mete na cadeia. Desce a borracha. Mete a cara dele no jornal. Põe no colo do Gurgel e do Barbosa. Senta a madeira…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*