PT mira 2014 e adota tom forte em cartilha para celebrar 10 anos no poder | Fábio Campana

PT mira 2014 e adota tom forte em cartilha para celebrar 10 anos no poder

De Natuza Nery, Folha de S.Paulo:

O PT começou a construir, em um documento a ser distribuído amanhã à militância da sigla, a narrativa que servirá de base para a campanha presidencial do ano que vem.

Com forte tom ideológico e números de comparação entre a gestão petista e a administração tucana, o partido lançará na comemoração de seus 10 anos de governo uma cartilha que opõe o projeto que chama de “glorioso” de Lula e Dilma ao modelo que classifica de “desastroso” de Fernando Henrique Cardoso.

Embora ninguém admita publicamente, os termos da cartilha serão usados como matriz da disputa pela reeleição em 2014. O texto foi produzido pelo Instituto Lula e Fundação Perseu Abramo e supervisionado pelo presidente da sigla, Rui Falcão.

Ele exalta, por exemplo, a redução dos juros na gestão petista –um dos pilares da propaganda de Dilma Rousseff por mais um mandato.

Sobre o período de FHC, ataca: “Enquanto o salário médio dos trabalhadores caiu, aumentou a derrama contínua de recursos públicos para os segmentos mais ricos e enriquecidos por uma dívida em expansão e por taxas reais de juros incomparáveis internacionalmente”.

Na gestão tucana, a Selic chegou a ultrapassar a taxa de 40% ao ano. Hoje, está em 7,25%. Analistas apostam, porém, que o Banco Central terá que subir os juros neste ano para conter a inflação.

A cartilha não traz autocrítica nem faz menções ao mensalão, tampouco ao julgamento que condenou à prisão alguns de seus líderes. Dirigentes argumentam que também não fizeram menção a escândalos de tucanos.

O livreto de 15 páginas, encapado com a imagem de Lula e Dilma, como se fossem rostos de um mesmo corpo, não economiza em adjetivos ideológicos. “Consenso de Washington” é um deles, adotado de forma pejorativa para identificar o receituário econômico de privatizações e de Estado mínimo.

“Foram anos de enaltecimento da ‘economia política do bonsai’. Para qualquer broto de crescimento com possível distribuição menos ingrata da renda que ousasse aparecer no Brasil havia a tesoura dos delegados do Consenso de Washington a amputá-lo”, afirma.

Ao citar desemprego, salários, pobreza e distribuição de renda sob FHC, a cartilha diz que “o desastre do neoliberalismo é contundente”.

“Por meio de privatizações sem critérios e [sem] decência administrativa, cerca de meio milhão de trabalhadores foram demitidos”, diz.

Sob Dilma, o Executivo construiu uma agenda extensa de concessões públicas ao setor privado. Mas sempre renegou o termo “privatização” e exaltou exigir contrapartidas, como redução de tarifas.


23 comentários

  1. jobalo
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 9:17 hs

    Desastrosa , e corrupta, foia herança, que o sapo barbudo , deixou pra guerrilheira, e ela , não pode falar nada e fazer nada , a não ser afundar cada vez mais o brasil em dividas e inffração, que o fhc e o itamar tinham ccconseguido a duras custas do sacrificio do povo , estabilizar . E os não vvi nada , não sei de nada , não tava lá, só sabem mentir , e bem , pois o povo brasileiro, tanto os ricos pra não perder a boquinha e aumentar mais seus capitais, e os popbres , que não querem trabalho só as beneces generosas do governo nefasto.

  2. Júnior
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 9:22 hs

    Tá mais para “indecênio”…

    Pena que os eleitores assistencializados não irão entender “bulhufas” o que o título quer dizer…

    Daqui a pouco vão fazer um filminho de ficção também…

    Só espero ver nas salas de cinema um DOCUMENTÁRIO SOBRE O MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO DA HISTÓRIA DO BRASIL, capítulo que naturalmente vai faltar no livrinho e no filminho deles…

  3. Demétrio da Silva
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 9:29 hs

    PARA PIOR

  4. Fui II
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 10:03 hs

    Mudou o Brasil…o fim justifica os meios? roubalheira,falcatruas,ministros demitidos por corrupção, mensalão.. e o que mais gente? me ajudem a complementar a lista

  5. HENRY
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 10:10 hs

    MUDOU E MUITO. NUNCA SE ROUBOU TANTO, NUNCA TÃO POUCOS ENRIQUECERAM MUITO (lula 51 e seu filhão). MUDOU MUITO. E O PIOR É QUE TEM GENTE QUE AINDA VOTA E APLAUDE ESSA RAÇA!

  6. Walter
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 10:14 hs

    VIVA, esse novo Brasil

  7. TRABALHADOR
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 10:16 hs

    Quem deu todo esse poder ao PT foi o ex-presidente FHC do PSDB. Ele fez privatizações má explicadas, abafou um monte de escandalos,etc. No segundo mandato sua gestão foi desastrosa, tivemos desemprego e diminuição na renda do trabalhador, comemos o pão que o diabo amassou..Daí veio a era LULA , com o seu populismo todo…Mas o povo gosta e o homem tem tanto prestígio que se quiser elege até o “TOTÓ” pra presidente..Alguns anos atrás ninguém nem sabia quem era a “DILMA” e agora vejam onde ele colocou ela sentada…Oposição vai ter que trabalhar muito pra convencer o povo à mudar…

  8. Anônimo
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 10:21 hs

    Melhor seria “O DECÊNIO QUE MENSALOU O BRASIL”.

    Mas, porque falar no “programa” mais importante do governo lulo-petista?

    Deixa pro Barbosa, gente …

  9. atento
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 10:21 hs

    Na foto, quem aparece em dupla com a Dilma é o Janio Quadros ?

  10. carlos maia
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 10:43 hs

    Me sinto na Venezuela, Equador ou Cuba.
    Às vezes penso ter voltado ao tempo de cartilhas de patrulhamento ideológico “goebeliano”…
    … enquanto isso, o governo federal incha, aumenta sua dívida interna e ainda toma como verdade absoluta que r$ 70,00 mes tira as pessoas da miséria…
    Fala, sério !

  11. OCIMAR
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 10:57 hs

    FOI,FOI A QUADRILHA DE VAGABUNDOS QUE TRANSFORMOU O PAÍS NO MAIOR PARASITÁRIO DO MUNDO.

  12. Alessandro
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 11:15 hs

    O cartaz tem inspiração em propaganda de regimes tão democráticos quanto Cuba.
    Cofiram aí:
    http://www.ebay.com/itm/1953-USSR-SOVIET-STALIN-COMMUNIST-PROPAGANDA-POSTER-/190782596859?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2c6b8766fb
    http://3.bp.blogspot.com/-FVcOX4ba21g/TvuyGBlttkI/AAAAAAAAAyY/QH17n2RpXu4/s1600/01.jpg
    http://1.bp.blogspot.com/-oisattcthFU/TX-2BmwR4aI/AAAAAAAAQmA/tYLkhPRNtp0/s1600/MarxEngelsLeninStalin2.jpg
    “A burrice no Brasil tem um passado glorioso e um futuro promissor” Roberto Campos.

  13. terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 11:35 hs

    KKKKKKK….cartilha para o povo “sem ginásio”…Aos que estudam e trabalham está claro que o PT apenas colheu os frutos que FHC plantou…O “melhor” que Lula implantou foi a liberdade pro seu pessoal corromper todas as Instituições do País..

  14. joaquim rodrigues da silva
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 11:57 hs

    falta humildade parA o PT, SERÁ QUE TUDO QUE ACONTECEU ATÉ AGORA É OBRA DE UM GOVERNO SÓ.

    NAO VAMOS BRINCAR COM A INTELIGENCIA DO POVO

  15. salete cesconeto de arruda
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 12:50 hs

    Trabalhei por mais de 40 anos em comunidades pobres. Não apenas de Curitiba. Tenho que admitir: NUNCA ANTES NESTE PAÍS vi meus IRMÃOS DE PÁTRIA empregados, estudando e sonhando com tudo o que temos direito. Assim sendo só posso dizer que o POVO é bem mais SÁBIO do que muitos que se acham. Aprendeu a ESCOLHER O MELHOR ENTRE OS SEUS e está colhendo os frutos. Não precisou esperar o bolo crescer para ter o seu pedaço. Sem contar que hoje – LIVRE DA MISÉRIA que tomava conta da maioria – hoje o POVO MAIS POBRE já consegue trabalhar com a IMAGINAÇÃO CRIATIVA pois isso só é possível quando o único pensamento é a comida. Hoje a arte e a cultura de uma multidão de brasileiros começa a ser vista e isso é ótimo para o Brasil e para todos nós. Sem essa mescla de raças e cultura NÃO SERÍAMOS JAMAIS o Brasil BONITO de todos.
    VIVA O PT. O único PARTIDO PASSADO A LIMPO. Até cruelmente como diz o querido jornalista Ricardo Kotsho que ajudou a organizar o livro BRASIL NUNCA MAIS sobre a tortura.
    Salve VOCÊ Fábio que postou a LINDA FOTO que faz parte da nossa HISTÓRIA: o operário nordestino sem faculdade e a menina rica que abandonou tudo e chegou a primeira PRESIDENTA ELEITA pelo povo do nosso amado Brasil.
    Que linda DUPLA!
    Só o PT poderia nos dar HOMEM e MULHER para PRESIDIR o Brasil. Os outros partidos ainda precisam deixarem de ser machistas. Mas chegaremos lá. Sempre é tempo de a oposição se ligar no que de fato o país precisa e apresentar PROJETOS que sejam MELHORES do que os que o PT implantou e implementou sem MEDO DE SER FELIZ!
    Serra não teria competência para TOCAR O REAL como fez o PT e isso o FHC já admitiu em público.

  16. Dieter
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 13:24 hs

    Joaquim, infelizmente a maioria do povo não é inteligente e não é só porque vota no pt.
    Não é inteligente por falta de escola, e a escola vai continuar faltando pois não é boa coisa para os petistas educarem o povo, porque todo mundo sabe que povo culto tem capacidade de raciocínio mais complexo e pode acabar descobrindo que só ajuda não é suficiente.
    Um governante honesto cuida do seu povo sem traí-lo com roubos, desvios, mensalão, mentiras, etc.

  17. Helena
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 14:00 hs

    Ah! mudou sim, prá pior, estão acabando com a ESTABILIDADE ECONÔMICA DA MOEDA E ELIMINAÇÃO DA INFLAÇÃO, CONQUISTADA ÀS DURAS PENAS, FHC COM O NOSSO SUOR E A QUEBRADEIRA DOS PEQUENOS E MICROS EMPRESÁRIOS, QUE SUPORTARAM A DOSE DO “REMÉDIO” ANTI-INFLACIONÁRIO, QUE FOI UMA RECESSÃO ECONÔMICA FORTE, SEM SE LAMENTAR,POIS SABIAM QUE ERA PARA O BEM DO NOSSO PAÍS…
    E AGORA O PT ESTÁ DESTRUINDO TUDO ISSO, POR NÃO SABEREM GOVERNAR…
    SÓ ESTÃO COLHENDO O FIANLDOS FRUTOS DO “POMAR” ECONÔMICO DEIXADOS PELOS TUCANOS…

  18. Eleitor
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 14:52 hs

    Pessoal, em que país vocês vivem?
    Sério que vocês não conseguem ver progresso nesses 10 anos?
    Parem e pensem.

  19. BOZO
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 15:49 hs

    O BRASIL ESTÁ SE TRANSFORMANDO EM UMA CUBA … MAS, COM MUITO MAIS POLÍTICOS CORRUPTOS, IMPRENSA VENDIDA, ETC. ETC. ETC. NOSSO FUTURO É TEMEROSO.

  20. Canelas
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 17:25 hs

    Já estamos caminhando para a ditadura. Já devem estar pensando na cartilha dos 20, 30 e quem sabe mais quantos anos de poder. A capa está bem ao estilo das publicações oficiais dos governos da Coreia do Norte, China e da antiga URSS. O Lula com aquela cara 30 anos mais moço, a Dilma com sorriso de quem construiu com seu PAC um Brasil dos sonhos, familias felizes e a cupinchada do MST com bandeirolas do PT, o operário sorridente com as casinhas COHAB, todos rendendo homenagens aos nossos grandes lideres. Lembra as estatuas que inauguraram dias desses na Coreia do Norte. Faltou só a foice e o martelo. Triste destino.

  21. POVO DO VALE DO IVAI
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 18:26 hs

    NUNCA VI NO MEU ESTADO
    – TANTOS CARROS NA ESTRADA.
    – TANTAS CONSTRUÇÕES E OBRAS NO VALE DO IVAI.
    – TANTA GENTE NOS MERCADOS COMPRANDO COMIDA.
    – TANTOS ANUNCIOS SOLICITANDO EMPREGADOS.
    – TANTOS ALUNOS NA FACULDADE, INCLUSIVE EU.
    ACHO QUE MUITA GENTE NÃO ACREDITAVA QUE UM METALURGICO E SINDICALISTA, CONSEGUISSE TANTO PARA O POVO DO MEU PAÍS.
    ETERNO AGRADECIMENTO A ESTE NORDESTINO. ORGULHO DE VOCE.

  22. OCIMAR
    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 – 19:04 hs

    É O POVINHO DA ESMOLA QUE VIVE AS CUSTAS DE QUEM REALMENTE TRABALHA.

  23. Alessandro
    quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013 – 13:59 hs

    PT foi contra a Constituição.
    PT foi contra o Plano Real.
    PT foi contra a Lei de Responsabilidade Fiscal.
    PT foi contra a privatização da telefonia.
    PT é o partido que inventou e gerenciou o mensalão.
    PT é o partido que defende os réus do mensalão.
    PT é o partido que defende refugio ao assassino Cesare Battisti.
    PT é o partido do BANCOP.
    PT é o partido que é contra a verdade no caso Celso Daniel.
    PT é o partido que defende e estimula o aborto (este ano saiu uma cartilha do Governo Federal de como se usa a substância do Cytotec).
    PT é o partido que defende ditaduras de Cuba, Venezuela, Irã, Zimbábue, etc.
    PT é o partido que defende a censura da imprensa.
    PT é o partido que conseguiu para nosso país, em 2012, um crescimento pior do que o da Argentina.
    PT é o partido do Foro de São Paulo e do seu plano para uma América Latina idiotizada pelo socialismo.
    PT é o partido do apagão dos aeroportos.
    PT é o partido do apagão da eletricidade.
    PT é o partido de uma COPA bilionária e sem sentido.
    PT é o partido do voto trocado por dinheiro, do bolsa miséria.
    PT é o partido que ataca o empresariado mas se vangloria da ótima produção agrícola, mérito exclusivo do agronegócio.
    PT é o partido dos escândalos de corrupção e desvio de dinheiro público desde a sua cúpula e de pessoas próximas a presidente: Zé Dirceu, João Paulo Cunha, Delúbio Soares, Erenice Guerra e por aí vai.
    PT é o partido que usa a máquina estatal para perseguir testemunhas, como no caso do caseiro Francenildo Costa.
    PT é o partido aliado de Sarney, Collor e Maluf.
    PT é o partido do kit gay (aquele que “ensina” que ser bissexual é melhor que ser hétero).
    PT é o partido que incentiva o preconceito racial, apoiando cotas.
    PT é o partido que acaba com o qualidade do ensino superior, ao incentivar a entrega de vagas das universidades federais àqueles que tiverem média alta em escolas públicas (afinal, todos sabem que muitas escolas públicas não são rigorosas – e que há diferenças enormes entre elas).
    PT é o partido que ensina crianças que as frases “os meninos pega o peixe” e “nós paga os peixe” estão corretas.
    PT é o partido que pretende desarmar o povo e deixá-lo inofensivo aos ladrões e assassinos.
    Tudo isso, só puxando pela memória mais recente.
    Festejar o que, mesmo?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*