Procurador já analisa denúncia de Marcos Valério contra Lula | Fábio Campana

Procurador já analisa denúncia de Marcos Valério contra Lula

Leonardo Melo, do MPF de Minas, recebeu depoimento de publicitário enviado por Roberto Gurgel: operador do mensalão citou petista como beneficiário do esquema.

De Marcelo Portela, O Estado de S.Paulo:

BELO HORIZONTE – O Ministério Público Federal em Minas Gerais começou a analisar esta semana o depoimento do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, no qual ele acusa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter recebido recursos do esquema do mensalão, julgado no ano passado pelo Supremo Tribunal Federal.

O material encaminhado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para a primeira instância – já que o ex-presidente Lula não possui mais foro privilegiado -, foi distribuído para o Núcleo do Patrimônio Público do MPF em Belo Horizonte, composto por quatro procuradores.

Por sorteio, a análise ficará a cargo do procurador Leonardo Augusto Melo. Ele vai avaliar as declarações de Valério – condenado a mais de 40 anos de prisão pelo Supremo -, que disse em depoimento na Procuradoria-Geral da República, em setembro último, que Lula sabia do esquema e que cerca de R$ 100 mil foram usados para pagar despesas pessoais do então presidente.

O procurador mineiro vai decidir se anexa o depoimento de Marcos Valério a algum dos procedimentos que já tramitaram no órgão ou se abre uma nova investigação – ou , ainda, se arquiva o caso. Conforme a assessoria do Ministério Público Federal, não há prazo para a decisão.

Condenações. Em Minas foi realizada a maior parte das investigações desmembradas do processo que tramitou no Supremo. Desde 2006, a Procuradoria da República no Estado já apresentou pelo menos seis denúncias ou ações originadas do escândalo do mensalão. Elas resultaram em ao menos quatro condenações. Entre elas, a primeira registrada no mensalão: o advogado Rogério Tolentino foi condenado a 7 anos e 4 meses de prisão por lavagem de dinheiro.

Empréstimos fictícios. Outra denúncia resultou na condenação de Valério, executivos do Banco BMG e os ex-dirigentes petistas José Genoino e Delúbio Soares pela montagem de empréstimos “fictícios” e “falsos” ao PT em 2003 e 2004.

Valério e seus ex-sócios também já foram condenados por sonegação e falsidade.


12 comentários

  1. BOZO
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 9:25 hs

    “JÁ” ANALISA … ESTÃO DE BRINCADEIRA MESMO. O MINISTÉRIO PÚBLICO ÀS VEZES DEMONSTRA CAMINHAR A PASSOS DE TARTARUGA QUANDO OS ENVOLVIDOS SÃO DA CORTE … PELO AMOR DE DEUS !!! ALGUÉM ACREDITA QUE MARCOS VALÉRIO TENHA INVENTADO TODAS AS ACUSAÇÕES CONTRA LULA ???? BEM, OS MENSALEIROS “CONDENADOS” AINDA ESTÃO AÍ, SOLTINHOS DA SILVA, ALIÁS, ALGUNS ASSUMINDO SEUS CARGOS POLÍTICOS, ZOMBANDO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. O LULA ALI BABÁ IMPUNE COMPLETAMENTE. É UM PAÍS DE BANANAS MESMO.

  2. Parreiras Rodrigues
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 9:52 hs

    À prova, a blindagem do líder da família Metralha.

  3. pingo
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 10:02 hs

    Esse banquinho do lulinha o BMG merecia uma séria devassa em suas contas pelo Banco Central, Receita do Brasi, Ministério do Trabalho e etc…..
    Lula nunca mais!

  4. OCIMAR
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 10:24 hs

    NEM PRECISA DE JULGAMENTO,ISSO AÍ É BANDIDO,JÁ ESTA PROVADO,PENA DE MORTE IMEDIATAMENTE.

  5. sergio silvestre
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 10:32 hs

    Enquanto isso,os valorosos procuradores mineiros nao mexem com o
    Azeredo,com todo esquema do PSDB que montou o mensalão.
    De Ribeirão Preto passando por Franca chegando no sul de Minas,era a terra dos barões do café,terra das famosas casas grandes,com suas senzalas nos fundos para castigar o negro produtivo que se rebelasse.
    Parece que não perderam o costume,e sentem falta do escravo nos dias atuais.Então vamos satanizar o LULA ,e a pregação das irmandades obscuras dos porões da CASA GRANDE.

  6. joao luiz de souza
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 14:22 hs

    AGORA COMEÇA O FESTIVAL DO PT PARA DESQUALIFICAR O PROCURADOR GERAL E OS PROCURADORES.

    TÁTICA DE DITADORES, DESMORALIZA OS PODERES CONSTITUÍDOS, E COMEÇAM AS DENUNCIAS CONTRA A OPOSIÇAO E A IMPRENSA GOLPISTA..

    MAS, NAO DEMONSTRA A LISURA A TRANSPARENCIA, PARTE PARA ACUSAÇAO , TÁTICA DE QUEM NAO QUER EXPLICAR NADA..

  7. Trabalhador
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 14:42 hs

    Se o valério sabia tanto porque não contou tudo da 1ª vez? Que dorem então a sua pena de prisão…E se for pro Lula ir pra cadeia, que vá…Que vá também o Maluff, o Sarney, o FHC, etc…Todos os que saquearam os cofres do país e trabalharam contra o povo..

  8. Deutsch
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 16:54 hs

    Dizem que já tem presídio federal com numero reservado para o luladrão; prisioneiro 171.

  9. salete cesconeto de arruda
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 17:08 hs

    Rsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsr
    Gurgel acha que se PERSEGUIR Lula vai escapar da DEVASSA que o senado prepara para os impolutos da tal justiça.
    Vai ser engraçado!
    Ainda mais que o Aecinho é de Minas mas vive no Rio. As meninas de Ipanema adoram quando ele larga a bicicleta alí na esquina da Rainha Guilhermina com a Visconde. O shortinho azul faz o maior sucesso. Já a barriguinha…
    Mas voltando ao Gurgel: que ódio esse cara tem dos mais pobres!
    Alguém viu ele INVESTIGANDO O MENSALÃO DO PSDB e a PRIVATARIA. Duvido. O homem tem medo ou faz parte como tantas vezes já disse Collor?

  10. Strapasson
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 18:43 hs

    A chapa está esquentando! Oba!

  11. pt
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 20:32 hs

    Caros
    voces estao sendo muito duros com o Sapo Barbudo, coitadinho , ele e tao inocente, nao escuta direito, nao ve direito e nunca sabe de nada quanto o assunto e corrupcao.

  12. Helena
    segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 – 9:36 hs

    Defender o lularapio nessas alturas, é como se incluir como alma “gêmea do mensalão”. Quem defende, compactua…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*