De Antonio Senkovski, Gazeta do Povo:
O Paraná fechou 2012 com saldo positivo de 2,23% no emprego industrial e ficou com a liderança nacional do índice, que caiu em 12 dos 14 locais pesquisados. Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (8) e vêm na contramão do resultado da produção industrial, que, no ano passado, caiu 4,8% no estado.
O Paraná está no topo de uma lista com 10 estados e quatro regiões pesquisadas. Apenas Minas Gerais também teve resultado positivo no acumulado de 2012, com alta de 0,78%. Todos os demais locais pesquisados tiveram queda, segundo o IBGE.
No Paraná, o setor de aparelhos eletrônicos, de precisão e comunicação se sobressaiu (25%), seguido pelo setor têxtil (12,3%). Também tiveram alta em 2012 o setor de refino de petróleo, combustíveis nucleares e álcool (7,3%) e a fabricação de produtos de metal (3,8%).
As influências negativas sobre a média geral no balanço do ano ficaram, principalmente, com os setores de papel e gráfica (-3,64%), vestuário (-17,2%), e indústrias extrativas (-1,4%). A metalúrgica básica (-3,5%) e a madeira (-0,4%) também tiveram baixa.
Dezembro de 2012
Com aumento de 0,7%, na comparação mensal, o Paraná foi o único estado que apresentou alta comparando os números de dezembro de 2012 com o mesmo mês de 2011. Outros nove estados e quatro regiões fecharam com médias negativas.Para a indústria paranaense, em dezembro, o destaque ficou com a fabricação de aparelhos eletrônicos, de precisão e comunicação, que teve alta de 12,2% no número de trabalhadores. Outro setor com variação positiva foi o têxtil, com aumento de 15,3% e o de alimentos e bebidas, com 2,53%.
Os resultados negativos do volume de pessoal ocupado ficaram por conta dos setores de vestuário (-18%), papel e gráfica (-5,4%) e metalúrgica básica (-3,5%).
5 comentários
Mas ontem estavam falando que o ano foi ruim, que houve queda na produção industrial em 2012, o governador estava chateado com a notícia que a gazeta do povo publicou, etc… E agora liderou a criação de empregos? Como pode? Não dá para entender nem a imprenssa mais….
Ah…o jornal do governo federal mudou o discurso depois do puxão de orelhas do governador?
Vamos ver se a GAZETONA dá manchete.
Deu 1ª página e letras garrafais quando foi para notriciar a queda da atividade industrial.
fabio,vc ja esta em ritimo de carnaval ?não esta postando os comentarios da tchurma.
É,ONDE A QUADRILHA DO LULADRÃO NÃO PÕE A MÃO.A COISA FUNCIONA, SÓ ESPERO QUE ESSE POVO DO PARANÁ NÃO FIQUE BURRO E ELEJA A TANGUINHA DE VELUDO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.