Papa Bento XVI renuncia | Fábio Campana

Papa Bento XVI renuncia

O papa Bento XVI durante audiência em 16 de janeiro (Foto: AFP)

O Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro. A sala de imprensa do Vaticano já confirmou a notícia. Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante o consistório para a canonização dos mártires de Otranto. Bento XVI justificou a decisão ao dizer que sente o peso do cargo de pontífice e que tomou a decisão para o bem da Igreja. A idade avançada e os problemas de saúde contribuíram para a decisão do Papa que declarou “não ter mais forças” para exercer o cargo. O pontífice afirmou que está “totalmente consciente” da gravidade de seu gesto.


33 comentários

  1. Rafael Êrico Kalluf Pussoli
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 9:38 hs

    O Nosso Santo Padre o Papa Bento XVI,prestou e presta inestimavel serviço povo católico,se for confirmada realmente
    essa noticia,sabemos que a humildade,sabedoria e intèligencia
    invulgar que ele possui,fez com que sua reflexão o levou a carregar a Cruz de Cristo,não está afeta ao poder tewmporal,por isso com muita sabedoria,esse simples operário na vinha do Senhor,sucessor do grande Papa João Paulo II,está fazendo o melhor o futuro da Santa Igreja Catolica Apostólica Romana,o mundo cristão tem muito a agradecer a os dois Papas João Paulo II e Bento XVI pelo intenso e fecundo trabalho pastoral e apostolico.Muito Obrigado Papa Bento,continuarei rezando pelo
    senhor.

  2. Um direitista a menos
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 9:52 hs

    Para o bem do mundo e bom que este ser deixe o lugar mais alto da hierarquia católica. É o primeiro membro da Opus Dei que caí. Agora devem vir os outros

  3. Vigilante do Portão
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 10:10 hs

    Atitude correta.

    Debilitado, vai ceder o lugar para um novo Pontífice.

    Evitando a agonia da espera e das disputas internas.

  4. Trabalhador
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 10:19 hs

    É uma pena, segundo algumas profecias este seria o penúltimo papa, agora virá o último papa, o que assistirá o fim do mundo. Quem fez esta previsão foi São Malaquias em 1139 d.c., segundo ele o sucessor de Bento será o “Petrus Romanus”.Segundo São Malaquias “este alimentará seu rebanho em meio a muitas tribulações, após o qual a cidade das sete colinas (Roma) será destruída e o juiz terrível julgará o povo”. Bom, dizem que na verdade este “fim do mundo” será na verdade o início de uma nova era, onde haverá mais paz e justiça; onde o planeta terra deixará de ser um mundo de “espiação” e passará a ser um mundo de “regeneração”. De qualquer maneira podemos ter a esperança que um dia “os corruptos” deixarão nosso planeta, rumo ao inferno ou algum outro lugar para espiarem todo o mal que causam ao povo de Deus…

  5. Kelvi
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 10:34 hs

    Foi-se o sétimo rei, que deveria durar pouco… agora vem o oitavo rei, que é dos sete, e sua ferida mortal será curada

  6. Valdecir Balduino
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 10:37 hs

    Se até o Papa está renunciando é porque a coisa ta feia mesmo.

  7. vizinhense
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 10:58 hs

    Direitista de uma figa vc fala com a voz do capeta,com certeza vc não sabe oque está falando,é a voz dele. É proprio de filhos do demo ter essa postura.Quando o capeta levar o teus restos para avivar o fogo no inferno,ai que nós vamos ri e muito. rs rs rs rs .

  8. fiscalde realeza
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 11:13 hs

    GENTE ELE ANUNCIOU QUE DIA 28 RENUNCIARRA AS 20 30 HORAS DA ITALIA VATICANO HORA BRASILEIRA 17 00 HORAS ENTAO NAO VAI DEIXAR NINGUEM NA MAO E DEVEMOS RESPEITAR POIS É UM LIDER DA MAIOR SEGUIMENTO RELIGIOSO DO MUNDO E SE IMPORTA SIM COM OUTROS SEGUIMENTOS QUE TRAIS O POVO AO SEU REDOR COM EXCLUSIVIDADE UNICA

  9. Rossby
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 11:21 hs

    Lixo moral esse comentário acima das 9:52. Só pode vir da lavra de esquerdistas que se acham os maiores humanistas do mundo, contudo foram os grandes massacradores de pessoas e idéias que o mundo já conheceu.
    Ainda bem que esse povo mesquinho não vingou por estas paragens. Se assim fosse, seríamos hoje uma grande Cuba ou Coréia do Norte condenada a um atraso cruel.

  10. rogerio
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 11:25 hs

    foi o mordomo que ameaçou abrir a boca…

  11. Zangado
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 11:32 hs

    Renovar ou morrer – eis a questão.
    Em muitos assuntos, dogmáticos para a Igreja institucional, ninguém mais acredita.
    São dois mil anos de distância à palavra original do homem de Nazaré, que não tinha nada a ver com dogmas mas com percepção superior da realidade.

  12. Mutatis Mutandis
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 11:52 hs

    Vejam como são as coisas:

    No plano dos homens de bem, quando não há mais vigor físico ou então não há plenitude das faculdades mentais, os homens de bem abdicam das posições de comando – para que alguém com mais vigor assuma a liderança dos seus.

    No plano dos homens de mal, bebados analfabetos que sequer tem faculdades mentais são ungidos a líder e carregados para a Presidência da República. Mesmo nunca tende faculdade mental e/ou dotação intelectual, a besta chegou lá e tentar permanecer por lá.

    Essa situação, de nosso Santo Padre ter renunciado, é um bom exemplo e um bom eixo moral para que a humanidade de referencie: a humildade de reconhecer a hora de parar e a grandeza de abrir espaço para que alguém mais vigoroso conduza os seus.

    Que Deus lhe abençoe Joseph Alois Ratzinger.

    Enquanto isso, no mundo oposto ao de Bento XVI, o PDMB segue tentando arrastar o menino Richa para o abissal… Na última quinta-feira já conseguiram emplacar uma parte verde do plano negro.

  13. Mutatis Mutandis
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 11:54 hs

    Para os ácefalos que agridem nosso Santo Padre, é favor estudar sua biografia. Mesmo que superficialmente como é possível no Wikipedia.

    Não posso lhes requisitar fé, muito menos que sejam cristãos católicos.

    Mas posso, e devo, requisitar inteligência e probidade para discutir. Portanto, se não querem o respeitar pela santidade, que o respeitem pela biografia ímpar – que com certeza dá um cacete infinito na biografia dos medíocres que o critiam.

    Eis o link.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Bento_XVI

  14. segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 11:57 hs

    Acho que coisas obscuras estão ás escondidas, dentro da grande Babilônia,felizmente é um momento transitório da fé e da oferta, que a igreja,impunha aos fiéis. Nada se podem dizer ou argumentar pois fica em baixo dos tapetes da igreja. Desde de já eu afirmo aos demais que são cumprimentos da bíblia, evangelho da salvação para aqueles que creem, lamento se não creram na palavra de Deus, concerta ela se cumprirar do mesmo jeito. Se preparar amigos por que Jesus ta voltando.

  15. Proteu Dela Rue
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 12:03 hs

    Do ponto de vista da segurança cimento interior de cada católico é um fato novo que deverá ser enfrentado com muito cuidado. Qualquer renúncia, em qualquer sociedade, quando não permeada por fundamentos de corrupção, choca e abala as estruturas, provoca seus membros a refletirem. Indubitavelmente se o Sr. RATZINGER, exceto se a situação ñ for de legítima defesa ou para sufocar alguma crise interna, está prestando um grande serviço a comunidade católica renunciando o pontificado. SITUAÇÃO de legítima defesa porque RATZINGER vivenciou o escadalo do Banco Ambrosiano, o suicídio do seu presidente, Sr. CALVET, as denúncias das relações espúrias entre o Vaticano e o Sr. Calvet e no olho do furacão estava Monsenhor Paul Marcinkus, o todo poderoso, considerado a eminência parda da Igreja Católica, a época remonta o final do pontificado de Paulo VI e os 28 dias de João Paulo Primeiro. O Sr. RATZINGER vivenciou todas essas crises, colaborador exemplar de Karol Woitylla, queiram ou não a cabeça pensante da Igreja na retaguarda. O ato é digno das nossas homenagens.

  16. viva
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 12:12 hs

    até que enfim, uma atitude correta deste papa, que provocou um retrocesso secular, ao afirmar que a igreja catolica é a unica que salva. João Paulo II, buscou o diálogo entre as religiões e este veio na contamão.

  17. sergio silvestre
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 12:48 hs

    Até os santos padres estão mais dificeis.Estes que até amorte seriam papas.Com a raridade dos homens santos,as reflexões da proximidade da morte,deixa tambem a duvida nestes sacerdotes.
    Existe ou não existe DEUS? É a duvida cruel dos religiosos ,as vezes até mais que seu rebanho.
    O que eu penso é que o criador está muito acima destas picuinhas religiosas,e mesmo o papa não sabe qual é o horizonte a seguir.
    A fé tem que ser demonstrada nos atos de cada pessoa,respeitar uma pequena planta,ou um vivente inseto.Os padres ,pastores ,são os agregadores das familias,e nossa conciencia a fé em um Deus que desconhecemos,mas o sentimos em cada criatura e criação.
    E saber que lá nos confins do universo,existirá um lugar,onde as boas almas se encontraram,perante o criador.
    Todos nós estamos pertos deste dia,mas todos temem,até o papa.

  18. Gustavo Suplicy
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 13:01 hs

    Até o Papa renuncia, e o Renan Calheiros não se toca…

  19. H. Romeu Pinto
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 13:11 hs

    Quanta babaquice escrita, quanta gente bitolada…..

  20. LENZA TOLEDO
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 13:12 hs

    Opus Dei

  21. sonja
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 13:19 hs

    Que dia triste para Igreja Católica com renuncia do Papa Bento XVI ele deixa um legado muito importante que cargos não valem nada se não forem praaticados com amor e dignidade esse seu maior legado para mundo. Que DEUS o abençõe.

  22. JUSTICEIRO
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 14:25 hs

    TOMEI UM SUSTO QUANDO SOUBE DA RENUNCIA. A pessoa que brinca com isso dá pena, realmente não sabe o que isso significa nem o que acarretará para o destino da humanidade. Com certeza há o “dedo das sociedades secretas”. E se cumpre com certeza a profecia que diz que o homem contemporâneo escolheu viver SEM DEUS, Deus se afasta para mostrar ao homem o caos em que se transformará O mundo regido pelos interesses mesquinhos dos homens SEM Deus, começará a maior perseguição as coisas sagradas só permanecerão ao lado da fé aqueles que amam a DEUS e que serão provados em sua fé, será o fim para muitos mas no final a vitória será do bem sobre o mal. O homem terá que aprender(a duras penas) que DEUS SEM O HOMEM CONTINUA DEUS, MAS O HOMEM SEM DEUS É PÓ É NADA! As profecias dizem que o novo Papa será indicado pelas sociedades secretas será comandado pelas forças do mal e entregará a Igreja nas mãos do anti-Cristo que acabará por matá-lo e assumirá o comando da Igreja, veremos pela crise, pela confusão que se criará e pelos desmandos e perseguição A FÉ CRISTÃ e as coisas deixadas por Jesus aos Apostólos. TEMPOS DIFICEIS NOS AGUARDAM SE PREPAREM!!!

  23. segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 14:45 hs

    A Papa renuncia por questões de doença e por questões, talvez, de politica, aqui no Brasil é so Renann, SARNEY no Parana, Justus, Rossoni, Requião e ai vai

  24. walter
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 17:36 hs

    menos um kkkkkkkk

  25. TROLL
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 17:55 hs

    Mutatis
    Parabéns pelos teus comentários.

  26. justino bonifacio martins
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 20:02 hs

    Rossby, falando em Cuba; voce sabia que o Papa é eleito por um Colegio eleitoral e só sai quando quer? O Papa renunciou porque quis.A figura do Papa se compara aos irmãos Castro, eleitos por um Colégio eleitoral, democraticamente.

  27. lika
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 20:11 hs

    QUANTO BABUZEIRA, ESCRITA AÍ ENCIMA, A NEGADA FALA SEM CONHECER NADA, SE PERGUNTAR PRA METADE DESTA TURMA QUAL O MENOR PAÍS DO MUNDO E ONDE FICA COM CERTEZA 90% NÃO SABE, MAS FICAM DANDO OPINIÃO, RSRSRS, SÃO AS MARIAS LAVADEIRAS, COM CERTEZA HA UMA DISPUTA INTERNA NA IGREJA CATOLICA, VÁRIAS CORRENTES E ESCANDALOS, CADA UM QUERENDO QUE SEJA TRATADO DO SEU MODO, O PAPA PIFOU, NÃO AGUENTOU A PRESSÃO, AO INVEZ DE COLABORADOR ELE TINHA AGITADOR.

  28. Policial
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 20:58 hs

    Bem que o Comandante da PM podia seguir o exemplo. Tá no bico do corvo e não larga o osso.

  29. olhar clínico
    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 22:33 hs

    Muitas especulações. Deus nos defenda !!!

  30. segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – 23:28 hs

    JUSTICEIRO, vc. está falando do Brasil né???!!

  31. HELENA
    terça-feira, 12 de fevereiro de 2013 – 15:23 hs

    Sergio Sil estre…e isso ai ..corretissimo..nao preciso dizer mais nada,falou tudo.

  32. Paulo da Silva
    terça-feira, 12 de fevereiro de 2013 – 18:31 hs

    Bento XVI deixa um legado de humildade e interesse pelo bem comum. Com homens desta envergadura, estou seguro que outro assumirá com igual empenho. Nada Muda graças ao bom Deus. ‘TU ES PEDRO E SOBRE TI EDIFICAREI A MINHA IGREJA.

  33. Daniel
    terça-feira, 12 de fevereiro de 2013 – 21:30 hs

    Todos passam…
    A PALAVRA fica.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*