Por Elio Gaspari, O Globo
Desde o ano passado, o semiárido nordestino atravessa uma grave seca. Na Bahia, em Sergipe, Alagoas e no Maranhão, 75% dos municípios estão em estado de emergência. No Ceará, são 177 em 184. Lá, as chuvas do ano passado ficaram em metade da média habitual e neste ano estão abaixo do terço (55,1 milímetros contra 161,8). Há 136 municípios dependendo de carros-pipa para atender perto de um milhão de pessoas. Em algumas cidades, as escolas dependem do socorro de vizinhos.
Os investimentos feitos na região mostraram-se insuficientes para enfrentar uma calamidade natural que, segundo os meteorologistas, tende a se agravar. Estima-se que as chuvas deste ano serão poucas.
A mais vistosa ação do governo federal tem sido um filme de um minuto que a Secom botou nas televisões da região. Nele, Chambinho do Acordeon, feliz e sorridente, anda pela caatinga informando que “a seca sempre vai existir, mas o sertanejo vai poder se defender cada vez mais dela”. Cantando louvores aos investimentos feitos pelo governo, informa que “o sertanejo é um cabra forte, só precisa de apoio, e vai ter cada vez mais”.
7 comentários
Como sempre: Pão e Circo. Cezar imperador de Roma, propiciava aos romanos estes mesmo elementos.
VCS ESTÃO LOUCOS, OS POLÍTICOS NÃO PODEM PERDER TAMANHO FILÃO … AFINAL, QUANTOS MISERÁVEIS, QUER DIZER, QUANTOS ELEITORES … MAS, AGORA O SENADO TEM UM ALAGOANO COMO PRESIDENTE, COM CERTEZA IRÁ RESOLVER O PROBLEMA … ACREDITAM ????????
É mesmo seu Hélio..Acho que o Governo devia colocar essa musiquinha:
Sua vida vai continuar uma m…a;
sua barriga vazia,
tudo vai ser a mesma porcaria,
chuva cada vez mais rara,
comer só se for trabalhar no sul…
Jornalista medíocres escrevem artigos medíocres…Só faltou chamar os caras de barrigudos…Criticar é fácil!!!!! Mas apontar caminhos só os sábios o fazem..
Aseca sempre vai existir,as enchentes ,a violencia e os governos tambem.Vai me dizer que só agora o Elio Gaspari tomou ciencia destas catastrofes,e destas coisa mal feitas.
Por estas e outras atitudes políticas contraditórias com a realidade
do nosso país é que não acredito mais em nenhum político. E o po-
vão eleitor merece porque assiste a tudo de camarote e continua vo-
tando nos idiotas !!
Glauber falava da seca
Guimarães Rosa não?
E o maravilhoso da Sanfona Airão?
Jorge Amado…
Graciliano com todos os seus RAMOS…
O jornalista da REDE até chorou vendo o menino brincar com os gravetinhos…
Um partidão deu CESTA BÁSICA até esgotar a paciência do sul.
Mas como agora todo mundo tem RENDA BÁSICA o que é um direito de todos até que o problema seja resolvido a turma do PIG consegue finalmente ver o estrago que a SECA faz na vida dos irmãos de pátria que pela primeira vez NÃO ESTÃO ABANDONADOS!
Assim caminha a humanidade.
GOVERNAR PELO MEDO é o que fazem os COVARDES!
Viva PLENAMENTE A SUA VIDA e não terás medo da morte seja ela por seca, enchente ou DEPRESSÃO que o fantástico descobriu agora.
A REDE que pegou a blablarina é muito… cruel!
Não?!
Pergunte ao Caetano.
Ele sabe o que o FHC anda bebendo…
A seca voa, a seca passa, e os Sarneys da vida continua numa boa…