Fadiga eleitoral | Fábio Campana

Fadiga eleitoral

De Paulo Guedes, O Globo:

À “esquerda”, Lula, o Pai do Povo. À “direita”, Fernando Henrique, o Pai da Estabilidade Econômica. Lula lança a candidatura de Dilma Rousseff à reeleição. FHC acusa Lula de se tornar o “presidente adjunto”. “Nós não herdamos nada, nós construímos (tudo no decênio glorioso sob a Presidência do PT)”, alardeou a presidente Dilma. “Os petistas não podem mais falar de ética, porque têm o mensalão na testa”, retruca FHC, que patrocina o lançamento da candidatura de Aécio Neves.

Mais uma vez, a tentativa de polarização da disputa entre tucanos e petistas. Caso funcione, completam seis mandatos, quase um quarto de século no poder. Gramsci estaria orgulhoso. Não há mais oposição, apenas uma velha “esquerda” hegemônica. “Não há mais disputa ideológica, basta saber quem comanda a vanguarda do atraso”, confessou com extraordinária propriedade o ex-presidente FHC.

Poderia estar se referindo aos conservadores que lhe garantiram a emenda constitucional da reeleição. Agora não há mesmo oposição. Só a disputa pela gigantesca engrenagem estatal de comando centralizado que controla 40% do Produto Interno Bruto. Por isso a ferocidade das disputas. Por isso também o extemporâneo lançamento de candidaturas presidenciais. Por isso as degeneradas práticas políticas. Por isso a interrupção da agenda de reformas. E, como o primeiro a trocar o aprofundamento das reformas por um prolongamento do mandato, espero que se orgulhe FHC de ser também o pai dessa obsessão reeleitoral de presidentes passados e futuros.

A permanente batalha de PSDB e PT acabou cristalizando práticas políticas disfuncionais, alianças espúrias entre facções social-democratas e conservadores do Antigo Regime que lhes dão sustentação parlamentar. A Rede de Marina Silva pode ser uma novidade na política brasileira. Já o PSB de Eduardo Campos, situacionista que pode se tornar uma alternativa oposicionista, não se comportou bem em seus primeiros ensaios de questões nacionais, como a distribuição dos royalties do petróleo. E a imagem do partido só piora quando o governador cearense Cid Gomes, sempre às voltas com sua alegada preferência por jatinhos, atropela a Constituição na tentativa de desviar recursos dos royalties para financiar show de inauguração de hospital cuja fachada desabou.


20 comentários

  1. TRABALHADOR
    segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 – 17:26 hs

    Que bom, temos jornalistas enxergando a verdade…Isso aí chega dos mesmos:
    Vamos fazer diferente; buscar um presidente eficiente; que ame o PAÍS de verdade…Fim a monarquia brasileira, fim da hegemonia PT-PSDB na polícita brasileira. Vamos buscar a “VERDADEIRA DEMOCRACIA”.

  2. tadeu rocha
    segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 – 17:41 hs

    AI TA A GRANDE DIFERENÇA, QUE OS BRASILEIROS NAO ENTENDE OU SE FINGE QUE NAO ENTENDE, UM LADO ESQUERDO O MENSALAO ROSEMERY, OUTRO LADO A SABEDORIA A INTELIGENCIA F H C.

  3. Mário Almeida
    segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 – 17:43 hs

    O atual e o intelectual; os cabelos branqueiam mas não representam mais sabedoria, apenas desgaste físico decorrente do ambiente em que vivem. A vanguarda do atraso talvez seja devido ao desenvolvimento do homem no qual o cérebro reptiliano ainda prevalece sobre o néo-cortex, analítico, estratégico, subordinado aos instintos de sobrevivência mais hostis. Marina, ah!, não sei onde anda com a cabeça. Não consigo imaginar sequer um pouquinho um partido que seja totalmente independente, nem direita nem esquerda. Talvez, um partido novo, de linha reta, com a cabeça erguida, olhando em frente, como soldadinhos de chumbo alheios aos movimentos e interesses próprios da subsistência econômica. Que a criatividade os acompanhe.

  4. OCIMAR
    segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 – 18:15 hs

    FHC,CUIDADO COM A CARTEIRA.

  5. helena
    segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 – 20:11 hs

    Se o pt ganhar a próxima eleição vai acabar com a estabilidade economica deixada pelo Plano Real, porque naõ sabe administrar a economia, só vê o lado social, o social não sobrevive somente paralelamente, é necessário, investimentos em setores diversos, além da contenção dos gastos públicos e etc.

  6. IW
    segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 – 20:25 hs

    Palavras, muitas palavras… Lula eleito Presidente foi aclamado, reelegeu-se e fez sucessor. Dilma será com certeza reeleita, Lula volta se quiser, agora ou depois…
    Democracia! Voto e eleições; É assim que funciona!
    É claro que tem gente que aprecia um tipo muito especial de democracia, aquela em que vence quem os “esclarecidos” querem, ou aquela em que só a “nata” da sociedade vota…
    Existem também os que acusam o povo de ignorantes, gente que não sabe votar e escolhem “os piores”…resta saber, piores para quem?
    O PT governa hoje muito mais porque os governos anteriores foram relaxados com o povo do que por sua “reconhecida competência”. E vai continuar assim por muito tempo, porque FHC e sua quadrilha insistem em atacar quem o povo gosta sem apresentar propostas melhores, ainda acreditam que os brasileiros são burros. Simples assim!

  7. TRABALHADOR
    terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 – 5:59 hs

    Olhe IW, sábias palavras, bem colocadas, muito realista sua visão de política. É isso mesmo, o povo escolhe quem o trata bem, cansou de sofrer. E quem quiser o poder tem que ter um plano que inclua todos, não apenas alguns.

  8. PT NUNCA MAIS
    terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 – 9:16 hs

    Lula acabou………………….tá louco pra ser candidato não pode pq tem processo pra todo lado a caminho

  9. Parreiras Rodrigues
    terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 – 9:16 hs

    O IW fez um comentário que é a síntese da cultura que permeia o eleitorado do atraso, da corrupção, da imoralidade. Mas ele teve o cuidado de excluir as exceções, dentre as quais, me incluo.

  10. Elton
    terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 – 9:26 hs

    IW, concordo plenamente com você.
    Veja o caso do Paraná por exemplo, um governo que não fez e não vai fazer nada além de propaganda pessoal, contando com a burrice do povo (os não esclarecidos) mas, embora, muitos acreditem em propagandas mentirosas, boa parte do eleitorado está de olhos abertos e sabe distinguir gastos com marketing pessoal de gastos com projetos sociais e programas voltados ao bem estar de quem realmente precisa do Estado.
    Lamentável ter que ler o comentário de um certa helena: “só se vê o lado social…”
    Na minha o Brasil só não foi a bancarrota na crise de 2008 por conta dos programas sociais que colocou milhões de brasileiros sem renda, em extrema miséria, no patamar de consumidores, estimulando o consumo interno do país. Tem muito o que fazer ainda.
    Mas entre governar para a maiorias, os mais necessitados, ou governar para a elite que sempre sugou o país e não se identificam como brasileiros. Prefiro a primeira opção.

  11. Anônimo
    terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 – 9:27 hs

    Só se para os comedores de tripa seca, o pt fez alguma coisa, respondam sem balelas, as perguntas: quantas quilometros de estrada , de ferrovias, hidrovias, quantos portos e aeroportos foram modernizados ou construidos, quantas usinas hidrelétricas, e a saúde vai bem não , só a do lullarápio, sarney etc.a seca do nordeste foi resolvida né, e as reformas necessárias para o crescimento do País, quais o pt teve corregem de fazer, só a do mensalão.
    É isso que o povo quer ? só se são os vagabundos que vivem embaixo de árvores jogando baralho, e comendo a ração que esses falsos líderes jogam aos porcos dominados.
    Chega precisamos crescer, oferecer trabalho digno, não ração aos dominados ignorantes.

  12. salete cesconeto de arruda
    terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 – 12:27 hs

    Resumo:
    QUEM MANDA É O POVO!
    E se o POVO QUER ESTRELA DE NOVO quem somos nós para dizer o que deve fazer a MAIORIA?!
    Estamos numa DEMOCRACIA – gente!
    E o FH ainda nem fez o DNA do Real para saber quem é o pai!
    Rasrsrsrsrsrs

  13. ernesto
    terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 – 14:02 hs

    Estabilidade? O PSDB passou um país para o PT um país com inflação de 2 dígitos e os juros mais caros do mundo. Esqueceram ou é má-fé mesmo?

  14. ernesto
    terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 – 14:03 hs

    vamos lá FHC, se o seu governo foi tão bom, porque o PSDB não perdeu 3 eleições seguidas?

  15. ernesto
    terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 – 14:04 hs

    Bulgária vive seu tempo de PSDB/FHC. Deus nos livre dessa praga!

    Bulgária tem quase metade da população sob risco de se tornar pobre. Manifestantes protestam contra altos preços dos serviços públicos e aumento na conta de luz, na cidade de Sofia, Bulgária. Recentemente, o ex-primeiro-ministro Boiko Borisov renunciou ao cargo após sofrer com protestos contra as medidas de austeridade implementadas por ele Manifestantes protestam contra altos preços dos serviços públicos e aumento na conta de luz, na cidade de Sofia, Bulgária. Recentemente, o ex-primeiro-ministro Boiko Borisov renunciou ao cargo após sofrer com protestos contra as medidas de austeridade implementadas por ele

  16. ernesto
    terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 – 14:05 hs

    Taxa de desemprego é a menor desde 2003. Coitado do FHC!
    O desemprego foi o mais baixo desde 2003, início da atual série histórica, e a renda do trabalhador cresceu no maior ritmo desde 2004, segundo o IBGE.
    O descompasso resultou do alto custo de demissões e da escassez de mão de obra em alguns setores, o que fez empresários segurarem trabalhadores e aceitarem pagar melhores salários.
    Foi reflexo ainda do crescimento maior do PIB em atividades que ocupam mais pessoas, como comércio e serviços, dizem analistas. Os dados do PIB de 2012 serão divulgados na sexta-feira e analistas preveem alta de apenas 1%.
    Nesse cenário, a taxa média de desemprego ficou em 5,5% em 2012, a menor desde 2003. Já o rendimento subiu 4,1%, o melhor desempenho da série história, graças também ao forte reajuste do salário mínimo, segundo especialistas.

  17. terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 – 14:50 hs

    A grande vantagem do PT foi não ter abandonado a cartilha deixada pelo PSDB, assim é facil,não é mesmo?Agora vamos combinar, não dá para comparar todo os do PT com apenas Um do PSDB, esso pode bater no peito e dizer, ESSE CARA SOU EU!

  18. JF
    terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 – 15:27 hs

    Pois é senhores !! O erro do PT foi após 10 anos se comportar igualzinho àqueles a quem criticou, fazendo alianças com “filhotes” da ditadura militar como Sarney, Renan Calheiros, Collor, Maluf e etc…, adotando práticas populistas de “toma lá da cá” como o governo Sarney na década de 80, e como consequência,a inflação já está voltando (projeção acima de 6,5% aa), o dolar está instável, contas públicas em desequilíbrio, ingerência do governo na política monetária tirando a soberania do Banco Central, dilapidação do patrimônio da Petrobrás para atender a interesses político partidários. Tudo isso faz me lembrar um programa de tv na época das eleições presidenciais de 1989, onde Luiz Carlos Prestes foi questionado sobre como seria um eventual governo do PT, e o mesmo respondeu que seria igual ao do Sarney…parece que ele estava certo !!

  19. Aline
    terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 – 18:11 hs

    Sr IW, lembre-se FHC ganhou do LULLARÁPIO duas vezes no PRIMEIRO TURNO. O PT NUNCA conseguiu ganhar no primeiro turno. porque tem uma população EDUCADA que não se deixa convencer por um VAGABUNDO, ou o Sr acredita que foi um OPERÁRIO que chego lá????. Fala sério.

    Olha o currículo do LULLA e verá que este Sr. sempre foi um PREGUIÇOSO.

  20. sergio silvestre
    terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 – 20:45 hs

    Se gosta da tripa com recheio né anonimo.Aqui na Leste oeste tem um monte que tem seus mesmos gostos,comer uma tripona.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*