Estado de saúde de Hugo Chávez piora, diz chanceler venezuelano | Fábio Campana

Estado de saúde de Hugo Chávez piora, diz chanceler venezuelano

Mulher segura banner com foto de Hugo Chávez e filha, primeira imagem divulgada pelo governo depois da internação do líder em dezembro (Carlos Garcia Rawlins/Reuters).

De Luiza Damé, O Globo:

MALABO (GUINÉ EQUATORIAL) – O estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, piorou nas últimas horas, segundo o chanceler Elias Jaua, que participou nesta sexta-feira da abertura da reunião de países da América do Sul e África (ASA). Jaua, que leu uma mensagem de Chávez no encontro, disse que, apesar do tratamento, o presidente apresentou complicações respiratórias.

– (Chávez) Está lutando pela vida, apegado a Cristo – disse Jaua.

Em dezembro do ano passado, Chávez se submeteu a uma cirurgia para retirada de um câncer abdominal. Até esta semana, o presidente venezuelano estava se tratando em Havana, mas voltou a Caracas com a expectativa de tomar posse perante a Corte Suprema.

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, era esperado na reunião, mas não compareceu. Jaua negou que ele tenha ficado em Caracas por causa da piora do estado de saúde de Chávez. Segundo Jaua, que chegou a ser identificado pela organização da cúpula como vice-presidente da Venezuela, Maduro tinha assuntos a tratar com Chávez. No discurso, seguindo a nominata repassada pelo cerimonial, a presidente Dilma Rousseff cumprimentou o vice-presidente da Venezuela.

– Ontem o Ministério das Comunicações divulgou novo boletim médico dizendo que houve um processo de complicações na área respiratória. Informou que, apesar do tratamento, o déficit respiratório continua e houve complicações nas últimas horas. O presidente segue o tratamento, que foi bem aceito – afirmou Jaua.

Na quinta-feira, o governo venezuelano transmitiu em rede nacional de rádio e televisão um comunicado afirmando que a insuficiência respiratória do presidente persiste e que a situação não é favorável. O texto, lido pelo ministro para a Informação e Comunicação, Ernesto Villegas, dizia também que Chávez continua “aferrado a Cristo” – mesmas palavras usadas pelo mandatário no Twitter na segunda-feira – e em contato permanente com sua família e seus médicos.

Durante seu discurso, Elías Jaua leu uma carta que afirma ser de autoria de Chávez condenando o imperialismo. No texto, Chávez lamenta não poder estar presente na cúpula e reitera o desejo de que os resultados do encontro permitam que os países conquistem “nossa definitiva independência”.


18 comentários

  1. sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 – 15:31 hs

    Sei não…tratamento de saúde no ostracismo de Cuba ? O INSS do Brasil seria mais seguro….ou não ?!

  2. João Ribeiro
    sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 – 16:09 hs

    será que o Chaves está em Caracas mesmo????!!!!……

  3. Amigo do Fruet
    sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 – 16:18 hs

    Morre, ditardorzinho furreca do 3º Mundo!

  4. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 – 16:34 hs

    O esquife voou de Cuba para Caracas para ser enterrado em grande estilo, como nos tempos dos faraós egípcios. Logo, construirão uma cripta monumental e vão chamá-lo de o maior dos bolivarianos, maior do que o próprio Bolívar. Mais um me(r)dalhão para o panteão dos “heróis latrino-americanos”. Viva Zapata! Viva Catena Zapata!

  5. sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 – 17:53 hs

    Então ainda há uma esperança que ele morra ?? temos que ter fé!

  6. Kacetada
    sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 – 18:26 hs

    Apegado a Cristo? Quando chega essa hora até ateus comunistas chamam Jesuuuuuuuuuuuuuus…

  7. Luiz
    sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 – 18:39 hs

    Penso que Elías está enganado. Chaves apegado a Cristo?????

  8. OCIMAR
    sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 – 18:39 hs

    ATÉ QUE ENFIM UMA BOA NOTÍCIA,QUE VA LOGO E LEVE O SAPO BÊBADO LADRÃO JUNTO,ESSA CORJA DE VAGABAS SE MERECEM.

  9. Kaká
    sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 – 20:43 hs

    Ele está é ferrado ( não aferrado ), com Cristo.
    Um ditador sanguinário, corrupto e ladrão como esse tem que ir para o INFERNO. Aliás, já deveria estar lá há muito tempo.

  10. Deutsch
    sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 – 21:43 hs

    Esse já “peidou pro chifrudo”.

  11. curitibana.
    sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 – 22:12 hs

    Como assim, apegado a cristo? Ele não é comunista? Não é Ateu?

  12. jobalo
    sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 – 22:18 hs

    É na hora de abraçar o capeta o desgraçado lembra de se apegar em cristo , , que coisa feia camarada chaves , seja homem e morre pelo menos como homem.

  13. Parreiras Rodrigues
    sábado, 23 de fevereiro de 2013 – 9:58 hs

    O blogueiro das Novas Mídias deveria repensar as suas chamadas e postagens. São menos os que concordam, aplaudem e babam com elas, que os que se apresentam como contraditórios.
    Os favoráveis, quase todos no nível do Paulão – Chupa, tucanaiada. Dilma vai massacrar vocês, mais ou menos isso. O melhorzinho, o Maurício Pina não sai das broncas com o PIG – invenção dum jornalista de currículo nada invejável, com a burguesia seguindo a tática petista de fomentar a luta entre classes, tal qual Salete Cesconeto. Bem a mostra da cabeça do eleitorado petista, desinformada, conformada, entusiasmada com o arreganhamento do crédito e o incentivo ao consumo.

  14. HENRY
    sábado, 23 de fevereiro de 2013 – 10:17 hs

    “ÊITA” CARA TEIMOSO… PORQUE NÃO VAI EMBORA E LEVA JUNTO O “lula51”???

  15. Constanza Del Piero
    sábado, 23 de fevereiro de 2013 – 12:37 hs

    A mentira acompanha esse assassino até em seu leito de morte! …Apegado a Cristo??? – Desde quando comuna safado acredita em Deus???

  16. sábado, 23 de fevereiro de 2013 – 19:13 hs

    Até que enfim boas notícias, e agora na hora do “pegapracapar” se aferra em Cristo.

  17. justino bonifacio martins
    sábado, 23 de fevereiro de 2013 – 19:50 hs

    Henry, Constanza e Henrique voces são uns reacionários e safados que não chegam aos pés do Chavez. Ppr que esse ódio contyra Chavez? Porque voces três odeiam aqueles que amam Chavez: o povo venezuelano que sob seu comando está sendo respeitado. Trio de safados!

  18. Pedro Gunha
    sábado, 23 de fevereiro de 2013 – 23:58 hs

    SR Justino, mude para a Venezuela, lá voce não vai ter que ler comentários desairosos contra esse porco, mesmo porque não é permitido. Voce gostaria que aqui fosse assim também, não é?, mas espere sentado, isso não vai acontecer porque a petralhada está com os dias contados.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*