De Fernando Rodrigues, Folha de S.Paulo:
Depois de os pré-candidatos a presidente pelo PT, PSDB e PSB se atacarem mutuamente nos últimos dias, ontem foi a vez de Marina Silva também fazer observações ácidas sobre sua principal adversária em 2014.
Ao falar sobre a administração de Dilma Rousseff, a pré-candidata a presidente da República pelo novo partido Rede Sustentabilidade disse à Folha e ao UOL que o Brasil teve um “crescimento pífio” nos últimos dois anos. “Um presidente da República não é para ser o gerente do país. O presidente da República é para ter visão estratégica”. Ela concedeu a entrevista ao projeto “Poder e Política”.
Para Marina, “o desafio do Brasil é a mudança do modelo de desenvolvimento” e “a presidente Dilma não foi capaz de entender. Mas não só ela. O PT não foi capaz de entender. O PSDB não é capaz de entender essa nova agenda que se coloca para o mundo”.
Entre os possíveis adversários na corrida presidencial de 2014, só Eduardo Campos, do PSB, foi poupado por Marina. Ela apenas diz considerar legítimo que o governador de Pernambuco dispute o Planalto.
Ao criticar a gestão federal, Marina disse que a “apologia do gerente” foi feita em relação a Dilma Rousseff, e isso criou uma expectativa. “Talvez um erro de quem fez a sua campanha”, afirmou.
O estatuto e o programa partidário da Rede, como é chamado o partido de Marina, serão registrados hoje, às 10h, no 1º Cartório de Registro de Pessoa Jurídica de Brasília.
Indagada sobre o gênero da nova legenda -se seria “o partido Rede” ou “a Rede”-, Marina disse que o correto é usar a forma feminina. Portanto, “a Rede”.
E os filiados ao partido devem ser chamado de “redistas”, assim como os do PT são petistas? Não, a designação correta, segundo Marina, é “os redes”.
A Rede já se prepara também para contra-atacar no caso de o Congresso aprovar uma lei impedindo a criação do partido nos mesmos moldes do PSD do ex-prefeito Gilberto Kassab -que recebeu a adesão de deputados e assim aumentou sua presença no tempo de TV para fazer propaganda. Se a regra for mudada, os redes vão contestar na Justiça.
A Rede fará restrição a doações de empresas ligadas a fabricantes de bebidas alcoólicas, armas, fumo e agrotóxicos. Mas permitirá a captação de dinheiro de empreiteiras ligadas à construção de usinas nucleares.
Para Marina, não há problema. A empresa ligada à energia nuclear ao doar para a Rede agiria com “desprendimento”, sabendo que o partido é contra é fonte de energia.
Refratária a se declarar candidata a presidente desde já, Marina também rejeita a hipótese de fracassar o registro da Rede a tempo de se habilitar para as eleições de 2014. De maneira cifrada, cita o PPS (antigo Partido Comunista) como uma legenda que se ofereceu para ajudar os redes -essa legenda pode ser seu destino no caso de a nova sigla não estar pronta para o ano que vem.
Evangélica, Marina reafirma que a flexibilização da prática do aborto ou do consumo da maconha são temas para o país decidir em plebiscito. Ela é contra. Já sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo, nega ser a favor de também submeter esse tema a uma consulta popular.
Acesse a transcrição completa da entrevista.
17 comentários
E pelo jeito ela acha que a visão evangélica de mundo é a melhor, já nasceu errado esse partido dela.
Marina pretende revolucionar a economia… PARA PIOR!
Ela culpa o desenvolvimento industrial por um “passivo alto de carbono”.
Culpa a agropecuária e a agroindústria pelo desmatamento.
Culpa as hidrelétricas também por desmatamento.
Pô, que tipo de economia ela quer?
E ela tem certeza que é a dona da verdade.
Que país intelectualmente miserável é este, no qual damos ouvidos a pessoas tão tacanhas como Marina Silva?
Interessante, tomara que um novo caminho assim esteja se abrindo ao povo brasileiro, temas interessantes no seu discursso:
•visão estratégica;
•mudança do modelo de desenvolvimento;
•estatuto e o programa partidário;
•fará restrição a doações de empresas ligadas a fabricantes de bebidas alcoólicas, armas, fumo e agrotóxicos;
•a flexibilização da prática do aborto ou do consumo da maconha são temas para o país decidir em plebiscito;
Novas idéias são sempre bem vindas, principalmente para nós paranaenses que ainda vivemos na monarquia: Sai o Rei, vem o Reizinho; Sai Czar, vem o Czarzinh; Sai o Kaiser, vem o Kaisersinho; Sai o Imperador, vem o imperadorzinho; e por aí vai….
Quem estabilizou a moeda e implantou o plano Real e derrotou a inflação, entende…
MARINA SILVA, NAO É SÓ ELA MARINA SILVA, HOJE NO JORNAL DA MASSA, ESCUTEI UM COMENTARIO
MARINA SILVA, NAO É SÓ DILMA QUE NAO ENTENDE, É A MINISTRA TAMBEM QUE NAO ENTENDE NADA ELA É PIOR QUE A DILMA, MARINA SILVA, HOJE JORNAL DA MASSA, FIZERAM UM COMENTÁRIO QUE EU NAO ACREDITEI,, COMO A MINISTRA NAO SOUBE RESOLVER O CASO DOS PORTOS, O EX PRES, LULA TEVE QUE RESOLVER, PERGUNTO …. DILMA, NAO ACREDITO QUE VOCE DEIXOU ACONTEÇER ISSO É UMA VERGONHA., O LULA FOI EX EX EX PRESIDENTE DILMA, DILA COMO A MINISTRA QUER SER GOVERNADORA, POVO PARANAENSE VAMOS SE LIGAR. PARANAENSE, DIGO QUER SER CANDIDATA.
Candidata da Rede da Imprensa Golpista.
Não podemos esquecer, que vivemos uma recessão mundial (vide crescimento pífio da Europa e dos EUA).
O Brasil vai muito bem, principalmente para os brasileiros!
Menor taxa de juros da história! Menor índice de desemprego da história! Chora PIG!
REDE. Pelo que vejoé mais um que vai costurar aqui, costurar ali … Seria apropriado o termo rendeiras. “Tu me ensina fazer renda$, que eu te ensino marquetar.”
Ah, sim! Agora entendi. Quer dizer então que esta senhora, após travar o país com suas inúmeras portarias, resoluções, instruções normativas e outros absurdos, enquanto ministra do meio ambiente, que travaram o desenvolvimento do país (e resultaram no “crescimento pífio”), é quem entende de economia??? Vá se catar, cara de pau! Se esta desgraça for eleita presidente podemos fechar pra balanço!!! Deus nos livre!!! Xô, satanás!!!
E a Ciro Gomes de saia entende de q?
A agenda é a seguinte, entende-se pelo método comparativo:
O túnel de Saint Gothard (57 km) ligando Suíça – Itália estará pronto em 2017.
A Br -116 no trecho Curitiba – São Paulo, está empacado na Serra do Cafezal (19 km !!!) há mais de 40 anos e vai demorar ainda para finalizar a duplicação da única estrada ligando sul ao norte do país.
O aeroporto de Berlin foi aumentado e totalmente interligado à cidade por uma rede de trem e ônibus, evitando aumento de tráfego de carros.
Cumbica, vai aumentar o estacionamento de 2500 carros para 6000 carros e só … você continuará indo de carro ao aeroporto.
Eis a differença, gente boa.
Os filiados ao REDE vão ser Red (vermelhos)… E uma previsão, vamos ter duas mulheres no segundo turno, os tucanos serão abatidos ainda no primeiro turno!!!
O Brasil pode sim, abastecer-se e abastecer milhões de irmão nossos esparramados pelos cinco continentes, sem a necessidade de se cortar nem mais uma árvore. Basta acontecer um governo que desenvolva um projeto para recuperação dos milhares de alqueires de terras degradadas e se colocar um basta nesta besteira de se abrir novas fronteiras agrícolas.
O Brasil pode sim, ser auto-suficiente – de verdade, em petróleo, eletricidade, desde que os sistemas de exploração e de geração sejam tocados por quem das áreas, sem ingerência política.
O Brasil pode sim, viabilizar-se economicamente bastando para isso, sapiência na elaboração dos planos a partir duma visão globalizada da situação, a observação da honestidade e da transparência nas decisões.
O Brasil pode diminuir de maneira eficaz e real a gritante diferença entre os degraus da pirâmide social, buscando a inclusão das famílias no mercado do trabalho sem humilhá-las com as tais práticas sociais, bastando para isso, o desenvolvimento dum sério programa de educação, de saúde e de capacitação profissional.
Mas para tanto, há que não se ouvir besteiras como as proferidas por uns e outros aí em riba.
Ainda bem que amanhã dona Marta vem ai com o seu bolsa-cultura prá oferecer oportunidade pros uns e outros aprenderem que existem músicas melhor que Ai se te pego.
Sei
Blablarina continua na REDE.
Ainda pensa que é CELEBRIDADE.
Nem se deu conta que serve à CASA GRANDE.
Não sei como não foi POSAR AO LADO da Yoani e seus dois maridos. Combinam. Até os cabelos. Se bem que Marina mais elegante e menos DEMAGÓGICA os mantém presos.
Salve Marina!
Mas ACORDA pois sua REDE é a mesma que pega BOBO!
MEU DEUS!!!!! TÁ NA HORA DE SUMIR DO BRASIL. NÃO DÁ MAIS PRA AGUENTAR TANTA BESTEIRA E INCOMPETÊNCIA. SOCORROOOOOOOO!!!!!!
Helena, no final do seu governo FHC deixou uma inflação de 2 dígitos, assim como a taxa de juros.
Graças a Deus a sra. Marina não quer ver o tema acasalamento gay em plebiscito.
Em tempo: as pessoas devem ter compostura em público, héteros e homos (bi, etc).
KKKKK
É caso de internamento.
Então, APENAS A MARINA SILVA entende de Economia?
Todos os outros são BURROS.