Bento XVI, durante audiência com bispos de Roma (Gabriel Bouys/AFP).
De O Globo, com agências internacionais:
VATICANO – Em palavras improvisadas a sacerdotes da Diocese de Roma, o Papa Bento XVI tentou responder nessa quinta-feira uma pergunta que os católicos se fazem: como será o comando da Igreja com a existência de dois papas? Em seu pronunciamento, Bento XVI indicou que vai “se esconder do mundo” após deixar o o comando da Santa Sé. No entanto, o Pontífice, que também é o bispo da capital italiana, reforçou que vai continuar próximo dos fiéis, mesmo que esteja em clausura.
– Mesmo que eu esteja me retirando para orar, eu sempre estarei próximo a todos vocês. Eu tenho certeza de que todos também continuarão próximos a mim, mesmo que eu permaneça escondido do mundo – disse o líder católico.
Joseph Ratzinger, de 85 anos, vai deixar o cargo no dia 28 de fevereiro. Quinze dias depois, a Igreja deve iniciar o novo processo de escolha de seu sucessor. Um anexo a um mosteiro no Vaticano vem sendo preparado há meses, mas só agora foi revelado que será para recebê-lo. No entanto, sua ligação com o próximo Papa e mesmo influência na escolha de seu sucessor tem sido fonte de especulações. De acordo com o Vaticano, por volta do dia 31 de março o novo pontífice já deverá ter sido escolhido.
A declaração do Papa sobre o seu futuro foi feito durante um encontro com centenas de sacerdotes da Diocese de Roma – visto também como uma despedida. Bento XVI lembrou o espírito reformista do Segundo Concílio Vaticano, realizado na década de 60.
– Devemos trabalhar pela realização verdadeira do Concílio e por uma renovação verdadeira da Igreja – disse o Pontífice.
Na véspera, em sua última missa pública, o Papa afirmou que é preciso superar as rivalidades dentro do Vaticano. Ele surpreendeu ao falar abertamente da existência de “divisões do corpo eclesiástico” que, segundo ele, “desfiguram a face da Igreja” e põem em perigo “sua unidade”.
Mais cedo, em audiência para fiéis, ele disse que considerou a diminuição de suas capacidades físicas e espirituais para renunciar, dando a entender que não sofreu pressões políticas para deixar o cargo.
17 comentários
Pesquisa interna do PT, lança LULA como proximo candidato a PAPA.
ISSO QUER DIZER FUGIR, QUEM DEVE TEME
CARLA: Que comentário de mal gosto hien, acredite durantes vários anos que vejo o Fabio não me lembra de ter lido comentário de tão mal gosto como este teu, se nao tem creatividade vá dormir que é melhor.
Seu Bento, aqui a coisa funciona assim: Dilma no front e Lula no bastidor. O senhor pode experimentar o mesmo aí em Roma, ué…
Gesto nem um pouco nobre, o comentário dele menos ainda.
O homem deveria chegar ao fim da vida cercado de filhos e netos.
Esse é o ceu de um humano feliz.A vida passa veloz,nós que somos quase anonimos sofreremos menos,pois a maioria se doa para sua familia.
Esse é o verdadeiro pilar da igreja,os casais,os filhos e toda sua arvore .
Tenho pena daquilo que o Papa está passando,diz que quando estamos perto do fim,remoemos aquilo que deixamos de fazer e nos arrependemos.
Daqui mil anos estaram falando do Papa Bento,a historia dirá que renunciou,algum engraçadinho como o Gaspari fará alguma piada a seu respeito.
carla, nós católicos estamos passando por um processo de escandalo até na nossa religiao catolica. e voce ainda pensa em lula, ai acaba de uma vez a nossa religiao católica, eu acho que voce nao é catolica para pensar nessa ,,,,,,,, lula……
Carla, Isto tudo sem falar do Principal, e não esqueça as tabuas, por favor!
Vai se “Esconder” de vergonha, pois nem Jesus em seus ultimos segundos de agonia… renunciou à sua condição de filho de Deus.
É impressionante o número de artigos, com chutes, palpites e prognósticos sobre a renúncia do papa. Colunistas de todos os gêneros e espécies dão seu pitaco sobre os motivos verdadeiros e os mistérios conspiratórios debaixo da cúpula de São Pedro. O despertar da curiosidade e da imaginação vai longe, como nas centenas de filmes e milhares de livros já escritos sobre a Igreja e o papado nos últimos vinte séculos. Palpites e chutes, vaticínios e previsões. Os “izpeçialistas” falam toda sorte de besteiras, como os vendedores de pipoca e cachorro-quente em dias de jogo de futebol decisivo. Mas, como sempre, tudo vai terminar em cinzas.
Jbabf, o do Walter também é PAKABA…vai drumi walter!
O Lula já é papa da religião dos petistas,que é diferente da Católica.
Carla se vc não tem o que comentar :reze um Pai Nosso ,lave oe pés e cama………
LULA É DEUS!
Papado é para o Serra do aborto poder se auto excomungar e excomungar a própria esposa.
Simples assim.
Considero a atitude do Santo Padre,mais do certa.
Não conheço gerente de uma emprêsa que permaneça no cargo
sem produzir, ou mesmo presidente ou governador permanecer
no cargo sem condições de trabalhar, espero que isso sirva de
exemplo para todos os administradores de nosso mundo globa-
lizado de nosso tempo, onde existe milhares de pessoas mor-
gando em seus postos.
Deposto e preso. Precisamos importar estas técnicas para o Brasil. Vai faltar cadeia.
Ao Lula falta a castidade para candidatar-se ao cargo. Qual a importância do Papa para a vida cotidiana das pessoas? Parem de se preocupar com besteiras e foquem no essencial. Keep walking.