Dias vai pedir explicações sobre espionagem contra Yoani Sánchez | Fábio Campana

Dias vai pedir explicações sobre espionagem contra Yoani Sánchez

Alvaro Dias convocará ministros para falar sobre suposta mobilização para monitorar a blogueira cubana no Brasil.

De Demétrio Weber, O Globo:

BRASÍLIA — O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse, neste sábado (16), que pretende convocar os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), bem como fazer um convite ao embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodríguez, para que compareçam ao Senado para falar sobre a suposta mobilização capitaneada pelo embaixador contra a blogueira cubana Yaoni Sánchez, conforme revelado pela revista “Veja”. Segundo a publicação, o embaixador de Cuba teria organizado uma reunião no dia 6 de fevereiro com militantes de partidos de esquerda brasileiros na tentativa de montar uma estratégia para denegrir a imagem da bloqueira cubana Yoani Sánchez que chega ao Brasil nos próximos dias.

A revista relata que na reunião o embaixador teria distribuído um dossiê contra a blogueira para ser divulgado nas redes sociais. “Veja” diz ainda que um assessor da Secretaria Geral da Presidência teria participado da reunião. O embaixador, ainda segundo a revista, teria dito que Yoani teria os passos monitorados enquanto estivesse no Brasil. O senador Dias disse que protocolará requerimentos nesse sentido na próxima segunda-feira, na Comissão de Relações Exteriores do Senado.

— É uma associação criminosa do embaixador de Cuba com segmentos da política brasileira, que afronta a nossa soberania e também diz respeito à questão da liberdade no nosso país. Isso não pode ser ignorado, temos que agir. Vamos convocá-los para ouvir e verificar se há outras providências a serem tomadas na sequência — afirmou.

De acordo com o senador, a conduta do embaixador cubano viola a Convenção de Viena, que trata da atuação diplomática:

— A Convenção de Viena impõe que os diplomatas não podem imiscuir-se em assuntos de política interna do outro país. Mesmo sendo cubana, ela (Yaoni) estará no Brasil e aqui há plena liberdade. Ao contrário do que ocorre em Cuba, aqui há liberdade de expressão, de imprensa e não se admite esse tipo de constrangimento, especialmente alimentado de fora para dentro.

Para Dias, é preciso que o ministro Gilberto Carvalho esclareça o envolvimento de um assessor da Secretaria Geral da Presidência no episódio, uma vez que, segundo a revista, o referido assessor teria participado de toda a reunião na embaixada cubana:

— Nós não podemos fazer julgamento do assessor, mas temos o dever de fiscalizar a conduta do ministério. E obviamente ele é um assessor de confiança do ministro. Hoje ele está em Cuba, autorizado pelo ministério e pelo governo. Não há nada contra que vá a Cuba, agora, neste episódio, é preciso que se explique.

O senador tucano lembrou que recentemente o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz, compareceu a ato de apoio ao ex-ministro José Dirceu, condenado por corrupção no julgamento do mensalão.

— Dois embaixadores no Brasil rasgaram a Convenção de Viena, que impõe determinadas normas para o comportamento daqueles que exercem atividades diplomáticas, não podendo se imiscuir em assuntos de política interna do país. O embaixador da Venezuelea, no caso dos mensaleiros, e agora o de Cuba, no caso dessa blogueira, com apoio do PT. Uma espécie de conspiração Havana-Brasília para desqualificar uma escritora que faz oposição ao regime castrista e é conhecida internacionalmente — disse.

Em nota, a secretaria-geral da Presidência negou ter autorizado a participação de qualquer funcionário na da reunião para tratar da visita da blogueira cubana ao Brasil e que vai apurar a denúncia feita pela revista “Veja”: “A Secretaria-Geral não foi informada de reunião na embaixada cubana nos termos relatados pela revista. A suposta participação do servidor Ricardo Augusto Poppi Martins será devidamente apurada quando de seu retorno ao Brasil”, diz o texto encaminhado à imprensa.


23 comentários

  1. salete cesconeto de arruda
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 10:19 hs

    Alvaro sempre atrasado.
    Aqui no Rio todo mundo sabe que a garota é uma REDE. Tipo da da Marina que demonstra finalmente que a globo já temo seu partido. O REDE da Marina. Essa garota dizem aqui no Rio é apenas testa de ferro de um grupo que tem como objetivo tentar DESTRUIR todas as conquistas dos mais pobres. Feito o PIG. Mas o Álvaro que apoia golpistas não sabe disso. Vai dar bola fora de novo. Depois ele não entende porque seu próprio partido o joga fora. Que pena!
    E pensar que um dia votei nele. Meu pai achava que ele sendo uma homem de rádio entenderia de PIG. Mas parece que tudo virou ao contrário. Meu pai que era quase analfabeto se deu conta ainda antes de morrer que o Álvaro se transformou apenas no porta voz do PIG.
    Que vá para a REDE da Marina pois é lá que a globo deve fazer seu novo ninho.
    Ou não?
    Pergunte a Caetano.
    A blablabarina se presta a qualquer coisa depois que foi mordida pela globo e passou a usar aquela BETERRABA. Tipo Fernando que fumou e não tragou mas estava MAREADO na Avenida feito pinto no lixo. Péssimo exemplo para os jovens esses políticos: SEQUER SABEM USAR CAMISINHA!
    Quantos filhos ilegitimos por aí…
    Até a REDE!
    Pois é.

  2. sergio silvestre
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 10:22 hs

    No post acima vimos o custo dos parlamentares e por tabela o senado.Tem dó Alvaro,va discutir um jeito do espoliado e produtivo pequeno empresario,onde somos espionados dia e noite pela receita ou verificar os corredores de hospitais ,onde doentes agonizam sem quartos nem descencia que é garantido na constituição para que é segurado do SUS.
    Estamos carecas de saber que blogueiros Brasileiros são tambem patrulhados,pela oposição e situação e como é tenue sua linha de pensamento as vezes por causa deste patrulhamento.
    Até o coitado do Silvestre foi ameaçado por aspones dias destes aqui
    no blog.
    Senador,o Brasil está tudopor fazer ainda,e voces correm atráz de picuinhas que lhes dão holofotes.Começe a trabalhar pelo PARANA onde foi eleito,e olhe que aqui tem muito trabalho para o sr.Conquiste novamente sua grande legião de eleitores,eu fui um deles,que o sr esta se distanciando.

  3. walter
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 10:57 hs

    essa v. mentirosa, é aliada do pig e direitona para falar mal de Cuba

  4. Escritor
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 13:05 hs

    Boa, Álvaro, boa mesmo. Cuba + PT reunidos = problema, corrupção, trambicagem, desfaçatez – tudo elevado ao quadrado.

  5. Rei Naldo A. Z. Vedo
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 14:09 hs

    O Senador AD, tá gaga.

  6. Neto
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 14:26 hs

    Tem que monitorar essa agitadora e a declaração de imposto de renda do senador, que ate hoje não se explicou sobre a fortuna escondida da receita

  7. Trabalhador
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 14:36 hs

    Senador eles só vão te enrolar e pronto. Lembra uma vez que te mandei justa reclamação sobre as injustiças e preconceitos nos concursos da petrobrás, através do site do senado? Você foi lá, reclamou e a direção da Petrobrás só enviou uma carta evasiva e hipócrita te respondendo…E nada mudou…E agora? Eles vão novamente te dar respostas evasivas e mentiroras, nada mais. Senador, vivemos na época da “falsa democracia”, onde impera a mentira e a hipocrisia, nossos esforços e clamor pela justiça são em vão…

  8. Parreiras Rodrigues
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 16:31 hs

    Em março de 2010, Lula, durante viagem à Havana – nessa não sei se Rose Noronha estava lá, “assessorando-o”, Lula comparou os presos políticos pelo regime castrista que faziam greve de fome, aos presos comuns de São Paulo. Esqueceu-se completamente da sua própria situação quando da ditadura militar, da situação dos seus próprios companheiros.

    Incompreensível essa prática de minimizar a denúncia, com a tentativa da desqualificação do denunciante, o que se vê escancaradamente quando o lulopetismo esculhamba a Imprensa e a Justiça brasileira.

  9. OCIMAR
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 16:48 hs

    PENA DE MORTE AOS COMUNISTA IMUNDOS.

  10. Estela
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 18:26 hs

    Este PT mensaleiro não consegue denegrir a imagem de ninguém eles já são a degenerescência. Muito menos conseguiriam algo contra a Yoani Sánchez. Sigo o blog dela e o site La Nueva Cuba, e rezo por eles todas as noites!!!
    O Álvaro faz muito bem de mostrar pra estes fulaninhos que todos sabem o que eles tentar fazer. É inacreditável que ainda existam pessoas que não se importam com o sofrimento dos excluídos do mundo… pobres Cubanos!!!

  11. BOZO
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 19:00 hs

    PÔ, AQUI É O PAÍS DAS BANANAS MESMO … MANDA ESTA MULHER CATAR COQUINHO … E A IMPRENSA AINDA PERDE TEMPO DE DAR IBOPE PARA ESTES PERDIDOS …

  12. Strapasson
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 20:23 hs

    O governo petralha protege e acolhe um criminoso tipo Cesare Battisti e vira as costas para uma Yoani Sánchez, vítima da ditadura dos criminosos cubanos Irmãos Castro.

    Cuba é o símbolo da liberdade e democracia! rsrsrsrsrsrsrs

    Brasil petralha: símbolo da corrupção e hipocrisia!

  13. pt
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 20:24 hs

    como e bom ver o medo dos petralhas quando o assunto e mostrar o que acontece em Cuba, que eles tanto adoramkkkkkk

  14. Pedro Gunha
    domingo, 17 de fevereiro de 2013 – 22:30 hs

    A muié do PIG vorto. Diz que o pai era quase anarfabeto, assim como ela. Oh dª Salete, vira esse disco, ja encheu o saco, fale alguma coisa que se aproveite. Pare de defender essa petezada de merda que estão afundando esse País que receberam redondinho. A dívida interna era de 600 bilhões, hoje é de 2 trilhões. Cadê as milhares de UPAs, as 6.000 creches que a cumpanhera prometeu? Vc por acaso viu como estão obras de trasnsposição do rio São Francisco? Vc está feliz com a eleição do Renan? Será que o PIG tem alguma coisa com isso?. Se o senado tivesse uma dúzia de senadores da qualidade do Alvaro Dias, as coisas seriam difirentes. Nunca votei no Alvaro, mas estou mudando de idéia.

  15. JF
    segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 – 8:36 hs

    Essa turminha da ‘isquerda” precisa mudar o disco…tudo é pig, pig pra cá, pig pra lá, a situação de miséria e atraso econômico de cuba e culpa do pig, a petrobrás tá indo pro buraco é culpa do pig, a inflação tá estourando a meta de 6,5% ao ano, é culpa do pig…tô começando a achar que a salete é fake…só pode !!

  16. Helena
    segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 – 9:31 hs

    FABIO, PARABÉNS!!! PELA SEU ESPÍRITO DEMOCRÁTICO, EM DEIXAR CERTAS PESSOAS CRITICAREM ATÉ MESMOS OS BONS POLÍTICOS QUE FAZEM PARTE DE NOSSA HISTÓRIA POLÍTICA PARANAENSE. TEM MESMO QUE RESPEITAR ATÉ MESMOS AS OPINIÕES DE QUEM ESTÁ ELOGIANDO A FALTA DE LIBERDADE DE FIDEL E A LIMITAÇÃO DA IMPRENSA BRASILEIRA QUE O PT TANTO DESEJA IMPLANTAR AQUI NO BRASIL.
    GOSTARIA MUITO DE SABER O PERFIL DESSAS PESSOAS. SERÁ QUE SÃO PETISTAS OU SÃO PAGAS PARA DEFENDER O IDEALISMO PETISTA.

  17. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 – 11:49 hs

    O Álvaro tá solteiro?
    Casa com ela e dá cidadania para que juntos possam sair por aí dando entrevista para o PIG.

  18. Antonio Caccia
    segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 – 11:51 hs

    Quem dera o MRE fazer isso. Ultimamente tem servido apenas aos interesses estrangeiros na ONU.

  19. Regina Armenio Pereira
    segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 – 12:51 hs

    Espero q toda esta movimentação não resulte em um cancelamento do visto de saída de Yoani de Cuba. Q vergonha compactuar com um regime pretensioso, falido e autoritário. Eu já admirei o regime cubano. Hj não há mais o q se admirar.

  20. Helena
    segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 – 13:34 hs

    Caro Senador, a oposição deveria estar lá, recepcionando a cubana, com uma faixa escrita assim: SEJA BEM VINDA AO BRASIL COM LIBERDADE DE IMPRENSA, ATÉ QUANDO O PT E OS CONGRESSISTAS FANTOCHES DO PT PERMITIREM…

  21. Allexia
    segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 – 15:28 hs

    É a forma do PT falar e fazer valer a democracia no Brasil, as coisas só valem se forem boas para o partido, caso contrário eles tentam denegrir e derrubar de um jeito ou de outro.

  22. carlos maia
    segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 – 15:41 hs

    É verdade, quando resolvem expor o lado sombrio do regime CASTRISTA, a PTzada se alvoroça. A sra. Salete, além do PIG, deve acreditar que o Grupo de Bilderberg deve tbm estar por trás da blogueira Cubana…. Eheheh

    Tenho um amigo cubano, que por não conseguir asilo no Brasil, vive feliz em Miami (que azar, né ?!). Os contos e histórias vividas por ele desde a infância faz concorrência com o candidato para campeão do Oscar desse ano: Os Miseráveis. Mas só o povão, viu Dna Salete ?! para el Comandante e seus aceclas, não falta nada…

  23. Jorge Vasli
    segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 – 22:10 hs

    A Yoani não é testa de ferro de ninguém, tem coragem, tem inteligência e destemor, mas os neurônios de quem tem a burrice de fazer tal afirmação, todos os dois, nus inclusive, devem ser de abobrinha.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*