Em Sarandi, prefeito é afastado por fraude | Fábio Campana

Em Sarandi, prefeito é afastado por fraude

O vice-prefeito de Sarandi, no norte do Paraná, Luiz Aguiar (PPS), tomou posse nesta segunda-feira (28) em uma cerimônia na Câmara de Vereadores, após a Justiça afastar o prefeito Carlos Alberto de Paulo Júnior do cargo. A mudança foi determinada pelo Tribunal da Justiça do Paraná (TJ-PR). O prefeito afastado entrou com um recurso na Justiça para tentar voltar ao cargo e, por meio de nota, negou qualquer irregularidade na administração.

Além do prefeito, o Secretário de Educação municipal, Antonio Manoel Martins, e outros dois servidores do Executivo do município também foram afastados. Eles são investigados pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) por suspeitas de fraudes em licitações na área da educação.

O novo prefeito anunciou que a professora Maria Queiroz, que já trabalhava na pasta, irá assumir a Secretaria de Educação interinamente. “Ela vai responder por esses dias no lugar do secretário”, explicou.

A Operação Quadro Negro do Gaeco foi deflagrada no dia 11 de janeiro e incluiu onze mandados de prisão e outros onze mandados de busca e apreensão em várias cidades do Paraná (Sarandi, Lapa, Araucária, Palmeira, Curitiba) e em outros estados: Santa Catarina, Minas Gerais e Brasília (DF). Entre os presos estava o secretário afastado Martins, que informou, por meio de advogado, que aguarda cópia do inquérito para saber sobre o que está sendo investigado.

De acordo com o Gaeco, as investigações estão em fase de conclusão e em breve os envolvidos devem ser denunciados à Justiça. As informações coletadas pelo órgão se referem a fraudes em licitações para contratar empresas pertencentes ou ligadas a investigados, sempre na área de educação, com suspeita de direcionamento dos procedimentos, sobre preço, e inexecução de serviços. O objetivo, segundo o Gaeco, era desviar recursos públicos.


2 comentários

  1. jose souza martiniano.
    terça-feira, 29 de janeiro de 2013 – 11:13 hs

    vai para casa e fica quieto para nao ser preso

  2. jose luiz silva
    terça-feira, 29 de janeiro de 2013 – 11:14 hs

    ENGRAÇADO ACONTECE DE PRENDER PREFEITO NO PARANA , EM VARIAS CIDADES

    NADA ACONTECE EM CAMPO MOURAO, SÓ PROCESSOS,,

    SÕ PROCESSOS, E O TRIBUNAL FAZ DE CONTA NADA.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*