Presidente do PT diz que ação da imprensa pode levar ao nazismo | Fábio Campana

Presidente do PT diz que ação da imprensa pode levar ao nazismo

Rui Falcão, presidente nacional do PT (Silva Junior/Folhapress).

Da Folha de S.Paulo:

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse ontem que a imprensa e setores do Ministério Público tentam “interditar” a política e por isso devem ser combatidos pelo partido. Em reunião da bancada do PT na Câmara, associou essa suposta prática ao nazismo e ao fascismo.

Ao defender que os deputados petistas trabalhem pela regulamentação dos meios de comunicação, Falcão disse que a mídia “abre campo para as aventuras golpistas”.

“São esses a quem nominei que tentam interditar a política no Brasil e fazem com que ao mesmo tempo desqualifiquem a política. Quando desqualificamos a política, a gente abre campo para as aventuras golpistas, para experiências que no passado levaram ao nazismo e ao fascismo, que devemos definitivamente afastar do nosso país.”

Falcão disse que a imprensa e setores do Ministério Público integram o que ele chama de “oposição extrapartidária” e que há um “conluio” de quem não se conforma com a perda de privilégios.

Ele mencionou a ação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que disse anteontem que deve enviar para a primeira instância um pedido de investigação do ex-presidente Lula por suposta participação no mensalão.

Ele citou ainda Judith Brito, superintendente da Folha e vice-presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).

“Sejamos francos: quem é a oposição no Brasil? Há oposição dos partidos políticos, mas há oposição mais forte, mas que não mostra a cara, quando poderia fazê-lo. É o que chamo de oposição extrapartidária, que se materializa numa declaração que a imprensa veiculou de Judith Brito, que disse com todas as letras: ‘como a oposição não cumpre seu papel, nós temos que fazer’. E vem fazendo.”

Sobre crítica semelhante, Brito disse em 2010: “O que a ANJ tem feito em suas manifestações, como sempre, é defender a liberdade de expressão, frente às seguidas tentativas do governo de criar regras para controlar os veículos de imprensa e os jornalistas”.

“O jornalismo sério num país democrático precisa ser livre e pluralista. No entanto, há grupos dentro deste governo que querem ouvir apenas um tipo de notícia e opinião: as favoráveis ao próprio governo. Esse papel da imprensa é exercido igualmente em relação ao governo e à oposição, e isso pode ser constatado todos os dias”, completou.

Para o presidente do PT, a proposta de regulamentação da mídia é “legítima” porque regulamentaria a Constituição. No governo Lula, a ideia ganhou contornos com um anteprojeto do ex-ministro Franklin Martins (Comunicação). Ontem, Franklin reuniu-se com a presidente Dilma Rousseff, mas não quis dizer sobre o que trataram.


39 comentários

  1. Roque
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 12:23 hs

    O que o PT está fazendo é exatamente uma das estrategias usadas por Hitler. Usar as vias democraticas para acabar com a Democracia.
    Malditos, que morram em seu proprio veneno.

  2. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 12:45 hs

    Não seria Armando, o prenome desse incongruente Falcão?

    Não faz jus a Rui, um democrata, sobretudo.

  3. Alemão
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 12:49 hs

    E as ações (assaltos) do PT ? Vão levar o país pra onde ? Muito obrigado profissionais da imprensa ! Muito obrigado agentes da Polícia Federal !

  4. justino bonifacio martins
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 13:08 hs

    Vejam o que disse valdir Izidoro no seu blog:

    Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2013
    FALCÃO E ” O COMBATE À IMPRENSA”

    Está corretíssimo o presidente do PT Rui Falcão, meu ex-companheiro de prisão na Ilha Presídio no Rio Grande do Sul na década de 70, ao defender uma guerra à imprensa; essa imprensa, na sua maioria esmagadora, ” marronsista”, golpista e serviçal dos interesses do capital. Rui Falcão foi muito feliz ao dizer que ” quando desqualificamos a política, a gente abre campo para as aventuras golpistas, para experiências que no passado levaram ao nazismo e ao fascismo, que devemos definitivamente afastar do nosso país”. Essa afirmação do companheiro Rui me transporta ao julgamento do dirigente comunista búlgaro Dimitrov no Tribunal de Leipzig, sobre o incêndio do Reischstag. Montaram uma farsa, através de falsas denúncias, de depoimentos arranjados, de delações e principalmente da imprensa da época a serviço do grande ditador Adolfo Hitler. Tal qual na época, hoje temos a Associação Nacional de Jornais(ANJ) que comanda a trope golpista implantando injúrias contra todos aqueles que querem acabr com os seus privilégios, com a a sua falsa tese de ” defender a liberdade de expressão”. Que bela liberdade de expressão essa onde a mídia nacional é comandada por meia dúzia de famílias e alguns parlamentares concessionários? Parabéns companheiro Rui; há muito que estou no combate a essa ” mídia máfiosa”, como certa feita a nominou Mino Carta; por isso sou censurado pela mídia no Paraná.

  5. Dieter
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 13:26 hs

    Qual é o “pobrema” dessa petezada idiota? Será que eles cheiram alguma coisa diferente antes de falar? Será que fazem rodadas de santo daime antes de dar vexame?
    PELAMORDEDEUS, passa fogo nessa ignorantada toda.

  6. Zangado
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 13:28 hs

    Para esse Ruy só falta o chapéu e o casaco de couro escuro da Gestapo, o resto ele já tem …

    Porque esse pulha não vai tirar umas férias na Coréia do Norte, lá ele teria toda a liberdade com que sonha …

  7. jose rosa
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 13:39 hs

    AINDA BEM QUE TEM A IMPRENSA LIVRE
    SEU DITADOR, FILHOTE DO CHAVES.

  8. Martin Roeder
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 13:43 hs

    Acho que esse Rui Falcão é um perfeito idiota!

  9. Tisa Kastrup
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 13:51 hs

    Esse cara fugiu do mesmo hospício que o Franklin Martins, né?

  10. Brajak
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 13:57 hs

    Quer ressucitar a Lei Falcão. É o ápice da Revolução Orwelliana dos Bichos.

  11. Romão Miranda Vidal
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 13:58 hs

    Acredito piamente no contrário.
    Quando a presidente Dilma chama ao Palácio da Alvorada o Franklin Martins e depois este senhor Rui Falcão, acredito que o negócio vai de mal a pior.
    Provavelmente a mistura dos dois, auxiliados pela hiperplasia maligna M.A.G., resulte no ressurgimento dos ideais postulados por Paul Joseph Goebbels.
    Os primeiros resultados já estão acontecendo: Argentina, Bolívia, Venezuela, Panamá, Cuba (hours-concours), agora a bola da vez somos nós.
    É questão de tempo os jornais voltarem a publicar poemas de Camões, Receitas da Tia Benta, histórias da “caroxinha”, poemas de Fernando Pessoa e nas escolas começarem a cantar a Bandeira Hasteada – Nazi Party Anthem – , alunos e alunas de escolas públicas usarem uniformes de cor caqui e lenço vermelho no pescoço com a estrela em destaque no nó do lenço. Tudo é questão de tempo. O Instituto Lula já está criado, como forma de cultuar a personagem, o Zé Dirceu exerce o seu direito democrática de tentar investir a população brasileira contra o que o S.T.J. arbitrou e tentar desmoralizar a Suprema Corte.
    Mas ““Uma mentira dita cem vezes acaba virando verdade”. assim dizia um dos maiores expoentes do petismo ou melhor do nazismo,Ministro da Propaganda de Adolfo Hitler, Joseph Goebbels.

  12. jeronimo
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 14:00 hs

    A estupidez e o mau-caráter petistas não tem limites. Não é a imprensa que leva ao nazismo ou a qualquer forma de totalitarismo. É exatamente o cerceamento da imprensa – como o PT vem há anos tentando fazer – que produzem esses monstrengos.

  13. Diego
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 14:04 hs

    Se o publicar da mídia é nazismo, o censurar é o que?

  14. antonio carlos indignado
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 14:23 hs

    O presidente do partidão parece ter estudado pouco História, talvez não gostasse da matéria. Ou se estudou já se esqueceu, o que é compreensível, com o passar dos anos a memória vai enfraquecendo mesmo. Mas não custa lembrar que é sempre assim que as ditaduras começam, pelo ataque à imprensa, pelo seu cerceamento, pela instalação de uma censura velada, e depois deslavada. Aí chegamos à ditadura. Pena que o presidente do partidão não goste de História, mas sempre é tempo de mudar de gostos e de hábitos. ACarlos

  15. Dunha
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 14:25 hs

    A quem interessa o controle da mídia senão a regimes de exceção como os citados por este senhor.
    Lembrar que no controle da mídia ditaduras se perpetuam e a informação que chega ao povo é mínima.
    Esse sr e sua turma saudosistas dos tempos da cortina de ferro querem estabelecer aqui o que temos em Cuba, Síria, Irã, Koreia do Norte, Venezuela ou recentemente na Argentina com o fechamento de jornais contrários ao endeusamento de seus perfilados. E reclamaram horrores quando os militares fizeram isso.
    Para danos morais existe a justiça e o desagravo, mas normalmente o que a imprensa publica contra eles é verdade.
    Se isso for aprovado veremos todos os dias endeusamento dessa turma em boletins diários dos jornais comprados.

  16. Luiz
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 14:38 hs

    Ao contrário do que diz o presidente do PT, é justamente o nazismo (e o fascismo) quem primeiro calou a imprensa para depois poder manipular o povo ao seu bel prazer. As sociedades democrátias de todo o mundo sabem conviver normalmente com o contrário e até o contraditório, sem problemas. Se o PT ainda não sabe, é porque ainda não é uma sociedade democrática e parce que nem quer ser.

    Luiz Carlos Pacheco
    Professor de Sociologia

  17. quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 14:52 hs

    Fabio, é O F I M D A R O S C A.

  18. Doutor Prolegômeno
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 14:57 hs

    Cara de pau é coisa de petista. O que levou á ditadura nazista e fascista foi a supressão da mídia. Calar a imprensa é o que fazem todos os ditadores, aprendizes de ditadores e demagogos populistas como Chávez e La Kirchner. A mídia é o seguro contra a vagabundagem e a ditadura. O fascismo de esquerda, que cresce na américa latrina, é que pretende extirpar a língua da imprensa.

  19. Paulo
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 15:22 hs

    Da Cartilha Comunista: “Acuse-os do que você é e do que você faz”.

  20. Helena
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 15:29 hs

    Esse cidadão é um tremendo cara-de-pau! o PT sempre atuou com muitas “pedras” quando era oposiçao, alegando que buscavam DEMOCRACIA, hoje na posição de governo, querem acabar com esta, que aos poucos estão querendo eliminá-la? Porque apoiam o ditador Chávez que é um militar de esquerda e ainda tem o apoio petistas?! Quem é que quer o facismo???

  21. rozane
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 15:43 hs

    Quem carece de interdição é Rui Falcão. Nazismo, fascismo;
    está delirando.

  22. quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 16:18 hs

    …Desqualificar o regrar a imprensa…isso sim é golpe de autoritarismo extremista. Falcão “do céu”…se ocupe em tirar seus parceiros do mar de lama que vocês enfiaram o país…e deixa a nação tentar manter a democracia pelo bem de suas gerações futuras.

  23. Eduardo Pereira
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 17:32 hs

    Amigos , que festival de besteira. Ainda bem que a maioria daqui não manda em nada. Tenho medo de um Brasil com pessoas tão absolutamente “democraticas” com algum tipo de poder. E a cegueira é tanta que vcs , na sua maioria, fariam um pacto com o capeta, para tirar do poder aqueles que la subiram com o voto da maioria do povo brasileiro.Isso foi feito em 64 e deu no que deu.
    Como vcs , pelo tipo de preconceito não sabem da missa a metade, os aconselho ( isso é bessteira minha ) retomar o banco da escola, voltar a ler uns livro de historia e para de ver a rede globo e a veja como se isso fosse a palavra de Deus na terra.
    Amigos , trabalhem mais e falem menos. Abram os olhos e vejam como que o mundo civilizado se relaciona com a imprensa. E olhem para a Europa , por exemplo , que muitos aqui se acham pertencentes. Que tal a Inglaterra ? Que tal a opinião de um ONG externa que disse na semana passada que o Brasil tem 30 Murdochs no comando dos órgão de Imprensa.?
    Ah sei. A ong deve ser ligada ao PT que é a reencarnação da maldade na terra. Aumento na agua aqui , por esse “governo”(?) deve ser para dar agua benta nas torneiras de todos os paraanaenses, né.
    A imprensa no Brasil é uma lastima . Perde credibilidade e gente que a leva a sério a cada dia.E isso e culpa de pessoas que acham que ela presta um grande serviço a nós. Eu , ignorante, acho que eles prestam um grande serviço a eles mesmo , mantendo muita gente , inclusive a maioria de vcs , nessa nuvm escura do preconceito e alienação da realidade.
    E vcs deviam brigar tambem pela liberdade de saberem o que realmente acontece e não apenas o que eles querem que vcs fiquem achando que sabem. Esse é o rel Big Brother. O que eé bom para nõs aparece e o que é ruim ou escondemos ou deturpamos.

  24. PARANÁ
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 18:07 hs

    ATENTAR CONTRA A DEMOCRACIA DEVERIA SER CRIME.

  25. Carlos Troiano
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 18:16 hs

    Facista é o Rui Falcão. Cara ignorante!

  26. sergio silvestre
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 18:58 hs

    Ninguem quer calar a imprensa gente,e sim desmembrar para que todos tenham opiniões e nós podermos escolher,qual canal,qual revista ou jornal.
    Hoje voces vivem do que a VEJA,GLOBO e os jornalões diz,a opinião de voces e o NABOR,MAINARDI,e mais uns serviçais dos aristocraticos.
    A imprensa precisa de uma regulamentação,de costumes e verbas.
    Hoje 60% das verbas de propaganda vão para os bolsos da globo e ela quer a direita privatista no poder para faturar mais.
    Os marinhos já detem a maior fortuna do Brasil,mais de 20 bilhões de dolares,já afundou quase uma dezena de pequenos jornais no RJ.
    Querem o monopolio de tudo,suas novelas dão aulas de bigamia ,viadagem e a mudança no comportamento sexual do adolescente.
    Me desculpem os distintos colegas,torcer para um partido ou outro
    independente que fosse o presidente,sempre achei a globo voráz.
    O mal que ela está fazendo para o futuro de nossas crianças só num futuro saberemospois coisa boa não vai ser.

  27. João Olegário
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 19:00 hs

    Presidente Rui Falcão,
    Um Brasil Republicano (parlamentarista, voto facultativo, mandato único para os Executivos), poderá verdadeiramente traduzir o país para os marcos duma democracia participativa!.. É incompátivel atribuir-se prerrogativas a um segmento partidário para ditar os ritos duma imprensa livre, mas sim à expressão das liberdades democráticas dum povo soberano!..

  28. Helena
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 21:10 hs

    Aos defensores deste senhor Ruy, sugiro que façam uma visitinha aos seus ídolos Chávez e Fidel e as FARCs, antes de partirem desta para uma pior, LÁAAAA no andar debaixo…

  29. Romão Miranda Vidal
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 21:12 hs

    Quem aviza amigo é.
    Estamos a beira de uma pré-ditadura partidária.
    O número de “cumpanheros” nomeados para cargos de confiança no governo federal é algo alarmante.
    Hitler ao ser nomeado Chanceler promoveu uma das maiores nomeações jamais havida na Alemanha, com a finalidade de obter contribuições salariais para o Partido Nazista.
    Cuidado que se acontecer serão mais 20 anos de governo de chumbo.
    Totalitarismo a vista e ditadura com perfil vermelho.

  30. Fui II
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 21:33 hs

    Que pena que a ditadura militar não passou fogo nesses PTralhas…

  31. Aline
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 22:02 hs

    Nossa Sr Justino,,,,, O sr Valdir Izidoro defendendo o companheiro Rui Falcão, como ele é ISENTO!!!!!!!

    Nos poupe da vergonha alheia.

  32. Mino Email
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 22:54 hs

    Galera,

    Tanta gente boa , do bem, decente, honesta, correta, morrendo de câncer, bala perdida, etc…
    Por que um idiota, imbecil destes não tem Alzheimer, Parkinson, Câncer no fígado, no pulmão, no cérebro, AVC, infarto etc???
    Fica ai enchendo o saco e falando m… Vai morar em Cuba seu idiota!!

  33. ZE DA BOTA
    quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 – 23:18 hs

    E QUE A IMPRENSA FUÇA OS PODRES DA PTZADA, E ISSO É RUÍM, OS LADRÕES NÃO PODEM ROUBAR SOSSEGADO COM A LIBERDADE DE IMPRESSA, ENQUANTO TIVER LIBERDADE DE IMPRENSA, ELES CORREM O RISCO DE SEREM DENUCIADOS E EXPOSTOS AO JULGO DO ÚNICO E MAIOR JUIZ CONTRA A A CORRUPÇÃO, A CONSCIÊNCIA DOS CIDADÃOS QUE SÃO COLOCADOS AO PAR DA ROUBALHEIRA TODA, ATRAVÉS DO BOM TRABALHO DA IMPRENSA.
    “DEUS SEJA LOUVADO E QUE A IMPRENSA CONTINUE LIVRE PARA O BEM DE TODOS NÓS E DA NAÇÃO BRASILEIRA”

  34. Observador da República
    sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013 – 7:57 hs

    Lendo os ínfimos e raros textos de apoio a mais um adorador de mensaleiros e “Paranóico de Perseguição” Ruy Falcão, controlando-me e parando as gargalhadas, só posso imaginar que estes oPTantes pela simPaTia aos mensaleiros, ou seja, o grupo de parasitas que conseguiu algo inédito na história do Brasil, o maior escândalo de corrupção de todos os tempos!

    Ninguém tem a mínima pretensão de fazer estes fanáticos por mensaleiros mudarem suas opiniões, mas que sempre é divertido imaginar cada um deles tentando se convencer na frente do espelho que falam a verdade, ou que justificam uma “boquinha” federal, é digno de pena e riso!

    AQUI NO BRASIL, COM UM FORTES STF, PGR, PF E IMPRENSA LIVRE, AQUELES QUE QUISEREM DESTRUIR A DEMOCRACIA, “JAMAIS SERÃO, NUNCA SERÃO”!

  35. Vigilante do Portão
    sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013 – 8:05 hs

    É um CANALHA!

    Esqueceu que foi a IMPRENSA quem defendeu o Lula, Zé Dirceu e cia.

    Mesmo sendo perseguidos e presos pela ditadura militar.

  36. OCIMAR
    sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013 – 8:45 hs

    E OS CORRÚPTISTAS SÃO O QUE,TUDO NAZISTA,BANDIDOS DE CARTEIRINHA.

  37. sergio silvestre
    sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013 – 11:48 hs

    Mino .lendo seu comentario ai em cima tenho quase certeza que sua lingua é em V.Sua boca é um serpentario cara.

  38. Roberto
    sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013 – 13:30 hs

    E vem este tal de sérgio silvestre falar mal da Globo, que recebeu BILHÕES do BNDES (meu e seu dinheiro) das mãos do LULLALÁ, para abafar a corrupção dos ptistas….

  39. sergio silvestre
    sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013 – 20:46 hs

    O negocio é não ler meu caro observador,mas voce não le as barbaridades dos COLEGUINHAS BOCAS SUJAS

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*