O GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do Paraná, com apoio dos GAECOs de Santa Catarina, Distrito Federal e Minas Gerais, deflagrou nesta sexta-feira, dia 11 de janeiro, a Operação “Quadro Negro”, contra fraudes em licitações na área da educação. A operação está em curso para cumprir onze mandados de prisão e onze de busca de apreensão em várias cidades do Paraná (Sarandi, Lapa, Araucária, Palmeira, Curitiba) e em outros Estados: Santa Catarina, Minas Gerais e Brasília.
As investigações se referem a fraudes em procedimentos licitatórios para contratar empresas pertencentes ou ligadas às pessoas que são alvo dos mandados judiciais, sempre na área de educação, com suspeita de direcionamento do certame licitatório e de sobrepreço e/ou inexecução de serviços, o que geraria o desvio dos recursos públicos contratados.
Os mandados foram deferidos por dois Juízos distintos, da Lapa e de Sarandi, visando investigar os crimes de formação de quadrilha, fraude à licitação, peculato e corrupção. O Juízo da Lapa decretou oito prisões preventivas, dentre as quais a do ex-prefeito da Lapa, e quatro buscas, enquanto o Juízo de Sarandi decretou seis prisões temporárias e sete buscas. Três pessoas possuem dois mandados de prisão (preventiva e temporária).
As empresas investigadas são a Associação Nacional de Apoio aos Municípios (ANAM), Instituto Fox, Instituto Eco XXI e Instituto Brasileiro de Arte e Educação. As investigações foram conduzidas pelo Gaeco de Londrina e Promotorias da Lapa, Araucária, Palmeira e Sarandi.
9 comentários
CAMPO MOURAO NAO ESTA NA LISTA, SURPRESA,
TRIBUNAL DO FAZ DE CONTA NADA.
A maior insensatez ocorrida na Polícia Civil do Paraná, sob a batuta do delegado Micheloto, foi justamente o término do NURCE – Núcleo de Repressão aos Crimes Econômicos, que por vários anos atuava com mãos de ferro sob o crime organizado, especialmente em fraudes licitatórias em nosso Estado. Parabéns ao GAECO pelo belo trabalho. Vaias ao Governador Beto Richa e ao delegado Micheloto, quando praticamente fecharam o NURCE.
SEXTA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2013
Professores – façam-se respeitar!
FAVOR ENCAMINHAR PRA TODOS! PRINCIPALMENTE PROFESSORES!
A COISA ESTÁ FEIA!!!!!!!!!!
ONDE VAMOS PARAR????
http://lilicarabinabr.blogspot.com.br/
COM UM MINISTRO DA EDUCAÇÃO “COMPETENTE ” COMO ESSE PTRALHA QUE ESTA AÍ,SÓ PODIA DAR NISSO.
AO BOZO: É CLARO QUE O NURCE TINHA QUE SER DESMOBILIZADO,POIS QUEM VAI QUERER UM GRUPO INVESTIGATIVO QUE PODE PEGAR SEUS AMIGOS E TALVES O PRÓPRIO ?
“Andes e APP: Providências?!”.
Diante desses graves crimes contra a educação no Brasil, seria de extrema legitimidade que estas entidades representativas da categoria, publicamente, se manifestassem (unidas), contra esses atos Lesa-Pátria, bem como empenhassem providências em defesa dos interesses dos magnos professores!..
A população da Lapa precisa saber quem são as 08 pessoas envolvidas, alem da figura ilustre do Sr. Furiati. Notícias como essa, deve ser amplamente divulgadas, para que o povo conheça as pessoas que estão na ADMINISTRAÇÃO de NOSSOS recursos.
o cade minha resposta!!!
“Operação Quadro Negro prende fraudadores na área da Educação”? não seria acusados de fraude? ou o sr. já é juri e juiz e já definiu que os acusados são culpados????