O segundo tempo de Obama | Fábio Campana

O segundo tempo
de Obama

Da Miriam Leitão, O Globo:

O presidente Barack Obama terminará este mandato com apenas 55 anos. Terá, provavelmente, muito tempo de vida para ser celebrado pelo governo que fez ou criticado pelo fracasso que tiver. No primeiro mandato, ele tinha a vantagem de já ter feito história na posse. Era o primeiro negro a assumir a Presidência. E tinha a desculpa do desastre que herdou. Agora é o grande teste.

Quando ele assumiu, o país estava em queda livre. A economia, na margem, contraía 5%, e o mercado de trabalho perdia 800 mil empregos por mês, conforme registra a última revista “Economist”, que tem como capa a pergunta sobre como a História o verá. Até agora, a avaliação é positiva, apesar do muito que deixou de fazer.

Na economia, conseguiu sair do fundo do poço e começar uma retomada ainda tímida. O desemprego caiu, mas permanece alto. Entre os vários mitos que ele quebrou foi o de que ninguém se reelege com uma taxa de desemprego acima de 7%. Estava em 7,8%, porém descendo do pico que havia chegado.

No primeiro mandato, o cenário era sombrio, e as esperanças, exageradas. Ninguém conseguiria atender a tanta demanda. Ele não conseguiu, mas evitou o pior.

Na posse, o temor era que os Estados Unidos enfrentassem uma nova depressão e ontem ele pôde dizer que a recuperação já começou. Ao afirmar que as possibilidades do país são ilimitadas na área econômica, deve ter se esquecido do primeiro dos limites que tem pela frente: o do teto da dívida pública, que está em US$ 16,4 bilhões.

O próximo mês está marcado no calendário como o da nova batalha do teto da dívida. Como em agosto de 2011, será tenso, aflitivo e irracional o debate no Congresso polarizado dos Estados Unidos.


2 comentários

  1. salete cesconeto de arruda
    quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 – 19:04 hs

    A globo deu COBERTURA tão grande para a eleição americana que até parece que não é brasileira. Será que a CASA GRANDE está começando a gostar dos negros? Ou será apenas uma forma de esconder os nossos BONS PRESIDENTES que tiraram o país e do jugo do estrangeiro?
    Notaram o HORROR de notícias sobre o país falido?
    Via dar uma volta na periferia das grandes cidades americanas e depois me conte. Nem precisa ir longe. O SISTEMA DE SAÚDE deles não atende nem QUEM PAGA. Tenho amigos vindo embora para se tratar aqui pois lá é tudo o OLHO DA CARA como se diz lá no interior.
    Vai lá e fica doente para ver se a globo está certa em ficar puxando o saco do Obama e do país que vive de economia virtual….

  2. Dieter
    quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 – 0:09 hs

    Obama vai travar duras batalhas com o congresso americano e um conselho que poderia ser bem útil a ele seria chamar o dirceu e o valério pra fazer lá o que fizeram aqui; mensalão.
    No caso dos americanos é mensalation…….KKKKKKKKKKKKKKKK

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*