Malabarismo contábil do governo leva Caixa a virar sócia até de frigorífico | Fábio Campana

Malabarismo contábil do governo leva Caixa a virar sócia até de frigorífico

O jornal O Estado de São Paulo noticiou hoje que para ajudar nas manobras fiscais do governo, a Caixa Econômica Federal se tornou sócia de frigorífico, fabricante de autopeças, de bens de capital, processador de minério, entre outras empresas privadas. As operações foram feitas para sustentar parte da operação montada pelo governo federal para arrumar dinheiro para cumprir a meta fiscal, das contas públicas, de 2012.

O aumento de capital da Caixa autorizado pelo governo no fim de 2012, de R$ 5,4 bilhões, foi bancado em parte com ações que o BNDESPar – braço de investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – detinha em algumas empresas e repassou para o Tesouro. O restante foi financiado pela União com transferência de ações da Petrobrás.

A Caixa se recusou a informar o montante da capitalização que foi bancado por ações de companhias privadas e quais foram as empresas envolvidas. O uso das ações no processo de capitalização do banco só veio a público porque JBS (frigorífico), Romi (bens de capital), Mangels (autopeças) e Paranapanema (processamento de cobre), que têm ações negociadas na bolsa, comunicaram ao mercado sobre a saída do BNDESPar e entrada da Caixa na composição acionária.

Só nessas quatro empresas foram R$ 2 bilhões em participação acionária para a Caixa, mas o valor pode ser maior. O BNDESPar informou que repassou a União ações em 10 companhias diferentes. Além das quatro já mencionadas, estão Petrobrás (petróleo), Eletrobrás (energia), Vale (minério ), Cesp (energia), Metalfrio (refrigeradores) e Vulcabrás (calçados).


10 comentários

  1. 200 ANOS DE IMPOSTOS
    sábado, 5 de janeiro de 2013 – 20:51 hs

    SENHORES BRASILEIROS PAGADORES DE IMPOSTOS:
    A CAIXA DE PANDORA FEDERAL T-E-M PORQUE T-E-M QUE SER ‘PRIVATIZADA’ (DOADA, NA VERDADE), POIS APÓS 200 ANOS RECOLHENDO IMPOSTOS, NÃO FIZERAM – SEQUER – SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL,
    E MAIS, METEU-SE, JUNTO COM O BANCO DOS ‘AMIGOS’ DO BRASIL, AQUELE DA VISANET-MENSALEIRA E DA BB-PREVIDÊNCIA DA ROSEMARY NORONHA, EM 99% DOS ESCÂNDALOS ENVOLVENDO ‘DESVIO’ DE DINHEIRO PÚBLICO.
    TÁ NO JORNAL TODO DIA.

  2. Parreiras Rodrigues
    sábado, 5 de janeiro de 2013 – 20:52 hs

    Atenção, lulistas, não venham falar que essa maracutaia é invento da “direita burguesa, reacionária”, do PIG, de “quem não suporta ver a ascensão financeira das camadas mais pobres”, essas manifestações que caracterizam pobreza de argumentos.

  3. Raul Maleatto
    sábado, 5 de janeiro de 2013 – 22:34 hs

    Campana,

    Vi um video do Alvaro Dias, facebook, datado de 03 de janeiro de 2013, em que o Senador reafirma sobre a manipulação de resultados nas loterias da Caixa Econômica Federal.

    http://www.youtube.com/watch?v=7WUPbAJm5_I

    O assunto é antigo, mas agora foi relembrado pelo lider do PSDB no Senado.

    Nesse sentido, fica o registro de uma sugestão de matérias para seu Blog, contando é claro, com uma pesquisa sobre o assunto por parte do blogueiro.

    Abraço e feliz 2013.

  4. Vinicius
    sábado, 5 de janeiro de 2013 – 22:55 hs

    Que os resultados das loterias da Caixa são manipuladas isso eu ja falo há tempos, eu nao jogo mais em numa delas, basta ver que aumentaram o numero de sorteios da Mega sena e ela acumula mais vezes agora do que quenaod eram dois sorteios, repararam no ultimo? Da Virada? Os sorteios da mega nas duas semanas anteriores a ela… acumularam todos eles.. Dá pra acreditar??? Sorteios de numeros absurdos e que se repetem 2 ou sorteios seguidos…. Ate que enfim isso vei a tona. Boa Alvaro Dias, só por favor….NAO DESISTA DA INVESTIGAÇAO.

  5. Anônimo
    sábado, 5 de janeiro de 2013 – 23:16 hs

    ESTE ARTIFÍCIO CONTABIL É CORRIQUEIRO E EMPRESAS PRIVADAS FAZEM NORMALMENTE, PARA QUEM NÃO ENTENDE É DIFICIL COMPREENDER……….não estou querendo justificar nada……….

  6. to dizendo
    domingo, 6 de janeiro de 2013 – 15:04 hs

    EM FABIO, NÃO ESTOU FALANDO, O QUE ESTA ACONTECENDO PRIMEIRO ESTÃO JOGANDO DINHEIRO FORA DADO 40 MILHÕES PARA CURINTHIANS, E POVO NÃO TEM NADA, A CAIXA UM BANCO DO POVO MAS DESSE GOVERNO VAI FALI , QUE PENA, CADA DIA UMA NOTICIAS DIFERENTE. VC ME DIZ QUE ESSE GOVERNO TEM 49% AQUI NO PARANA. É FIM DA ROSCA.

  7. domingo, 6 de janeiro de 2013 – 15:15 hs

    O mundo não acabou ainda mas o Brasil JÁ.

  8. Helena
    domingo, 6 de janeiro de 2013 – 15:20 hs

    Malabarismo MAQUIAVÉLICO, é uma pena que poucos entendem o que é isso? Ah! se o povão entendesse o que essa MAQUIAGEM FISCAL….QUERIA VER AS PESQUISAS DA PRESIDENTE E DO LULA ONDE ESTARIAM!!!!

  9. Alaor
    domingo, 6 de janeiro de 2013 – 22:29 hs

    O Senhor senador Alvaro dias é um falastrão, pois só quer as luzes da imprensa, porque não faz nada pelo Pr e nem pelo Brasil. Não quero aqui justificar as mazelas deste desgoverno mas se ele tivesse interesse, de realmente mostrar a verdade e não só querer aparecer na mídia, o faria de forma correta é só para eles calarem a sua boca com esquemas é tudo armação.

  10. jorge Rosa
    quinta-feira, 15 de agosto de 2013 – 8:33 hs

    Ñ posso comprovar, mas tudo leva a crer que os jogos são manipulados, e poucos acertam.
    – Se quiserem descobrir é só ver quem acerta os jogos, o nome de quem pega a bolada, é fácil.
    – Quanto ao lugar ou estado que acertou isso não quer dizer nada, pq eles mudam de vez em quando pra despistar. Mas geralmente é S. Paulo ou Rio, o centro.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*