Inimigos da Pátria, por Mary Zaidan | Fábio Campana

Inimigos da Pátria, por Mary Zaidan

Incapaz de olhar além do próprio umbigo, reconhecer erros e buscar correção de rumos, o PT tenta fazer com a economia o que fez com os seus malfeitos na política: gerar versões fantasiosas sobre a realidade e culpar o mensageiro pelo conteúdo desagradável da missiva.

Nessa toada, começou a espalhar a versão de que a oposição e analistas da grande imprensa estão torcendo para que o País afunde. Que, impatrioticamente, desejam pibinho e apagões.

Falam como se o PIB de 1% em 2012, talvez aquém disso, ou os malabarismos para fechar o ano fiscal fossem invenção diabólica de uma mídia satânica que teria como tarefa precípua desestabilizar governos petistas.

Mesmo de férias, coube ao ministro das Comunicações Paulo Bernardo os primeiros tiros oficiais, resposta ao artigo publicado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) no jornal Folha de S. Paulo. “Não dá para ele e a oposição ficarem torcendo a favor do pibinho e do apagão”, reagiu o ministro, mas sem contestar os números expostos.

No dia seguinte, o ex-ministro José Dirceu adicionou o elemento que faltava: a mídia. Os “jornalões”, que, segundo ao réu condenado no processo do mensalão, “fazem campanha pelo apagão”.

Sem dúvida, melhor seria se tudo não passasse de oportunismo oposicionista e conservadorismo da mídia.

Que os apagões não existissem, que as contas públicas estivessem equilibradas, que a inflação não tivesse rompido a casa dos 6% e de mais de 10% quando se fala nos preços dos alimentos. Que o governo não lançasse mão de artifícios – tão grotescos que desacreditam o País – para fechar 2012.

Também não passam de invenção as pás eólicas gastando para ficar paradas, sem gerar um único watt, devido aos atrasos nas obras dos sistemas de transmissão. Os otimistas falam em aproveitamento parcial delas daqui cinco ou 17 meses.

Enquanto isso, dá-lhe o caro e poluente gás como fonte complementar. Isso, com produção industrial baixíssima ou negativa. Imaginem como seria com um pibão.

Como não há sedimento para tapar os buracos, a pregação do governo e do PT de que tudo não passa de torcida contra da oposição e da mídia tende a aumentar.

Vale tudo. Até dizer – como se viu nas redes sociais – que o blecaute de uma hora que atingiu 33 cidades do Piauí na mesma manhã em que a presidente Dilma Rousseff desembarcava no estado foi sabotagem; coisa da direita ou criação da imprensa. Uma prática conhecida.

Mas é melhor ter cuidado. Dizer que o mensalão era ficção não serviu para a Suprema Corte. Na economia, é ainda mais difícil que o enredo cole. O bolso, não raro, é mais sensível do que a razão.

Mary Zaidan é jornalista, trabalhou nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, em Brasília. Foi assessora de imprensa do governador Mario Covas em duas campanhas e ao longo de todo o seu período no Palácio dos Bandeirantes. Há cinco anos coordena o atendimento da área pública da agência ‘Lu Fernandes Comunicação e Imprensa, @maryzaidan


14 comentários

  1. salete cesconeto de arruda
    domingo, 20 de janeiro de 2013 – 14:23 hs

    INCAPAZ de olhar para o próprio UMBIGO o PIG – Partido da Imprensa Golpista e alguns colonistas – MATAM até criancinhas criticando o BOLSA FAMÍLIA e tantos outros programas que estão ACABANDO com a ESCRAVIDÃO no Brasil.

    Prefiro os seus comentários aos da Mary Fábio, pois a gente sabe quem você foi e por quem lutou na sua juventude. Já ela sempre esteve ao lado das 4 ou 5 famiglias que dominam a mídia no Brasil e que já sustentaram DITADURAS.

    Simples assim.

    VIVA A BLOGOSFERA!

  2. LUIZ
    domingo, 20 de janeiro de 2013 – 15:06 hs

    E QUEM DA CREDITO A ESSA QUADRLHA DE LADRÕES E VAGABUNDOS,LUGAR DE PETISTA É A SETE PALMOS EMBAIXO DA TERRA.

  3. Alessandro
    domingo, 20 de janeiro de 2013 – 15:35 hs

    O Governo do PT é solidário com seus integrantes corruptos,
    Incompetente na economia, na saúde, na educação e, sobretudo,
    incompetente na segurança pública (não só por omissão, mas por ação mesmo – culpando pais de família pelo número de homicídios e tratando de utilizar a máquina para que estes entreguem as poucas armas que lhes restaram).
    O PT transformou o Brasil no país mais burro e homicida do mundo.
    Parabéns petralhas! Conseguiram a almejada transformação social.

  4. Henrique Júnior
    domingo, 20 de janeiro de 2013 – 17:38 hs

    Eu torço por um apagão, pelo jeito a única forma de mostrar para esse povo burro que endeusa o PT , que não estão investindo em nada, também já votei no lula na esperança de mudanças no meu querido Brasil, mas… persisteir no erro é pura burrice.

    Com a palavra nossa “babaôvo” salete.

  5. De olho nas notícias!
    domingo, 20 de janeiro de 2013 – 20:49 hs

    Desculpa aí, mas controlar e criticar a imprensa é a maior demonstração de ditadura.

  6. Sergio R.
    domingo, 20 de janeiro de 2013 – 21:54 hs

    PIG não seria Puxa-sacos da Incompetência Governista?

  7. Alessandro
    domingo, 20 de janeiro de 2013 – 23:57 hs

    É Henrique, o comentário da Salete comprovou com precisão incrível o texto de Mary Zaidan. Não interessa que o Governo seja uma piada, tudo que se diz contra ele é golpe, ouviu? Golpe, gooooooolpeeeee!!!

  8. João
    segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 – 1:44 hs

    Não vai haver apagão! Chove em janeiro, e também há as termoelétricas que podem ser usadas, caso necessário.
    Saibam os desavisados que uma usina como Belo Monte ou Jirau não fica pronta do dia para a noite.
    Podem gritar, mas o país mudou! Não tenho saudades nenhuma do desgoverno do FHC, pois nesse sim houve apagão (sem contar outras barbaridades que o Dr Sociólogo fez).
    Enfim, aos que torcem contra, sinto muito, mas o país vai muito bem, obrigado (quem quiser uma comparação, compare os números da economia de antes de 2002, e depois de 2002, e verão o que digo).
    Campana, vai publicar?

  9. Parreiras Rodrigues
    segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 – 8:55 hs

    Dona Salete ignora que os jornais O Estado e a Folha de São Paulo, acomodavam em suas redações, os tais censores, lá plantados justamente para evitar matérias não a gosto da milicagem. Eram “tesouradas”, e substituidas por receitas de bolo.

    Nem sei porque faço alusão a comentário dela, tão mal-informada, coitadinha. E repetitiva: Insiste em condenar o PIG, uma criação idiota dum jornalista representante da imprensa macunaímica brasileira, o tal Paulo Henrique Amorim, cujas opiniões são formuladas após análise das tendências de quem lhe assina a carteira profissional.

  10. Ed
    segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 – 10:36 hs

    Me desculpe cara Salete, mas você tem que parar de torcer para um governo que dá um peixinho, muitas vezes estragado, para o povo e mascara que está ensinando a pescar. Precisamos de crescimento econômico, fábricas, investimentos sérios, que dão emprego para o povo ganhar o seu dinheirino com dignidade e bater no peito dizendo “eu estou trabalhando!”, não de bolsas esmola.

  11. sergio silvestre
    segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 – 17:22 hs

    Na verdade a dona MARY não entende que o brasileiro até em jogo de burquinha(não é vestimenta de muçulmana henriquinho)o brasileiro,a imprensa tem seus times do coração.
    No caso da GLOBO,ESTADÃO ,FOLHA E EDITORA ABRIL,estão do lado que lhes conferiram mais verbas,e hoje ficou renegada somente ao governo paulista.
    Dá urticaria nos gatões e tubarões da AV PAULISTA,um governo PT em SÃO PAULO,já que a capital já rodou.
    O que necessitam estas empresas de comunicação é algo imenso em verbas publicas para funcionarem.
    Que existe no PT um movimento,para que seja mais desmembradas estas verbas,isso existe e parte da imprensa fora deste grupo torcem por isso.Pra se tre ideia, a globo leva mais de 60% de toda verba do governo,mesmo asim não esta satisfeita porque foi diminuido o volume das propagandas do governo.
    Agora dizer que os jornalões e a veja não direcional seus espaços para satanizar o PT,E NÃO ENXERGAR O OBVIO.
    Agem como meus colegas aqui que torcem para o outro time,tem paixão pelo FHC,AÉCIO,SERRA,fazer o que ,tem gosto para tudo.

  12. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 – 20:48 hs

    Ai meu saco!
    Ainda bem que não sou homem Fábio.
    Se fosse ficava de saco cheio de tuma turma que não conhece as comundades mais pobres e não percebem que foi o PT quem mudou a vida da grande maioria do POVO BRASILEIRO. Tanto que até a globo já faz seriado só com negros. E Joaquim só chegou lá no STF graças ao PT. Negar tudo isso é perda de tempo. Melhor seria que dedicassem TEMPO a fortalecer seus partidos e seus governantes preferidos.
    O que os leva a perder tempo com esta humilde mulher?
    Medo?
    Incapacidade de LUTAREM por uma CAUSA JUSTA?
    Manda eles lerem o livro PRIVATARIA pois se a gente não ler o que está provado está perdendo tempo. Eu lí tudo sobre o tal MENSALÃO e concluí que de fato existiu pois é caixa dois usado por todos os partidos. Acho que o STF só errou em não pegar o do PSDB que comprou o segundo mandato para o FHC pois aquele congresso não rasga CONSTITUIÇÃO DE GRAÇA. Simples assim;
    De qualquer forma acabo sempre rindo – MUITO – dos que perdem tempo me atacando. Sou IMUNE! Fui vacinada por pais que passaram FOME para poder ESTUDAR. Sei que a eles não INTERESSA ter pobres cobrando o JUSTO PREÇO do trabalho pois agora já são obrigados a PAGAREM MUITO BEM SEUS EMPREGADOS ou então terão que limpar seu próprios banheiros e até os seus traseiros.
    Haja saco!
    Nem Freud explica.

  13. Vinicius
    terça-feira, 22 de janeiro de 2013 – 19:26 hs

    salete cesconeto de arruda, me explica a que preço tudo isso?? Só saberemos quando o PT sair do Governo, entao poderemos ter ideia do rombo. Que melhorou, sim melhorou, muito mais pelo esforço da populaçao do que pelo Governo. Sistema de Cotas é Racismo puro, pra provar que afrodescendentes nao tem capacidade de entrar numa Universidade sem ajuda, ou você acha que o Joaquim Barbosa, que você citou entrou numa faculdade por cota??? Você fala tudo isso, mas nao faz referência ao Mensalao, que tenho certeza o Teu LULA ta envolvido, e o Brasil todo sabe. entao por favor defenda o que acha certo mas reconheça o que ta errado. Nao existe governo Puro e verdadeiro em pró do povo, nem esse seu do PT. Pare com isso.

  14. Cajucy Cajuman
    quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 – 23:26 hs

    “… E Joaquim só chegou lá no STF graças ao PT”.
    Engraçado, pensei que fosse por ser um dos nomes mais peparados para fazer parte daquela Corte. O presidente tinha que indicar alguém, e dos nomes apresentados, o de Joaquim Barbosa era o mais bem preparado para a função. Portanto, o mérito é pessoal e não deste ou daquele partido político, não?

    E mais: se fosse uma indicação política Barbosa teria livrado a cara dos principais mensaleiros que aquela Corte condenou, ora, pois pois…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*