Governo Dilma gasta muito e mal, diz Aécio | Fábio Campana

Governo Dilma gasta muito e mal, diz Aécio

Aécio Neves, O Globo

“O país vem tendo a oportunidade de conhecer, nestes primeiros dias de 2013, análises e opiniões de especialistas sobre os efeitos das manobras contábeis utilizadas pelo Governo federal para sanar as obrigações fiscais não cumpridas ano passado.

A irresponsabilidade fiscal praticada ganhou um nome irônico: contabilidade criativa.

Elas evidenciam que o governo permanece sofrendo de um mal que, invariavelmente, provoca danos severos à sociedade: gasta muito e gasta mal. As contas simplesmente não fecham!”. Estas são frases de artigo do senador tucano Aécio Neves. Há mais no leia Mais.

Há um cardápio variado de truques e de estranhezas contábeis que se repetem desde 2009, como a transformação de dívida em receita primária; a venda de dividendos de estatais mistas para o BNDES, visando a calibrar o Tesouro Nacional, e o uso do processo de capitalização da Petrobras como fonte geradora de receitas artificiais.

A novidade, agora, é a apropriação dos recursos do Fundo Soberano — R$ 12,4 bilhões — para o reforço da formação do superávit e o uso do Tesouro como uma corretora de valores, que recebe ações de empresas privadas de um dos seus bancos (BNDES) e manda para outro (CEF).

O Tesouro, mesmo que por alguns momentos, passou a ser acionista de empresas privadas. Acrescentou-se a tais manobras o desconto das despesas do PAC do cálculo do resultado primário — R$ 25 bilhões em 2012.

O conjunto de operações atípicas traz à tona uma questão extremamente relevante. Maquiando sua prestação de contas e manejando margens para conseguir se aproximar dos resultados planejados, o governo fragiliza ainda mais a sua já combalida credibilidade.

As manobras fiscais não são um problema isolado. Governando sob o regime do improviso, o Executivo impõe ao país decisões estruturais sem qualquer diálogo, muitas vezes ignorando a sua própria base congressual e importantes atores da área produtiva. Empresta a essas medidas a força da legalidade, através de instrumentos provisórios, como as MPs, e espanta o mercado de investidores.

A mudança do marco regulatório do sistema elétrico é o exemplo mais recente, assim como a insegurança sobre o desempenho do setor. Lembro que dias atrás o Governo federal taxou como “ridícula” a hipótese de racionamento de energia.


29 comentários

  1. Juca
    terça-feira, 15 de janeiro de 2013 – 17:14 hs

    É…O Aécio é que gasta bem. Ele não bobeia. BEBE TODAS!

  2. Zangado
    terça-feira, 15 de janeiro de 2013 – 17:15 hs

    Não há possibilidade de governança pública eficiente com eleições a cada dois anos e possibilidade de reeleição. Daí as inumeras “manobras” para abafar os fiascos governamentais.

    Esse “sistema” nefasto à República transformou-se numa maratona insana em busca de cargos e mandatos públicos, tudo mais tornou-se perfunctório e a responsabilização dos agentes e governantes públicos irrealizável, quando não serôdia, na maioria dos casos.

    Portanto, precisamos apoiar a PEC 71/2012 para unificação das eleições, conforme esclarecido abaixo em matéria do site do STF:

    PROJETOS
    PEC propõe unificação das eleições no país a partir de 2022

    Proposta de Emenda à Constituição com o objetivo de unificar as eleições no país foi apresentada no dia 19 de dezembro pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). De acordo com a proposição, a partir de 2022 os eleitores poderão votar no mesmo dia para os cargos no Executivo (prefeito, governador, presidente da República) e no Legislativo (vereadores, senadores, deputados estaduais e federais). Hoje, são realizadas eleições a cada dois anos, alternando-se eleições municipais com eleições para cargos estaduais e federais.

    Para fazer coincidir os pleitos numa única eleição geral, realizada a cada quatro anos, vereadores e prefeitos eleitos em 2016 terão mandatos de seis anos, em vez dos quatro anos atuais, caso a proposta (PEC 71/12) seja aprovada.

    Além de diminuir os custos com o processo eleitoral, Jucá argumenta na justificativa da PEC que a unificação das eleições também garantiria maior transparência para o eleitor.

    “Os eleitores teriam acesso a um quadro mais claro da realidade política, com condições de melhor formar juízo a respeito da continuidade ou da substituição de seus representantes”, justifica o parlamentar.”

  3. BERNARDI
    terça-feira, 15 de janeiro de 2013 – 17:37 hs

    Concordo com o AECIO,, essas irresponsabilidades custaram muito para serem sanadas no final do governo Itmar e no governo FHC e se continuar este governo de faz de conta,,iremos ressutar um problema que levou seculos para ser resolvido,,

    Nao temos mais tempo para brincar temos que mudar

  4. salete cesconeto de arruda
    terça-feira, 15 de janeiro de 2013 – 18:00 hs

    Rsrsrsrsrsrsrsrrsrsssss
    Aécio fala e as GATINHAS de Ipanema da Joana Angélica miam!
    A esse o PIG pega!

  5. Bagrinho ensaboado
    terça-feira, 15 de janeiro de 2013 – 18:42 hs

    Esse governo assistencialista ainda vai colocar o pais nio buraco, se é que já nao colocou.

  6. @deMoura__
    terça-feira, 15 de janeiro de 2013 – 18:50 hs

    O QUE ESSA PILANTRA QUER É PRIVATIZAR TUDO; CRIAR UM ICI NACIONAL.

  7. Linguinha da cobra
    terça-feira, 15 de janeiro de 2013 – 19:13 hs

    Se voce viu no Youtube o vídeo “Aécio chapado no Rio” já sabe como o Aecinho gasta o dinheiro dele, já pensou no dinheiro do governo…

  8. sergio silvestre
    terça-feira, 15 de janeiro de 2013 – 19:32 hs

    Oia o comediante ai gente.Um espasmo facial ,UNS MÉ NA CABEÇA,e se tivesse mais criatividade ,seria o mister bean.
    Se tambem fosse no senado atuante,ou se trabalhasse um pouco ,poderia criticar a DILMA.

  9. fiscalde realeza
    terça-feira, 15 de janeiro de 2013 – 19:33 hs

    E ELE AECIO É ACUSADO DE DESVIAR 4;3 BILHOES DE REAIS DE DINHEIRO PUBLICO É BEM PIOR QUE GASTAR MAL SE FOR O CASO

  10. VERDADE
    terça-feira, 15 de janeiro de 2013 – 21:45 hs

    Ai! Santo Deus! De gasto este Zé Cachaça entende!!!

  11. kiko
    terça-feira, 15 de janeiro de 2013 – 21:58 hs

    Não pretendo dar conselhos ao neto do dr Tancredo, muito menos pautá-lo, mas está fazendo campanha em hora errada. ACarlos

  12. cesar - umuarama
    terça-feira, 15 de janeiro de 2013 – 22:03 hs

    brincaDEIRA….olha quem tá falando agora…é piaDA, E QUE SER PRESIDENTE…VOTO MEU, NUNQUINHA……

  13. loop
    quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 – 0:03 hs

    Importa quem observou. Importa se a ajuda é do diabo, é ajuda.
    … outro daquelas bandas já sabendo em estado terminal, do prestígio só para não dar gosto a outrem … e, morreu antes!

  14. Proteu Dela Rue
    quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 – 0:10 hs

    É o roto falando da esfarrapada.

  15. Silvajr
    quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 – 1:35 hs

    E o Aecio bebe mal, bebe até cambalear pelas ruas do Rio, o video dele no YouTube é imperdível

  16. Marcio
    quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 – 9:13 hs

    Uma rápida visitinha ao you tube, procure vídeos sobre as sessões da Assembléia Mineira em especial, os pronunciamentos de um Deputado do PMDB se não me engano que relata detalhadamente como foi a “Jestão” do Coronel Aécio… uma lástima.. uma vergonha…

  17. quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 – 10:05 hs

    Aecio gasta bem, bebe bem que moral tem, aproveitou uma vida politica as gustas do avo, igual a muitos politicos aqui do nosso Paraná, que nunca fizeram nada na vida, nunca trabalharam, não possuem carteira assinada, que moral hein…

  18. quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 – 10:21 hs

    Desde que não haja transparêrncia nos cartões corporativos, esse governo é igual ao do antecessor deixam muito a desejar, pois foram criados milhares de cargos comissionados para abrandar os “chupins” existentes, isto em virtude de acordos políticos, mas esses acordos são conhecidos no mundo real como mercantilismo. Quando não existe o Mensalão vai na base do TROCA-TROCA. E assim eles vivem e sobrevivem, ao passo que a população sofre, ora com seca, prejudicando as safras de alimentos, ora com enchentes matando centenas de pessoas e milhares de desabrigados. Mas temos uma esperança, esperaça? Sim a Copa e o TREM BALA vem aí com custos baratíssimos. Os aposentados aplaudem tudo isso aí e o pibiiiiiiiinho também.

  19. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 – 11:13 hs

    Lula não bebe nem biscateia…daí o seu alto índice de aprovação.

  20. neuraldo rocha
    quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 – 11:38 hs

    PELO JEITO, O PESSOAL TA GOSTANDO DE VER EM NUMERAS NOTICIAS DE DE ROUBO NA TV, E TAMBÉM NÃO EXISTEM SAÚDE, O BRASIL CADA DIA QUE PASSA TA FICANDO MAS DIFÍCIL, UM GOVERNO QUE TA FICANDO COM TODA A NOSSA RENDA AONDE VAI ESSE DINHEIRO MUITO MAL ADMINISTRADO, VIU POR CACHACEIRO O LULA É DE PRIMEIRO, ESSE GOVERNO QUE TIRA RENDA NOSSA PARA IMPOSTO, E DA DINHEIRO PARA CUURINTHIANS, NÃO SEI QUE LADO MAS MUDANÇA É NECESSÁRIO.( EI BRASILEIROS VCS SO IMAGINE O DIA QUE O PT SAIR DO PODER) O TAMANHO DO ROMBO

    0.

  21. marco
    quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 – 12:01 hs

    é fraco pra presidente esse.. o PSDB tem que montar alguém melhor para disputar a presidencia … esse ae.. coitado.. se for esse ae mesmo.. prefiro o José Serra… bem mais competente.. e nao bebe

  22. antonio
    quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 – 12:01 hs

    Quem é esse cidadão para falar em gastos? É apenas o neto do Tancredo Neves. Não tem nada mais além disso. Nada sabemos de alguma experiência positiva como administrador e mesmo político. Só o nome não vai levá-lo a lugar algum.

  23. salete cesconeto de arruda
    quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 – 12:20 hs

    Pensando bem Aécio tem razão.
    Dilma gasta mal ao continuar RETIRANDO MILHÕES DA FOME e dando condições de estudo a MILHÕES….
    É MILHÃO de mais até para o neto do Tancredo que gosta mesmo é das gatinhas do Rio de Janeiro. Sai da praia de fininho.

  24. Aécio 2014
    quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 – 12:21 hs

    O bom mesmo é que o Aécio promete, desde 1988, que regulamentará o mercado medicinal, religioso e recreacional de maconha no Brasil tal como foi feito nos Estados Unidos Da América, em pelo menos 20 Estados Confederados.
    No Brasil, esta mudança atingirá em cheio o núcleo fundamental do crime organizado, estruturadamente armado no mercado negro proibicionsta de substâncias psicoativas que levou verdadeira tragédia para a Segurança Pública Brasileira.
    Para isto, tem o apoio declarado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de posição legalista sobre o assunto amplamente conhecida.
    As farmacêuticas, os falsos religiosos, os vendedores de armamento e munição representados no congresso e os proibiciopatas de plantão que tirem o cavalinho da chuva de quererem continuar o morticínio de uma sociedade inteira por causa da marca do cigarro fedorento de milhões de brasileiros que, secularmente, consomem uma susbância 100% NATURAL, sem químicos (dá pra plantar no quintal de casa, como erva-doce).
    E quem não sabe disto não conhece a história política do Aécio.

  25. Anônimo
    quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 – 12:31 hs

    Este vive na sombra do AVÓ até hoje. Ouçam o mineiros “criticos” e sabem como foi sua administração em MG. Quem gosta de conversa mole cai no papo.

  26. Juca
    quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 – 14:35 hs

    Pô o PSDB tá mal de candidato. O Serra é “fregues de Caderninho” , o Aécio, um pinguço… Não tem mais ninguém não? Ô alvaro dias des 16 milhões ocultos, não quer ser ?

  27. sergio silvestre
    quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 – 17:26 hs

    NÃO FOI GESTÃO,FOI GESTAÇÃO.PARA OS MINEIROS FOI UM PARTO SEU GOVERNO

  28. Anônimo
    quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 – 13:39 hs

    Aécio não se expressou bem, não é a Dilma que gasta mal, é o pt que rouba bem…
    Salete, acho que você está com ciúmes do “minerin ” hein???

  29. vitoria
    terça-feira, 21 de maio de 2013 – 21:45 hs

    O PT ESTÁ AFUNDANDO O BRASIL !
    ACORDA BRASILEIRO, SE UNA A ALGUM MOVIMENTO ANTI PT.
    VAMOS AMARGURAR DIAS DIFICEIS CASO ESSE PARTIDO DE BANDIDOS FIQUE NO GOVERNO!
    S.O.S FORÇAS ARMADAS, ENTREM NO SITE DAS FORÇAS ARMADAS, E PEÇAM INTERVENÇÃO ! FORA PT QUERO SER LIVRE E NÃO SÃO VCS QUE VÃO ACABAR COM A DEMOCRACIA
    DO MEU PAIS !!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*