Gasolina poderá ter reajuste 'em torno' de 5%, diz Banco Central | Fábio Campana

Gasolina poderá ter reajuste ‘em torno’ de 5%, diz Banco Central

Ata da última reunião do Copom traz mudanças nas projeções para combustíveis e espera recuo de 11% no preço da eletricidade; texto diz que risco de inflação piorou no curto prazo.

Da Agencia Estado:

BRASÍLIA – Depois de muito tempo sem mexer em suas projeções para o aumento de combustíveis no País, o Banco Central revelou nesta quinta-feira, 24, que os preços da gasolina deverão subir “em torno” de 5% em 2013. Além disso, a autoridade monetária conta com um recuo de “aproximadamente” 11% na tarifa residencial de eletricidade. Os prognósticos foram apresentados na ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana passada, que foi divulgada há pouco pela autoridade monetária.

Sobre a menor tarifa de energia, os diretores do BC salientam que a estimativa leva em conta os impactos diretos das reduções de encargos setoriais já anunciados e as revisões tarifárias programadas para este ano. No caso de tarifa de telefonia fixa e do preço do gás, a autoridade monetária conta com uma estabilidade dos preços em 2013.

Levando-se em conta todas as novas expectativas para o comportamento dos preços, o BC revisou para cima a sua projeção da alta dos preços administrados e monitorados este ano, que passa a ser de 3%, no lugar de 2,4% previsto até a reunião do Copom de novembro. Para 2014, a previsão de elevação de preços para este grupo foi mantida em 4,5%.

Inflação

O Copom avaliou que o balanço de riscos para a inflação apresentou piora no curto prazo. Nesse mesmo trecho, o colegiado do Banco Central enfatizou também que a recuperação da atividade doméstica foi menos intensa do que o esperado, “bem como que certa complexidade ainda envolve o ambiente internacional”. A informação está no parágrafo 31.

A projeção para a inflação oficial em 2013, medida pelo Índice de Preços ao Consumido Amplo (IPCA), subiu e segue acima do centro da meta de 4,5% tanto no cenário de referência quanto no de mercado traçados pelo Banco Central.

De acordo com o documento, o cenário de referência leva em conta as hipóteses de manutenção da taxa de câmbio em R$ 2,05 e da taxa Selic em 7,25% ao ano “em todo o horizonte relevante”. “Nesse cenário, a projeção para a inflação de 2013 aumentou em relação ao valor considerado na reunião do Copom de novembro e se posiciona acima do valor central de 4,5% para a meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN)”, descreveram os diretores do BC.

Leia mais em Gasolina poderá ter reajuste ‘em torno’ de 5%, diz Banco Central.


6 comentários

  1. Antonio
    quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 – 10:48 hs

    Melhor assim que na era Fhc, quando subia o dólar a gasolina subia e depois quando baixava o dólar a gasolina não baixava.
    Se lembram disso?

  2. Helena
    quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 – 11:46 hs

    A estratégia do governo federal é “fantástica”, diminui o custo da energia, onde os estados é que sustentam esse benfício eleitoreiro para a reeleição da presidente, MASSSS, aumentar os do combustíveis, porque esse só sai dos cofres da Petrobrás , sustentáculo das falcatruas governamentais. Só não entende quem não quer entender mesmo.
    ACORDEM BRASILEIROS QUE ACHAM QUE O PT ESTÁ DO LADOS DOS POBRES!!! O QUE ELES ESTÃO PREOCUPADOS MESMOS É EM SE MANTEREM NO PODER…

  3. tadeu rocha
    quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 – 13:32 hs

    que bom que a gazolina vai subir , o lula e dilma para os brasileiros sobem a moral deles, quantos mais sobe as coisa no brasil mais o lula e dilma ficam com moral com os brasileiros, eu nao……….

  4. antonio carlos indignado
    quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 – 14:49 hs

    Nunca vi o Governo dar nada de graça para o povo, descontou na luz e vai tirar a diferença na gasosa. O imposto só vai trocar de nome, mas a destinação é sempre a mesma. ACarlos

  5. fiscalde realeza
    quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 – 18:22 hs

    ESSES TUCANOS NAO PARAM DE INVENTAR COISAS CONTRA OS TRABALHOS DO GOVERNO FEDERAL E SÓ PERDEM TERRENOS
    A DILMA GARANTIU QUE NAO ENTAO PAREM DE ESPECULAR GENTALHA
    TUCANAS

  6. Helena
    sexta-feira, 25 de janeiro de 2013 – 15:18 hs

    Ô FISCAL DA REALEZA A SUA FISCALIZAÇÃO É PETISTA, ENTÃO, AS SUAS OPINIÕES NADA VALEM….

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*