"É o bicho", por Mary Zaidan | Fábio Campana

“É o bicho”, por
Mary Zaidan

André Luis Vargas Ilário, deputado federal pelo Paraná e secretário de Comunicação do PT, tem sido um leão na defesa dos mensaleiros condenados pela Suprema Corte. Notabiliza-se pela fartura de declarações de efeito contra a mídia e o que ele chama de elites conservadoras; um besteirol sem tamanho feito sob medida para ecoar na militância petista mais radical.

Juvenil, na ânsia de proteger o réu José Genoíno (PT-SP) fez o dever de casa ao contrário e puxou uma sujeira protegida pelo tapete dos companheiros há mais de uma década: a relação suspeita entre o PT e o jogo do bicho.

Irritado com a reprimenda pública que o ex-governador Olívio Dutra fez ao recém-empossado deputado José Genoíno durante entrevista à Rádio Guaíba – “Eu acho que tu deverias pensar na tua biografia, na trajetória que tem dentro do partido… que tu deverias renunciar” -, André Vargas sacou do coldre a cobertura que o PT dera a Dutra na CPI estadual do jogo do bicho, em 2001.

“Para quem teve a compreensão do conjunto do partido em um momento difícil, ele está sendo pouco compreensivo”, disparou.

Pela cabeça do parlamentar, que está prestes a virar vice-presidente da Câmara, não ocorreu que estava colocando lenha em uma fogueira que nem brasa mais tinha.

Por 36 votos a favor e 10 contra, a CPI da Segurança Pública (jogo do bicho) realizada pela Assembleia do Rio Grande do Sul chegou a enquadrar Dutra por improbidade administrativa e crime de responsabilidade. Depois disso, o processo caminhou devagar e acabou sendo rejeitado pelo Ministério Público.

Em 2004 o tema voltou à baila quando a loteria gaúcha foi entregue a Carlos Almeida Ramos. Ele mesmo, o Carlinhos Cachoeira.

No ano seguinte, o esquema foi alvo de denúncia do deputado José Vicente Goulart Brizola, ex-diretor da loteria estadual. Na CPI dos Bingos, ele afirmou que fora coagido por petistas gaúchos a buscar recursos de campanha com donos de bingos e bicheiros.

Os petistas negaram. Viraram bichos. Literalmente.

Tido como um dos responsáveis por fazer a presidente Dilma Rousseff trocar o PDT pelo PT, José Vicente Goulart Brizola morreu, prematuramente, aos 61 anos, no último dia 28 de dezembro.

O filho do ex-governador Leonel Brizola, pai do ministro Brizola Neto, não está mais aqui para cobrar a reabertura do caso. Mas investigar os elos que, por mais de uma década, ligam o PT a bicheiros é algo inadiável depois de o deputado André Vargas confessar a proteção propiciada pela “compreensão do conjunto”.

O bicho pode até não pegar. Mas não abrir novas diligências será incompreensível.

Mary Zaidan é jornalista, trabalhou nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, em Brasília. Foi assessora de imprensa do governador Mario Covas em duas campanhas e ao longo de todo o seu período no Palácio dos Bandeirantes. Há cinco anos coordena o atendimento da área pública da agência ‘Lu Fernandes Comunicação e Imprensa, @maryzaidan


14 comentários

  1. sergio silvestre
    domingo, 13 de janeiro de 2013 – 16:39 hs

    Não é questão de proteger quem quer que seja,mas punir a todos.O que acontece com a midia de dinheiro publico,hoje escasso ,e um patrulhamento em cima dos caciques do PT.
    Logo vão pegar o quase ingenuo e mal acessorado VARGAS.
    Midia e justiça mandam no pais,e governos viram refens deles .Se alguem se rebela ,ou corta verbas o pau canta.
    Punam o DIRCEU,GENOINO ETC,mas punam tambem os opostos que tem a mesma delinquencia.
    É aquela velha maxima da lei e dos editoriais,para os amigos
    a beneplacia,para os outros o rigor.

  2. salete cesconeto de arruda
    domingo, 13 de janeiro de 2013 – 17:03 hs

    Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsr
    Se o PT tem relação “suspeita” com qualquer coisa ilegal já pensou o que dizer do PERILLO do PSDB Fábio e amigos?
    Pois é.
    Pois é.
    Pois é…

  3. Jo Hansen
    domingo, 13 de janeiro de 2013 – 19:40 hs

    Prezado FÁBIO, é com pesar e constrangimento que lemos notícias desse porte, onde petistas do baixo clero, totalmente despreparados são questionados pela imprensa a respeito de assuntos fortes onde os seus militantes estão afinados na pratica de desvios, malfeitos e demais crimes, e os eleitores e os membros das camaras lhes dão crédito. Já temos casos concretos de seus membros em participações e estripulias. Logo na frente eles dirão que ” não sabiam de nada ” e o processo será empurrado com a barriga por uma decada até o momento do esquecimento, e enquanto o tempo passa a quadrilha se locupleta e compra os votos dos deputados para formação da base parlamentar e dos eleitores que ainda acreditam no ptc( partido dos trabalhadores condenados). Além dessa triste manifestação de traidor acusando “cumpanheiro” camarada já conhecido, falta- lhe coragem para pedir a simples expulsão do ptc dos condenados pelo STF. Isso é verdadeiro. É o fim da picada.
    O eleitor brasileiro não precisa dessas manifestações chulas, e até quando seremos obrigados a ouvi-los. Atenciosamente.

  4. Valter Antonio Pereira
    domingo, 13 de janeiro de 2013 – 20:02 hs

    Ha então tá ela trabalhou nos jornais o Globo e no Estadão, então é Grillo falante! È porta voz dos tucanos ! Mas quer investigar o jogo do bicho comece por Goias que é mais fresco e pelo atual governador amigo do cachoeira. Unica menção do curriculum que eu respeito é que ela trabalhou nas campanhas do Mario Covas, mas como foi na campanha deve ter sido indicada e não escolhida por ele. Mario Covas èra diferente, jamais se comportaria como os atuais tucanos. Mario Covas foi um brasileiro que amava este país e tinha verdadeiros compromissos com os mais pobres.

  5. Joao moreira
    domingo, 13 de janeiro de 2013 – 20:05 hs

    Colocar uma jornalista doPSDB para falar do tigrão Andre Vargas é uma piada! verdade seja dita, Andre Vargas tem se notabilizado pela imagem de um defensor de “coisas ruins” da politica, como caixa 2 e os réus da ação penal 470 e pela ausencia de projetos que beneficiem o país. O PT só perde com esse tipo de postura!

  6. BRANCO
    domingo, 13 de janeiro de 2013 – 20:38 hs

    O BICHO VAI PEGAR……….se corre o bicho pega, se ficar o bicho come e se enfrentar leva anos para desvendar e ter um vencedor….aliás o PT é cobra (bicho) criada nisso ai, ANDRÉ pede para cag……..E SE MANDA

  7. PAPUDA
    segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 – 7:13 hs

    ALÔ, JOAQUIM BARBOSA, AQUI TEM OUTRO VALENTE DEFENSOR DE ASSASSINOS E LADRÕES DO BRASIL!
    É PRECISO INVESTIGAR!

  8. FUI !!!
    segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 – 7:28 hs

    Depois de ver a condenação dos bandidos pelo STF e ainda conti-
    nuar vestindo a camisa de otário pelo PT é no mínimo uma grande
    burrice. Quero ver o cara continuar na mesma linha de raciocínio
    quando o PT abandoná-lo definitivamente…

  9. Antonio Carlos
    segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 – 8:35 hs

    Ligação do pt com os bicheiros???? O demostenes é do DEM ou do pt???? Grande parte da imprensa e muitos jornalistas se desmoralizam cada dia mais. Meias verdades …..

  10. QUESTIONADOR
    segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 – 8:35 hs

    -Mas se as campanhas políticas do PT fossem patrocinadas apenas por bicheiros brasileiros, seria a mínima preocupação.
    -Há boates de financiadores externos, como por exemplo Cuba, Venezuela e Bolívia…fora muitas empresas que estão com as barbas de molho, por medo que as investigações cheguem até elas, por conta do Rosemary Gate!

  11. OCIMAR
    segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 – 8:48 hs

    E O MEDO QUE AS INVESTIGAÇÕES TOMEM OUTRO RUMO,SURJAM FATOS NOVOS,SIM PORQUE ESSA DO MENSALÃO É SÓ A PONTA DO ICEBERG,AI TEM MUITO MAIS SUJEIRA DO QUE SE IMAGINA,SE O MARCOS VALÉRIO COMEÇAR A ” PIAR ” VAI TER DIARÉIA NA QUADRILHA petista (EM LETRAS MINÚSCULAS QUE É PARA MOSTRAR A INSIGNIFICANCIA DESSA RALÉ ),AÍ COMO EU DISSE,É PRA TER MADO MESMO.

  12. Roberto
    segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 – 11:07 hs

    Este é o André Vargas… cortando na própria carne…

  13. Do Interiorrrrrr...
    segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 – 11:54 hs

    É fácil distinguir os bons dos maus elementos do PT. É só ver quem defende os condenados do mensalão e pronto!…

    Gravem bem estes nomes meus acompanhantes do blog (sérios) do PT e não votem nestes meliantes JAMAIS!.

    Quem apóia bandido, bandido é!

  14. kiko
    segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 – 16:28 hs

    O deputado pé vermelho está brincando com fogo, logo logo se queima e cala a boca. Te cuida pé vermelho, que esta gente da zooteca não é de mandar recado não. Até já estou vendo as tuas declarações daqui a pouco na mídia, com aquela cara de assustado, que a tua casa foi metralhada, a mando teu, que ameaçaram a tua família, puro migué, e as besteiras de sempre. Kiko

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*