Comportamento dos petistas enfraquece a democracia | Fábio Campana

Comportamento dos petistas enfraquece a democracia

Da Miriam Leitão, O Globo:

Não existe torturador moderno. A expressão é uma contradição em termos. Todo torturador é medieval, porque só pessoas pertencentes a um tempo de trevas podem acreditar que alguma ordem será defendida com a dor dos outros.

Existe jornalista enfático, agressivo, insistente, irritante, bom ou incompetente, mas é só um jornalista. Ele pode ser respondido ou ignorado.

José Genoino chegou com sua filha Mariana ao Congresso na quarta-feira. (Que moça bonita e que fortes as demonstrações que ela já deu de amor ao pai).

Claro que seria cercado pelos jornalistas, que fariam perguntas. Se eles não as fizessem seriam estranhos, mais ou menos como padeiros que não fazem pães. Isso não significa que todos fizeram as perguntas cabíveis.

Pelo relato do Globo, o repórter, ao qual Genoino respondeu, perguntou como é que ele se sentia por não poder deixar o país, enquanto ele, o repórter, podia. Colocação inadequada.

A leitura da transcrição do diálogo mostra que o jornalista não tentava se informar, tirar uma boa resposta, usar as declarações para esclarecer algum eventual leitor. Ele repetia “eu não fui condenado a nada, o senhor foi” ou “eu posso deixar o país, o senhor não”. Com 40 anos de jornalismo, considero que isso não é uma entrevista. É mau jornalismo.

O problema é que, em outros momentos, e com menos motivos para se irritar, Genoino usou a mesma expressão, dando a entender que considera a imprensa — toda ela — um grupo de “torturadores”.

A palavra é forte e o deputado conhece a perversidade embutida em seu significado. Nenhum problema com as críticas aos jornalistas, mas o que preocupa é o fato de que esse tipo de reação firma a convicção de que bom mesmo é um país sem imprensa, ou com uma imprensa controlada.


16 comentários

  1. Luiz Simões
    sábado, 5 de janeiro de 2013 – 9:55 hs

    Se ninguém perguntasse porcaria nenhuma, e se a mídia não tivesse dado tanta importância a esta múmia que é este Genoino (que de genoíno não tem nada), ele não seria a “personalidade” que é hoje.
    A culpa não é dele, e sim de um povo medíocre de São Paulo que votou nele, esses sim os verdadeiros culpados desta vergonha.
    Enfim, moramos no Brasil, onde vergonha na cara e moral foram parar debaixo do tapete do Palácio do Planalto.

  2. Francisco de Assis
    sábado, 5 de janeiro de 2013 – 11:19 hs

    Não existe torturador moderno? então mande ela dar uma passadinha em Guantanamo

  3. Sergio R.
    sábado, 5 de janeiro de 2013 – 11:52 hs

    Os petistas afrontam a democracia, porque eles desprezam as leis. O Genoíno é a caricatura desses parasitas, que infestam o Brasil. Lula é a expressão mais nojenta desse petismo. Ocioso, cria do general Golbery, vivia de assediar viuvinhas no sindicato. E ainda tem socialóides que acham que o papel de Lula sindicalista foi algo grandioso. Gente doente. O socialismo está morto. O que fazem é assistencialismo barato. Quando esse mesmo povo ignorante descobrir, que o caminho para a desigualdade só pode passar pela educação, aí teremos uma revolução nesse país. Não vai ser luta de classes, mas de idéias. Somos um país doente, que nunca se comportou como uma nação. Um país gigante, que só cresceu vergonhosos 1%. E a soberana dos esfarrapados ainda foi dar lição de economia para os europeus. E para terminar o ano, o governo petista mascara o superávit primário. Coisas de quarto mundo.

  4. Palpiteiro
    sábado, 5 de janeiro de 2013 – 12:12 hs

    Comportamento não enfraquece democracia. Isso é uma frase de efeito. O que enfraquece a democracia é a corrupção. O que debilita as instituições é o descumprimento da lei e das decisões judiciais. O resto é balela. Mais cedo ou mais tarde, Genuino e seus comparsas vão para a cadeia. O importante é que vão ser presos. Se vão fantasiados de deputados ou de palhaços de circo é mero detalhe.

  5. Juca
    sábado, 5 de janeiro de 2013 – 12:56 hs

    Chora direitona !!! Chorem netos de donos de escravos que infestam a “sociedade branca” curitibobona…

  6. mensor
    sábado, 5 de janeiro de 2013 – 14:17 hs

    concordo com este cara – Sergio R- é na educação que vai se dar a transformação do País. Por isso seria interessante voce estudar também, pois veria que este mesmo Lula que criticas tanto, o PT que falas com tanto ódio, abriu muitas novas faculdades, muitas escolas técnicas que até então não se via fazer. Tem milhões de brasileiros que não concordam nenhum pouquinho com o teu discurso. Condenar os erros é sinal de civismo, mas odiar tudo e todos só porque esta com siume de um homem simples que se deu bem na vida e foi seu presidente e diga-se de passagem, um grande presidente, assim como foi tantos outros, respeitado e admirado no mundo todo e mesquinheis e ingenuidade.
    por fim, criticar também faz parte da democracia

  7. Constanza Del Piero
    sábado, 5 de janeiro de 2013 – 16:22 hs

    E o que é que tem Guantanamo, com a roubalheira petista, Sr. Francisco de Assis? – Essa ladainha de tentar mudar o rumo da prosa, ou de desqualificar o acusador, é mais velha que andar pra frente cara!
    Encare a realidade; teu partido é um ninho de víboras! Que além de peçonhentas, são ladras!

  8. Valter Antonio Pereira
    sábado, 5 de janeiro de 2013 – 17:21 hs

    Mas até numa reportagem desta da pra notar conta tendencia, olha foram mais de 30 suplentes que tomaram posse, entre eles existiam gente condenada, ex-presos que tinha sido solto recentemente e aguarda julgamento em liberdade, outros com processo em andamento pra ser julgado por desvios de recursos públicos, mas somente lembraram e quiseram fazer pergunta pro Genoíno. Será porque ele é do PT, ou que acontece com outros que tomaram posse não interresa para o Brasil, ou eles não dão ibope e não vende jornal. Como alguem que vivia dando palestra no governo FHC, com altos caches no Banco do Brasil e outras entidades do governo pode ser isenta nas critícas. Miriam Leitão tem muita magoa do PT por ter perdido teta.

  9. Briz
    sábado, 5 de janeiro de 2013 – 18:19 hs

    Finalmente, alguém percebeu que, na realidade, o sapo barbudo foi poupado da morte pelos milicos para servir de boi-de-piranha contra a ascenção de Leonel Brizola à Presidência da República, este sim, capaz de mudar o Brasil ‘na Lei, ou na Marra’.
    É preciso lembrar que Brizola rompeu com o sapo barbudo, e disse-lhe: ‘Sapo, você não foi eleito para isto’, logo após ter escutado o sapo lhe dizer: ‘Brizola, governar é difícil, mas é muuito bom…’.
    O PDT acabou-se e morreu, enterrado junto com o velho Brizola.
    ‘Eu venho de longe’, dizia ele, com propriedade.

  10. Rubens
    sábado, 5 de janeiro de 2013 – 20:59 hs

    Desperta Barbosa…
    Vossa Excelência é a nossa esperança.

  11. Parreiras Rodrigues
    sábado, 5 de janeiro de 2013 – 21:13 hs

    A luta de classes referida por Sérgio R é um dos ítens da cartilha stalinista que Lula carrega no subaco. Os outros são o aparelhamento do Estado – o petê triplicou em dez anos o quadro de comissionados, a desqualificação das instituições pilares da Democracia e a censura à Imprensa, que eles chamam de regulamentação da Mídia. São as táticas primeiras para a implantação do Estado Totalitário arquitetado pelo Fórum de São Paulo, sob inspiração castrista. Tá bem adiantado na Venezuela, na Colombia e já se faz bem visível na Argentina.
    Se pretende recuperar no Cone Sul, o espaço perdido no Leste Europeu.

  12. sergio silvestre
    domingo, 6 de janeiro de 2013 – 0:32 hs

    Gosto de ler os comentários dos caçadores de comunistas.
    Um dia já o foram,gostavam do batman,do superman,liam o pasquim e adoravam JULIO PRESTES.
    Mas como mudam as conciencias,até por causa da vida agitada.Se encostam em algum serviço publico,viram assessores de politicos,ai rasgam sua ideologia.
    A medida que vão envelhecendo,se trancam em bunkers,e de vez enquanto tem pesadelos com comunistas comedores de criançinhas.
    Acordam assustados,pegam a velha espingarda e ficam de tocaia dias na janela ,na esperança que apareça um comunista para atirar.

  13. Helena
    domingo, 6 de janeiro de 2013 – 15:27 hs

    Essa é a escola petista lulista, é a prática da corrupção, da mentira e da tapeção…quem gostar que entre e faça o curso…Assim que for pego pela justiça é descartado pelo partido…Mas por debaixo dos panos ele continua atuando.
    É simplesmente nojenta essa “escola”…

  14. carlos maia
    domingo, 6 de janeiro de 2013 – 16:01 hs

    Sérgio Silvestre, eu acho que devemos lançar uma caampanha para presevar os “comnistas”, afinal, é uma espécie em extinção…

  15. sergio silvestre
    segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 – 0:16 hs

    Exato sr maia,senão daqui um tempo,os caçadores de comunistas vão ficar ociosos e não vão ter mais assunto aqui no blog.
    Que tál lançar essa campanha em CUBA,pois dizem que lá tem muito comunista.
    Sabe sr maia,”SE CUBA LANÇA,QUERO VER CUBA LANÇAR”

  16. Francisco de Assis
    segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 – 12:33 hs

    Constanza, qual partido tem ladrão, o que deixa os cofres do banco Central zerados com sua Herança Maldita, ou o que deixa 380 bilhoes de dolares em caixa? Qual partido tem “gatos”, aquele que deixa na Herança Maldita, uma divida de 60% do PIB, ou um governo que deixa na Herança Bendita, uma divida de 35% do PIB?
    Nos não acreditamos em Veja, cara Constanza, leia outras coisas publicações e abra seus olhos

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*