Cadê Dilma, a administradora competente? | Fábio Campana

Cadê Dilma, a administradora competente?

De Mary Zaidan:

Administradora competente, gerente imbatível. Essa era a combinação projetada no tubo de ensaio dos marqueteiros para a presidente Dilma Rousseff. Mas algo saiu do esquadro e, ainda que goze de índices de popularidade recordes, a mítica figura de gestora de primeira de nada valerá para destravar a economia.

Investimento e PIB baixos, gastos públicos muito acima do razoável e inflação em elevação, especialmente para os mais pobres, vão exigir muito mais do que berros, autoritarismo e murros sobre a mesa, esses sim, ativos que a presidente tem de sobra.

A figura de gerente eficiente foi forjada ainda em 2008, quando o ex Lula, em campanha eleitoral antecipada, lhe conferiu o título de mãe do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Ao aceitar o agrado, Dilma disse que se tratava de um “título simbólico” para evidenciar sua capacidade de coordenação. O PAC, como se sabe, tanto o primeiro quanto o segundo, continua empacado, mesmo com Dilma na cadeira máxima do Planalto.

Melhor, então, era esquecer essa história de mãe do PAC. Daí não sairiam mais frutos.

No primeiro ano como presidente, com a avalanche de denúncias de corrupção sobre gente do governo que herdara do padrinho Lula, Dilma agregou a figura da faxineira, aquela que não tolera malfeitos.

Até demitiu meia dúzia de auxiliares diretos. Mas sem muita firmeza e convicção, já que protegeu o amigo Fernando Pimentel.

O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio continua intocável mesmo depois de receber R$ 2 milhões por palestras fantasmas e de ser denunciado pela Procuradoria Geral da República por crimes de fraude em licitação e desvio de recursos quando era prefeito de Belo Horizonte.

Para encobrir o benquisto, Dilma interveio até na Comissão de Ética Pública, substituindo aqueles que queriam investigar o ministro.

Tal como a de gestora nota 10, apesar do PAC, a fama de faxineira pegou. Mas se a segunda é mais popular – faxina é algo que todo mundo entende – é a primeira que tem feito falta.

O ocaso na infraestrutura, as frequentes intervenções do Governo em empresas públicas, como na Caixa, BB, Petrobrás e Eletrobrás, que o digam.

A traquinagem contábil para cumprir a meta fiscal e a edição de Medida Provisória inconstitucional com créditos de mais de R$ 42 bilhões são elementos a mais para desmontar a lenda da competência de gestão.

Mantido o grau de eficácia do governo, Dilma terá de apelar para Saturno, regente de 2013, que, dizem os astrólogos, ensina tudo sobre “estrutura, responsabilidade e concentração”.

Ou para a serpente, símbolo de sorte, pelo menos para os chineses.


16 comentários

  1. Vigilante do Portão
    segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 – 7:46 hs

    KKKKK

    Mais uma MENTIRA do PT.

  2. justino bonifacio martins
    segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 – 8:20 hs

    Essa Mary Zaidan não entende nada de política na administração pública ou está se fazendo de tonta-coisa que não acredito-; Dilma com esse Congresso Nacional composto de reaçionários, que engavetam tudo, até que está se saindo bem. Bom seria que ela governasse por Medidas Provisórias e Decretos; ai quero ver a Zaidan chiar chamando-a de ditadora.

  3. Marcio
    segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 – 9:28 hs

    Então é isso que a oposição tem pra apresentar? Que lástima…

    Semana passada os jornalões de direita publicaram que a “estratéJia” dos tucanos (leia-se Aécio) é atacar a imagem de Dilma como boa gestora… começaram mal….

    Se só tem isso para tentar fazer o playboy mineiro aos holofotes, vão ter mais uma vez sérios problemas nas eleições de 2014…

    Uma rápida pesquisada no google dos vídeos das sessões da Assembléia Legislativa de minas mostra as barbaridades que o meineirinho Aécio cometeu no seu governo, instalando o caos nas finanças de Minas Gerais sendo que na maioria das vezes foram artimanhas para favorecer os amigos pessoais do Senador…

    Lamentável que chegamos nesta situação, ver quem é menos pior, mas em razão do histórico de cada um, sou Dilma para presidente e Gleisi para o Governo do Estado…

    PSDB nunca mais….

  4. sergio silvestre
    segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 – 9:34 hs

    Os economistas são aqueles,os mesmos.Então não temos que nos preocupar,pois a decadas não acertam uma.
    Não vou perder meu sono por causa dos palpites dos distintos contadores de historia furada.

  5. WALTER
    segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 – 11:45 hs

    kkkkkkk 50% de aprovação do governo Dilma, no paraná. quer mais?

  6. adoniran
    segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 – 11:51 hs

    Presidenta incompetenta!

  7. Francisco de Assis
    segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 – 12:12 hs

    Nunca o Brasil teve tantos empregos como agora, graças a competencia da Dona Dilma e a Herança Bendita de Lula

  8. KAREKA
    segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 – 12:30 hs

    Estão falando daquela Dilma que conseguiu levar a falencia uma LUGINHA de 1.99……Alias o CURRICULO dela é LASTIMÁVEL..Mas o povo gostou, votou e elegeu…….agora phoderam-se….

  9. kiko
    segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 – 12:31 hs

    Se administrar bem é dar murro na mesa, temos então os melhores administradores do mundo. É só chegar a qualquer bar onde se jogue truco e conferir, é todo mundo trucando e todo mundo dando murro na mesa. Será que a presidente gostaria de ser comparada só a jogadora de truco? Meu pai dizia, bronca é ferramenta de otário. Ou otária, se quiserem. ACarlos

  10. QUESTIONADOR
    segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 – 13:37 hs

    -Propaganda partidária do horário eleitoral gratuito!!!
    -Puro produto de markting eleitoral!!!
    -A fama de faxineira de Dilma é a mesma analogia da fama de Fernando Collor de Mello de caçador de marajás….dá na mesma coisa, ou seja, puro pirotecnia para esconder suas incompetências e suas mazelas!

  11. Doutor Prolegômeno
    segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 – 15:45 hs

    Se Dilma fosse gestora de empresas privadas já teria sido dispensada faz tempo.

  12. Parreiras Rodrigues
    segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 – 17:44 hs

    O Francisco de Assis trabalha nalguma agência?

  13. R. NORTE-SUL DO PARANA-
    segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 – 23:53 hs

    COMO EXPLICAR O MENSALÃO, QUE O FAÇAM O 4 DEDOS E SUA SOMBRA, DEPOIS DISSO O PT PODE QUEIMAR NO INFERNO. NO PARANA, A VEREADORA QUE TA PRESA A QUE PARTIDO PERTENCE. E O CACHOEIRA CONDENADO A 39 ANOS DE PRISÃO TA NA CADEIA… O PT E O LULA SÃO BONZINHO… QUE VERGONHA… POVO DO PARANA…

  14. Proteu Dela Rue
    terça-feira, 8 de janeiro de 2013 – 1:47 hs

    É fácil criticar, pior é apesentar com dolo. Ora ninguém fala que o Estados Unidos e Europa vivem uma crise sem precedentes, consequência a China vai desacelerar e todos perdemos com isso. Não pode culpar Dilma., com tudo ela continua muito respeitada.

  15. Ventania
    terça-feira, 8 de janeiro de 2013 – 13:25 hs

    Bom era nos tempos do Desgoverno tucano FHC, gasolina subia todo mes, entrega do patrimonio publico, roubalheira, FMI todo mes aqui dandos as cartas, e segundo FELFIN NETO, FHC, entregou o Brasil falido.
    Com o PT do LULA, para desespero da imprensa MARRON, levou o Brasil à 6ª economia do planeta, hoje é nós que temos dólares para receber do FMI.

  16. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 10 de janeiro de 2013 – 17:35 hs

    A Dilma competente está em todos os LARES que já conseguem SORRIR sem MEDO DE SER FELIZ!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*