Da Folha de S.Paulo:
O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza disse, em depoimento prestado em 24 de setembro à Procuradoria-Geral da República, que o esquema do mensalão ajudou a bancar despesas pessoais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003. A informação é da edição desta terça-feira do jornal “O Estado de S. Paulo”.
O depoimento foi dado após o empresário ter sido condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Segundo a reportagem, os recursos foram depositados na conta da empresa do ex-assessor da Presidência Freud Godoy (foto com Lula).O empresário, segundo o jornal, afirma ainda que o ex-presidente Lula deu aval para os empréstimos que serviriam de pagamentos a deputados da base aliada. Isso teria ocorrido em reunião no Palácio do Planalto com a presença do ex-ministro José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.
Dirceu teria dito que Delúbio, quando negociava, falava em seu nome e no de Lula. Procurado pelo jornal, o advogado de Dirceu negou a acusação.
Em setembro passado, Marcos Valério havia procurado o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmando ter novas informações a apresentar sobre o caso do mensalão.
De acordo com o que a Folha apurou, um depoimento do empresário mineiro foi prestado na ocasião às procuradoras Raquel Branquinho e Cláudia Sampaio –esta última mulher de Gurgel.
Uma possível estratégia de Valério seria buscar, com eventuais novas informações, a sua inclusão no programa de proteção a testemunhas, o que, na prática, poderia reduzir a sua pena no julgamento do Supremo. A redução da pena não evitaria sua condenação, mas, por exemplo, poderia livrá-lo do regime fechado na prisão.
O empresário foi condenado a mais de 40 anos por formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato e lavagem de dinheiro. Como a soma supera oito anos, o empresário deve cumprir parte da pena em regime fechado.
No mesmo depoimento, Valério teria dito que os R$ 4 milhões pedidos por seus advogados para defendê-lo no processo foram pagos pelo PT. Segundo ele, essa foi a única “contrapartida” por sua participação no mensalão.
AMEAÇAS
No fim de setembro, o Supremo Tribunal Federal recebeu um fax, assinado pela defesa do empresário Marcos Valério, pedindo para ser ouvido e relatando correr risco de vida.
Ao receber o recado, o presidente da corte, ministro Carlos Ayres Britto, determinou sigilo e encaminhou o documento ao relator do caso, Joaquim Barbosa.
O STF confirmou ter recebido a mensagem, mas não divulgou o conteúdo, quem assinou, nem mesmo em que data a mensagem chegou.
Valério teria dito, em seu depoimento à Procuradoria-Geral, que o diretor do Instituto Lula e amigo do ex- presidente, Paulo Okamotto, teria o ameaçado de morte, caso ele “contasse o que sabia”. Segundo o empresário, Okamotto o teria procurado por ordem de Lula.
“Tem gente no PT que acha que a gente devia matar você”, teria dito Okamotto. Procurada pelo jornal, a assessoria do diretor informou que ele responderá às acusações “quando souber o teor do documento”.
CASO CELSO DANIEL
Reportagem da revista “Veja” do início de novembro informou que Marcos Valério revelou em depoimento recente ao Ministério Público Federal ter detalhes envolvendo o PT no assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, em janeiro de 2002.
Segundo a reportagem, Valério disse que o ex-presidente Lula e o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, estavam sendo extorquidos por figuras ligadas ao crime de Santo André.
Ronan Maria Pinto, que é apontado pelo Ministério Público como integrante de um esquema de cobrança de propina na prefeitura, seria um dos suspeitos de chantagear Lula e Carvalho.
A revista diz que Valério foi procurado por petistas para pagar o dinheiro da chantagem, mas que ele teria se recusado. Segundo ele, quem teria ficado com a missão seria um amigo pessoal de Lula, que utilizou um banco não citado no mensalão.
19 comentários
Nunca é tarde pra contar a verdade, mas devia têlo feita em outras épocas, pois a reeleição do lularápio talvez tão tivesse ocorrida e a história seria outra.
Nem Freud vai explicar…
Não existe honestidade nem entre larapios mais.
Pois se um cai todos ficam com receio que ele fale, e assim seus dias geralmente são contados.
Tadnho do Valério kkkkkkk
Coitado quer sujar o nome do chefe, mas esquece que seu chefe sofre de aminesia e nunca sabe de nada e nem viu nada kkkkkkk
TODO SALAFRÁRIO QUER CALAR A IMPRENSA E O JUDICIÁRIO.
PARASITAS DO DINHEIRO PÚBLICO CONFUNDEM POPULARIDADE COM AUTORIZAÇÃO PARA ROUBAR DESCARADAMENTE O DINHEIRO DA POPULAÇÃO.
EM 2013, DIANTE DE TODOS ESTES FATOS, LULA SERÁ PROCESSADO NA JUSTIÇA POR SEUS ATOS!!!
Como sempre,
APETEZADA vai negar.
Entretanto, OS DEPÓSITOS FORAM FEITOS.
CADEIA NELES! MINISTRO JOAQUIM, MAIS UM PARA SER JULGADO PELO STF.
To esperando Salete, Silvestre e Maria…Maria…..
Isto e coisa de cinema, ficção cientifica neste momento todos são culpados ate que provem ao contrário, mais se revermos os casos de Fernando Collor e todas as corrupções me parece que esta do governo Petista vai bater o recorde, isto e Brasil.
Precisava o “careca” confirmar o que o Brasil inteiro já sabia!
Exceção feita aos sectários , míopes por conveniência e idólatras do sapo barbudo, para os quais nem o mensalão existiu………
Ora bolas, vão plantar batatas e brincar em outros quintais.
Agora??? Sei não…
Segundo blog do Garotinho e o Estadão, 25 milhões euros com quais Lula entrou em Portugal estão enterrados junto com Eliza Samúdio. Só os Nardoni sabem o local.
Caiu o conto do casto na casa de tolerância.
http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1326891&tit=Joaquim-Barbosa-defende-que-MPF-investigue-Lula
E por muito menos, Fernando Collor de Mello foi cassado!!!
E ainda: tais figuras populistas se diziam emissários do povo para fazer a grande transformação do país, em que a ética e a moralidade pública seriam a tônica de tal governo do povo e para o povo.
Para o povo humilde, como se vê, Bolsa Família. Para os vivaldinos e oportunistas, milhões e mais milhões por debaixo do pano, tudo em nome da causa.
É por isso que querem amordaçar a imprensa. A ordem desses ‘patriotas’ é não deixar que o povo saiba o que acontece entre quatro paredes dos destacados endereços políticos da Capital da República.
Enquanto isso o povão vai pagando seus impostos, cada dia mais extorsivo, já chegando a UM TRILHÃO e 300 MILHÕES neste ano. Só mesmo o STF forte – e com Joaquim Barbosa no comando – para por fim desse descalabro.
Viva a democracia, a liberdade de imprensa e de expressão e o livre mercado. O resto é bazófia.
Um bom exemplo é Fidel Castro em Cuba, da mesma linhagem populista, no comando do país há cinquenta anos. E há exatos cinquenta anos que o povo cubano sofre e vive num misere danado.
Ué…segundo a Ptzada, o mensalão é coisa do capeta, isso “no existe..”….tô acerditando que veremos o julgamento desse Lulla oportunista ai…..com condenação…..
Olha ai pessoal vamos mandar essa petesada para fora do nosso estado.Deus nos livre,são muito enganadores esse pessoal aqui jamais ,portas não irão se abrir para a desonestidade.
Este LULLA é mais SUJO do que pau de galinheiro.
Esse Lula devia puxar a fila pra dentro da cadeia!