Valério diz que pagou despesas pessoais de Lula | Fábio Campana

Valério diz que pagou despesas pessoais de Lula


Da Folha de S.Paulo:

O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza disse, em depoimento prestado em 24 de setembro à Procuradoria-Geral da República, que o esquema do mensalão ajudou a bancar despesas pessoais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003. A informação é da edição desta terça-feira do jornal “O Estado de S. Paulo”.

O depoimento foi dado após o empresário ter sido condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Segundo a reportagem, os recursos foram depositados na conta da empresa do ex-assessor da Presidência Freud Godoy (foto com Lula).

O empresário, segundo o jornal, afirma ainda que o ex-presidente Lula deu aval para os empréstimos que serviriam de pagamentos a deputados da base aliada. Isso teria ocorrido em reunião no Palácio do Planalto com a presença do ex-ministro José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

Dirceu teria dito que Delúbio, quando negociava, falava em seu nome e no de Lula. Procurado pelo jornal, o advogado de Dirceu negou a acusação.

Em setembro passado, Marcos Valério havia procurado o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmando ter novas informações a apresentar sobre o caso do mensalão.

De acordo com o que a Folha apurou, um depoimento do empresário mineiro foi prestado na ocasião às procuradoras Raquel Branquinho e Cláudia Sampaio –esta última mulher de Gurgel.

Uma possível estratégia de Valério seria buscar, com eventuais novas informações, a sua inclusão no programa de proteção a testemunhas, o que, na prática, poderia reduzir a sua pena no julgamento do Supremo. A redução da pena não evitaria sua condenação, mas, por exemplo, poderia livrá-lo do regime fechado na prisão.

O empresário foi condenado a mais de 40 anos por formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato e lavagem de dinheiro. Como a soma supera oito anos, o empresário deve cumprir parte da pena em regime fechado.

No mesmo depoimento, Valério teria dito que os R$ 4 milhões pedidos por seus advogados para defendê-lo no processo foram pagos pelo PT. Segundo ele, essa foi a única “contrapartida” por sua participação no mensalão.

AMEAÇAS

No fim de setembro, o Supremo Tribunal Federal recebeu um fax, assinado pela defesa do empresário Marcos Valério, pedindo para ser ouvido e relatando correr risco de vida.

Ao receber o recado, o presidente da corte, ministro Carlos Ayres Britto, determinou sigilo e encaminhou o documento ao relator do caso, Joaquim Barbosa.

O STF confirmou ter recebido a mensagem, mas não divulgou o conteúdo, quem assinou, nem mesmo em que data a mensagem chegou.

Valério teria dito, em seu depoimento à Procuradoria-Geral, que o diretor do Instituto Lula e amigo do ex- presidente, Paulo Okamotto, teria o ameaçado de morte, caso ele “contasse o que sabia”. Segundo o empresário, Okamotto o teria procurado por ordem de Lula.

“Tem gente no PT que acha que a gente devia matar você”, teria dito Okamotto. Procurada pelo jornal, a assessoria do diretor informou que ele responderá às acusações “quando souber o teor do documento”.

CASO CELSO DANIEL

Reportagem da revista “Veja” do início de novembro informou que Marcos Valério revelou em depoimento recente ao Ministério Público Federal ter detalhes envolvendo o PT no assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, em janeiro de 2002.

Segundo a reportagem, Valério disse que o ex-presidente Lula e o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, estavam sendo extorquidos por figuras ligadas ao crime de Santo André.

Ronan Maria Pinto, que é apontado pelo Ministério Público como integrante de um esquema de cobrança de propina na prefeitura, seria um dos suspeitos de chantagear Lula e Carvalho.

A revista diz que Valério foi procurado por petistas para pagar o dinheiro da chantagem, mas que ele teria se recusado. Segundo ele, quem teria ficado com a missão seria um amigo pessoal de Lula, que utilizou um banco não citado no mensalão.


19 comentários

  1. Divanir
    terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 9:41 hs

    Nunca é tarde pra contar a verdade, mas devia têlo feita em outras épocas, pois a reeleição do lularápio talvez tão tivesse ocorrida e a história seria outra.

  2. Doutor Prolegômeno
    terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 10:12 hs

    Nem Freud vai explicar…

  3. terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 10:23 hs

    Não existe honestidade nem entre larapios mais.
    Pois se um cai todos ficam com receio que ele fale, e assim seus dias geralmente são contados.
    Tadnho do Valério kkkkkkk

  4. terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 10:25 hs

    Coitado quer sujar o nome do chefe, mas esquece que seu chefe sofre de aminesia e nunca sabe de nada e nem viu nada kkkkkkk

  5. Igor
    terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 11:00 hs

    TODO SALAFRÁRIO QUER CALAR A IMPRENSA E O JUDICIÁRIO.

    PARASITAS DO DINHEIRO PÚBLICO CONFUNDEM POPULARIDADE COM AUTORIZAÇÃO PARA ROUBAR DESCARADAMENTE O DINHEIRO DA POPULAÇÃO.

    EM 2013, DIANTE DE TODOS ESTES FATOS, LULA SERÁ PROCESSADO NA JUSTIÇA POR SEUS ATOS!!!

  6. Vigilante do Portão
    terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 11:57 hs

    Como sempre,
    APETEZADA vai negar.

    Entretanto, OS DEPÓSITOS FORAM FEITOS.

  7. PORTUÁRIO
    terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 12:26 hs

    CADEIA NELES! MINISTRO JOAQUIM, MAIS UM PARA SER JULGADO PELO STF.

  8. Parreiras Rodrigues
    terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 13:07 hs

    To esperando Salete, Silvestre e Maria…Maria…..

  9. carlos
    terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 13:26 hs

    Isto e coisa de cinema, ficção cientifica neste momento todos são culpados ate que provem ao contrário, mais se revermos os casos de Fernando Collor e todas as corrupções me parece que esta do governo Petista vai bater o recorde, isto e Brasil.

  10. TROLL
    terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 13:42 hs

    Precisava o “careca” confirmar o que o Brasil inteiro já sabia!
    Exceção feita aos sectários , míopes por conveniência e idólatras do sapo barbudo, para os quais nem o mensalão existiu………
    Ora bolas, vão plantar batatas e brincar em outros quintais.

  11. VERDADE
    terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 14:15 hs

    Agora??? Sei não…

  12. ernesto
    terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 14:37 hs

    Segundo blog do Garotinho e o Estadão, 25 milhões euros com quais Lula entrou em Portugal estão enterrados junto com Eliza Samúdio. Só os Nardoni sabem o local.

  13. Carlos
    terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 15:12 hs

    Caiu o conto do casto na casa de tolerância.

  14. Igor
    terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 16:21 hs

    http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1326891&tit=Joaquim-Barbosa-defende-que-MPF-investigue-Lula

  15. Cajucy Cajuman
    terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 16:25 hs

    E por muito menos, Fernando Collor de Mello foi cassado!!!
    E ainda: tais figuras populistas se diziam emissários do povo para fazer a grande transformação do país, em que a ética e a moralidade pública seriam a tônica de tal governo do povo e para o povo.

    Para o povo humilde, como se vê, Bolsa Família. Para os vivaldinos e oportunistas, milhões e mais milhões por debaixo do pano, tudo em nome da causa.

    É por isso que querem amordaçar a imprensa. A ordem desses ‘patriotas’ é não deixar que o povo saiba o que acontece entre quatro paredes dos destacados endereços políticos da Capital da República.

    Enquanto isso o povão vai pagando seus impostos, cada dia mais extorsivo, já chegando a UM TRILHÃO e 300 MILHÕES neste ano. Só mesmo o STF forte – e com Joaquim Barbosa no comando – para por fim desse descalabro.

    Viva a democracia, a liberdade de imprensa e de expressão e o livre mercado. O resto é bazófia.

    Um bom exemplo é Fidel Castro em Cuba, da mesma linhagem populista, no comando do país há cinquenta anos. E há exatos cinquenta anos que o povo cubano sofre e vive num misere danado.

  16. terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 18:00 hs

    Ué…segundo a Ptzada, o mensalão é coisa do capeta, isso “no existe..”….tô acerditando que veremos o julgamento desse Lulla oportunista ai…..com condenação…..

  17. lili
    terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 18:28 hs

    Olha ai pessoal vamos mandar essa petesada para fora do nosso estado.Deus nos livre,são muito enganadores esse pessoal aqui jamais ,portas não irão se abrir para a desonestidade.

  18. Aline
    terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 19:12 hs

    Este LULLA é mais SUJO do que pau de galinheiro.

  19. Pedro Rocha
    terça-feira, 11 de dezembro de 2012 – 19:46 hs

    Esse Lula devia puxar a fila pra dentro da cadeia!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*