O bicho vai pegar e o papel do Gilbertinho | Fábio Campana

O bicho vai pegar e o papel do Gilbertinho

Por Ricardo Noblat

Conselho que vale no mínimo para os primeiros meses do novo ano: preste atenção quando Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, disser alguma coisa.

Lula alugou a boca de Gilberto ao se ver acuado pelo julgamento do mensalão, pela descoberta da quadrilha da qual fazia parte Rosemary Noronha, sua ex-secretária, e pela delação à procura de um prêmio feita por Marcos Valério.

Gilberto foi posto na antessala da presidente Dilma para funcionar como principal olheiro de Lula, prestando também ao exigente chefe todo tipo de serviço.

Um deles: falar quando Lula não puder ou não achar conveniente. Transmitir suas orientações públicas para dentro ou fora do PT. Com especial afinco, Gilberto ocupou-se disso nas últimas atribuladas semanas.

Em entrevistas vapt-vupt, em pelo menos uma, extensa, concedida ao jornal Correio Braziliense, e em vídeo divulgado no site do PT, ele disse o que Lula lhe soprou.

O PT está obrigado a ser solidário com os mensaleiros que tombaram lutando, imagina Lula. Mais do que isso: está obrigado a defendê-los diante dos evidentes “exageros” produzidos durante os quatro meses de julgamento.

“Não é porque um companheiro seu cometeu um erro ou foi vítima de exageros que você irá abandoná-lo”, ensina Lula. Ou melhor: Gilberto. “Por outro lado, não há dúvida de que o PT precisa se renovar e se refazer do ponto de vista da ética, da coisa pública, e fazer isso não apenas olhando para os próprios erros, mas para as questões estruturais da política que induzem a essa cultura”.

No segundo semestre de 2005, Lula foi à televisão e pediu desculpas aos brasileiros. Uma vez reeleito no ano seguinte, voltou a se referir ao mensalão como “uma farsa”.

Quem quiser espere deitado o dia em que Lula admitirá o que o Supremo Tribunal Federal concluiu enfático: foi mensalão. E com dinheiro público. Não foi Caixa 2, o que também configuraria crime.

“O erro do PT foi um erro de Caixa 2”, insiste Gilberto. Digo: Lula. “Não reconheço nada do que foi colocado em termos de pagamentos mensais”.

Compreensível. Lula não pode admitir que mentiu durante todos esses anos. De resto, os presídios estão superlotados de inocentes condenados sem motivo… Acolher mais alguns não fará para eles a menor diferença.

A esperteza de Lula é maior do que a de Gilberto. Lula teria sido mais cuidadoso ao responder sobre a reforma política, que poderia introduzir o financiamento público de campanhas.

Gilberto revelou sua descrença na aprovação da ideia de financiamento público – até aí nada demais. Mas derrapou ao afirmar: “os outros partidos não são menos corrompidos do que o PT”. Êpa!

Lula não diria que o PT é um partido corrompido – o que é isso, meu irmão? Golpismo mediático? Sai pra lá!

Lula diria que o PT apenas se valeu das mesmas armas empregadas pelos demais partidos. Não deixaria brecha para que se pense que seus companheiros, mártires do mensalão, possam ter embolsado algum.

Se desviaram dinheiro foi para o bem do povo brasileiro. Quem duvida?

Por fim, em 2013 o “bicho vai pegar”, alertou Lula via Gilberto.

Para ele, os ataques sofridos por Lula têm um só objetivo: “destruir o nosso PT, o nosso governo”.

Lula receia ser processado pelo que Marcos Valério anda dizendo e convoca o PT para a luta.

Ao mesmo tempo, sabe que ser processado seria sua melhor chance para voltar como candidato a presidente em 2014.

“O povo é quem me julgará”.

Que tal?


12 comentários

  1. SOLANGE LOPES
    segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 14:03 hs

    A maior tralha que o Nordeste exportou nos últimos 100 anos.

  2. segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 15:21 hs

    Ainda vou ver (se Deus me permitir) essa cambada morrer de câncer (vide Hugo Chaves) já está embarcando, fdp. Que vá bem devagar.

  3. NEVES
    segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 18:12 hs

    UMA VERGONHA !
    DILMA É INCAPAZ E LULA FAZ GOVERNO PARALELO
    E OS ALOPRADOS PARA ACUDIR E ESCONDER AS FALCATRUAS DO PT/GOV

  4. IW
    segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 18:50 hs

    Chega a ser divertido! Se juntar tudo que falaram e escreveram do Lula, mesmo antes da política nos tempos do sindicato, nosso companheiro seria o maior safado do planeta, o mesmo articulista é capaz de “provar” que Lula é um ignorante patético num artigo, ou um ser inteligente e ardiloso no artigo seguinte.Com grande animação e “caneta solta” vão relacionando acusações, crimes e corrupções. Deboche, falta de respeito e inveja são constantes.
    Nenhuma prova, nenhuma condenação!
    Lula já declarou: Eu “sou uma metamorfose ambulante” ( saudades Rauzito) então desistam cambada! Quando vcs chegam bem pertinho de Lula, ele vira fumaça para materializar-se em outro lugar… ele é nosso “monge João Maria”, rsrsrsrsrsrsr….

  5. segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 19:37 hs

    Este galinho Ganize,vai pagar e muito,pelo que quer passar para o Brasil.O PT,já mostrou,que veio para roubar e nao governar.Lula e motivo de maior piada no Brasil,todos te, uma diferente,Único porta-voz do Lula e o anano,porque nao foi em defesa dos mensaloes?

  6. kiko
    segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 20:43 hs

    O pé vermelho fofoqueiro quando fala por si próprio, mostra que é meio burro. Ou fala sem pensar. Admitir que o partidão é tão corrupto quanto os outros partidos, é dar tiro no pé. O partido virou partidão condenando a corrupção alheia. Agora ele admite que o partidão também é corrupto, ou seja, merece receber as mesmas pancadas que deu nos outros partidos. Duvido que o companheiro 51, nesta cruzada para tirar o dele da reta, se dê mal, o cara é muito sortudo. Mas nesta parada da dona Rose e dos seus bebes ele perdeu muitas fichas. E, se alguém tinha alguma dúvida de que o cara nunca soube de nada, sabe hoje que o cara é um tremendo mentiroso. Kiko

  7. Pedro Gunha
    terça-feira, 1 de janeiro de 2013 – 1:03 hs

    IW, leva esse vagabundo pra casa, ou vc é chupeta da cabeça ou é igual a ele.

  8. Parreiras Rodrigues
    terça-feira, 1 de janeiro de 2013 – 11:09 hs

    “Metamorfose ambulante” – De lagarta, mariposa – de girino, um sapo – de rato, um morcego.

  9. Koba
    terça-feira, 1 de janeiro de 2013 – 12:28 hs

    A direita raivosa e esclerosada não aprende mesmo …

    Assim não dá, assim não dá,
    volta FCF, digo CFH, quer dizer FHC, ou seria HSBC.

  10. sergio silvestre
    terça-feira, 1 de janeiro de 2013 – 22:02 hs

    Deus pode não te permitir cara.Conheço muita gente com seu modo de pensar dos outros que a natureza deu conta.
    Eu acho que voce é alguem que postava aqui com outro pseudonimo,mas tire isso da boca cara que pode reverter para voce um dia.

  11. Romão Miranda Vidal
    quarta-feira, 2 de janeiro de 2013 – 7:57 hs

    JESUS. APAGUE A LUZ. VAMOS DEVOLVER O BRASIL AOS SEUS LEGITIMOS DONOS E VOLTARMOS AS NOSSAS ORIGENS.O ÚLTIMO A SAIR APAQUE A LUZ. É IMPRESSIONANTE, TODOS OS DIAS A IMPRENSA NOTICIA ROUBOS, CORRUPÇÃO, BANDALHEIRAS, NEGOCIATAS DE ALTOS VOLUMES E TUDO CONTINUA NA MESMA. QUANTO ISTO MUDARÁ?

  12. angela cristina
    quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 – 20:08 hs

    E O SEQUINTE QUANDO OS KENEDYS QUISERAM FAZER DO GOVERNO DO SEU PAIS A LATRINA DE SUA CASA DEU NO QUE DEU O BRASILEIRO TEM QUE DAR O MESMO TRATAMENTO PAR O LULABABA

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*