Via Gazeta do Povo
O instituto Paraná Pesquisas avaliou, também, o conhecimento dos paranaenses sobre os dois ministros paranaenses, Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil). Os números mostram que Gleisi é mais conhecida que Bernardo, mas sua atuação na Casa Civil passa desapercebida para a maioria dos entrevistados. Quase a metade deles não soube dizer o cargo que ela ocupa.
Segundo o levantamento, 26% dos entrevistados sabem que Gleisi é ministra-chefe da Casa Civil no governo Dilma Rousseff. Outros 10% sabem que ela é ministra, mas não souberam dizer a pasta. Para 14%, Gleisi ainda é senadora – cargo para o qual foi eleita em 2010. E 46% disseram não saber o cargo exercido pela petista.
Apesar desses números parecerem modestos, é possível dizer que o nível de conhecimento é alto. “Pouca gente acompanha o dia a dia da política. Essa pergunta foi de resposta espontânea. Logo, dá para dizer que ela é bem conhecida da população”, comenta Murilo Hidalgo, diretor do instituto de pesquisa.
A participação de Gleisi nas eleições de 2010 dá mais visibilidade a seu cargo em comparação a Paulo Bernardo, seu marido, bem menos conhecido da população. Apenas 10% citou o petista como ministro das Comunicações. Outros 4% sabiam que ele era ministro, mas não em qual pasta. E 3% erraram a pasta – ele foi ministro do Planejamento durante o governo Lula. A grande maioria, 80%, não soube responder.
O cientista político da UFPR Emerson Cervi avalia como surpreendente o número de paranaenses que soube indicar o cargo exercido por Gleisi. “Um porcentual baixo de paranaenses acompanha o mundo político. Esse número é alto”, afirma. Ele diz, também, que Gleisi tem mais presença no noticiário local e maior conexão com o eleitor do que Bernardo. Mas isso não qualifica a ministra necessariamente como uma candidata forte para 2014. “Esse é um patamar bom para ela se firmar como liderança política. Mas nada garante que ocupar um determinado cargo traz votos em uma eleição”, afirma.
9 comentários
Claro né Campana.A princesa é mais conhecida que o sapo.
Não se pode deixar de repetir que a Ministra Gleisi deveria, no mínimo, emplacar o nome de um jurista paranaense de nascimento para a vaga de Ayres Britto no STF!! Trata-se de anseio justo e merecido dos paranaenses!
Gleise Hoffmann foi eleita para ser senadora do Paraná.Prefeitos,empresários, estudantes,o povo em geral – todos viram nela uma possibilidade de o Paraná enfim ter voz em Brasilia.Trazer benefícios aos municipios, ajudar nos projetos .Sua ida para a Casa Civil não foi boa.O Paraná e milhoes de eleitores ficaram órfãos.Não veem “sua”senadora.A “defensora” do povo e do Estado.
Sua atual função não agrega nada àquilo que era (é) a esperança do povo do Paraná. Há um vazio imenso na representação. Volta para o Senado,Gleice Hoffmanan e defenda o Paraná.Traga recursos e benficios para o povo que a elegeu! Seja simplesmente SENADORA!
A Glesi so tem qualidades…É competente , simpatica e elegante…Futura Governadora do Parana…Precisamos de uma mulher no comando do nosso Estado…
E ela ainda sonha em ser governadora do Estado? Precisa “comer muito feijão” pra pensar em ser candidata.
É, ela é bem conhecida, né Samek?
Essa gata vai ser governadora!!! Oba…
os dois nao significam nadA,so ocupam cargos com altos salarios que nós pagamos p essa aí fazer politica e ajudar o Parana nadica de nada. é só se aparecer.acho isso muito injusto
temos que colocar la gente de competencia que traga bons feitos p o nosso estado.O povo precisa deixar de se enganar com esse tipo de politicos que prometem demais, gastam muito nas campanhas e depois nao fazem nada.
nunca aqui no parana nao aqui na regiao onde morro ninguem conhece essa ai.