Dois anos de fiasco econômico | Fábio Campana

Dois anos de fiasco econômico

Do Editorial do Estadão

A presidente Dilma Rousseff completa meio mandato com um balanço econômico assustador – dois anos de produção estagnada, investimento em queda, inflação longe da meta, exportação emperrada e contas públicas em deterioração.

Desemprego baixo e um consumo ainda vigoroso são os dados positivos, mas insuficientes para garantir a reativação de uma indústria sem músculos para disputar espaço nos mercados.

Sobram palavras: um discurso triunfal sobre um “novo modelo macroeconômico”, baseado em juros mais baixos e câmbio menos valorizado, promessas de grandes obras de infraestrutura e de reformas de amplo alcance.

De concreto, houve a redução dos juros, o que certamente contribuiu para o aumento da popularidade de Dilma. Um balanço provisório basta para mostrar o alto custo dos erros cometidos em dois anos pelos condutores da política econômica, liderados, é bom lembrar, por uma presidente voluntariosa.

O crescimento econômico deste ano está estimado em torno de um por cento por economistas do Banco Central (BC), do mercado financeiro e das consultorias mais importantes.

Esse resultado seria ruim em qualquer circunstância, mas no caso brasileiro há uma circunstância especial. No ano anterior o Produto Interno Bruto (PIB) havia aumentado apenas 2,7%. O País perdeu o passo entre os emergentes de todo o mundo.

Este detalhe é importante, porque desqualifica as tentativas de atribuir o mau desempenho brasileiro à crise global, ao tsunami monetário criado pelos bancos centrais do mundo rico e à má vontade dos deuses.

Os problemas são internos, todos fabricados no Brasil por uma política há muito tempo defeituosa e piorada pela teimosia do atual governo.


20 comentários

  1. walter
    segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 19:25 hs

    kkkkkkkk o estadão direitista é um pastelão mesmo kkkkkkk

  2. segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 19:29 hs

    Lula e Dilma torram quase meio bi com cartões corporativos – 30/12/2012 18:25

    Daniel Favero – Terra

  3. Manoela do Capão Raso
    segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 19:36 hs

    Tá parecendo o governo da Presidente Cristina Kristner da Argentina, uma total desgovernança pelo jeito a inflação vai retornar neste Brasil varonil!

  4. Palpiteiro
    segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 19:43 hs

    Se fosse realmente gerente de empresa privada, já teria sido despedida pelos acionistas, pela falta de cumprimento das metas. Mas, como é gerente de empresa estatal, vai continuar enrolando até o fim.

  5. Divanir
    segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 19:46 hs

    Fora a populariedade devido ao grande trabalho embasado no assistêncialísmo, deixado por Lula e até então a estabilidade da moeda brasileira deixado pelo governo anterior ao PT, nada foi feito. Vamos ver até quando vão surfar na onde da estabilidade da moeda brasileira. espero que o Brasil vá bem, independente do governo, mas a única coisa que vejo é um imposto muito caro pra se pagar e um retorno muito fraco do governo, em todos os níveis. Este imposto é um verdadeiro assalto legalizado no bolso do povo brasileiro, pena que estamos mal das pernas com nossos políticos.

  6. R. NORTE-SUL DO PARANA-
    segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 19:54 hs

    ENTENDO QUE AGORA EH TARDE DEMAIS, QUEM NAO FEZ EM 12 ANOS, DEMONSTRA SER UM GRANDE INCOMPETENTE, NO CASO EM TELA SENHORA DILMULA… ESPERE QUE O TROCO VIRAH NAS URNAS… O POVO EM SUA GRANDE MAIORIA TEM ALMA E NAO ESQUECERA FACIL ASSIM… COISA DO PT E SUA TRUPE …. ACORDA BRASIL… E BRASILEIROS.

  7. Tadinho!
    segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 20:22 hs

    De que país o PIG está falando Fábio?
    Nas comunidades carentes não há desemprego. O POVO ESTÁ FELIZ E SEM MEDO como NUNCA ANTES NESTE PAÍS.
    Assim sendo eu pergunto: o ESTADÃO não perde a mania de ser PARTIDO GOLPISTA?
    No Rio é só festa e festa em todas as classes sociais.
    Essa gente do PIG ODEIA POVO E PAÍS LIVRE! Essa é a verdade!

  8. kiko
    segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 20:27 hs

    Infelizmente só se passaram 2 dos 7 anos de vacas magras. Ainda nos restam 5 anos. É muito não é, mas passa, quem resistiu até agora resiste mais um pouco. Mas como já se prenuncia uma recessão nos States, talvez 5 anos de espera seja pouco. Feliz Año Nuevo a todos los señeros e señoras porque ustedes vão ter que camelar muchissimo.. Kiko

  9. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 20:55 hs

    FELIZ ANO NOVO !
    Sem MEDO DE SER FELIZ !
    Quem acha que o Brasil está ruim é quem perdeu seus escravos libertados por LULA/DILMA/PT.
    Pleno emprego e todo mundo sonhando com CASA e CARRO é crise?
    Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrrsrsrsrsrsrrsrsrrsrsrsrsrrsrsrsr
    A elite PIGUENTA está apavorada pois já percebeu que em 2014 vai dar ESTRELA DE NOVO!
    Quem decide é o POVO que deixou de ser o escravo da globo e suas elites PIGUENTAS.
    Essa é a verdade
    E se o POVO que é maioria está feliz melhor que os PIGUENTOS saiam do país.
    Experimentem a europa, os estados unidos…
    Aqui vai continuar sendo ESTRELA querendo o PIG ou não!!!
    Que ano MARAVILHOSO Fábio!
    Até o caixa 2 foi tirado de baixo do tapete graças ao STF ser elitista. Agora já sabemos que Joaquinzão vai pegar os BICUDOS, seu mensalão usado para comprar o segundo mandato do FHC e a PRIVATARIA que está toda documentada em livro.
    Joaquim andou aqui pelo Rio e falou numa livraria que o PROCESSO da PRIVATARIA está pronto. Basta analisar o livro do jornalista premiado Amaury. Assim sendo VIVA O PT que mesmo errando acaba por contribuir para que nada fique embaixo do pano. Nem caixa 2 usado pela grande maioria dos políticos de todos os partidos. Não é verdade?
    FELIZ ANO NOVO DE NOVO!
    MARAVILHOSO!

  10. Nelson
    segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 21:12 hs

    O povo brasileiro está vivendo melhor, só o estadão e outras mídias não querem ver, para eles na Europa e nos EUA é que está bom.

  11. Parreiras Rodrigues
    segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 22:26 hs

    O comentário do TADINHO faz jus ao nominho.

    O PIG – Partido da Imprensa Golpista, é uma ridícula criação dum jornalista macunaímico, o Pedro Henrique Amorim, de cujo currículo, colega seu nenhum deve ter inveja.

    A desqualificação da Imprensa é uma das propostas para a implantação – em curso, do Totalitarismo no Brasil.

    Lula levava em suas viagens internacionais – infrutíferas quase todas, por sinal, uma assessora cuja função nada tem a ver com elas. E viajava clandestinamente, isto é, o nome dela não constava da lista dos passageiros e ainda tinha a “prerrogativa” de ocupar apartamento no mesmo andar dos hotéis onde Lula se hospedava. Sabe como é, né Tadinho, o seu chefe poderia precisar duma assessora lá pelas tantas horas da noite, pois ele sempre foi de muito trabalhar.

    Uma denúncia desse tipo e Tadinho preferiria não ver nas páginas, onde já se viu.

    Coisa do PIG também, né, Tadinho?

  12. Pedro Santos
    segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 – 22:34 hs

    Pibinho medíocre, Petrobras valendo menos que a Ambev, ameaça diuturna ao STF e à imprensa livre, sentenciados assumindo cadeira no Congresso, investidores caindo fora, infraestrutura capenga, sistema educacional de quinta categoria,… Realmente nunca estivemos tão bem … Bem próximos da desilusão…

  13. SOLANGE LOPES
    terça-feira, 1 de janeiro de 2013 – 3:12 hs

    Vixe, a Salete entrou em 2013 com novo nome. Tadinha dela, continua sonhando que o seu nome e Rose.

  14. Vigilante do Portão
    terça-feira, 1 de janeiro de 2013 – 5:56 hs

    Não me surpreende a popularidade da Dilma.

    Mesmo com crescimento baixo e inflação alta.

    Ótimos Marqueteiros Conseguem passar a imagem de paraíso.

    Lembro do nosso 1º carro.

    Era ano de 1972.
    Compramos um “fusca” .
    Era usado, fabricado em 1967, adquirido em 24 meses.

    Pouco antes, 1970, havíamos comprado um apartamento, via BNH.

    Governo BOM!

    Médice, então presidente, era elogiado pelo povão.
    Certa feita, quando anunciaram sua presença no Maracanã, o Estádio apaudiu entusiasticamente.

    Enquanto isso, a repressão “corria” solta bem como as prisões e a tortura.

    Nessa época, – para os quer chamam o jornal de “DIREITONA” -, o ESTADÃO teve sua sede invadida pelos militares e seus dirigentes e jornalistas foram presos, justamente por combater a ditadura de Direita.
    O Jornal, corajoso, denunciava casos de TORTURA dos companheiros da Esquerda.

  15. ranciaro
    terça-feira, 1 de janeiro de 2013 – 10:50 hs

    vacas magras para quem? Para nós empresários brasileiros, pois as grandes corporações multinacionais estão rindo a toa. Nunca tiveram tantos benefícios do Governo com a renúncia fiscal. Cada vez mais engordam as carteiras de ações e seus acionistas com lucros fabulosos, quer no sistema bancário como no setor automotivo. O lucro é de bilhões….

    E nós, pagamos tudo isso, mais a bolsa família, bolsa penitenciário, bolsa índio, brasil carinhoso, pensão vitalícia para dirigentes da CBF, pagamento do não recolhimento do INSS pelos Senadores e Deputados Federais, pela construção dos estádios de esportes de clubes, pela facilidade dos créditos consignaveis em folha, pela corrupção, etc, etc….

    Querem que a economia cresça como. A bolha do crédito está estourando. A queda do poder de compra do trabalhador brasileiro é quase nula….

  16. Gilmar
    terça-feira, 1 de janeiro de 2013 – 11:28 hs

    Com o FHC q a economia crescia!!!

  17. Aline
    terça-feira, 1 de janeiro de 2013 – 16:28 hs

    O PT só governa com RETÓRICA, somos autossuficiente em petróleo (uma grande mentira),. Onde estão as milhares de casa do programa “Minha csa , minha vida”, CRECHES, UPAS e etc???????

  18. terça-feira, 1 de janeiro de 2013 – 17:52 hs

    Tadinho, tens certeza que não és a salete ? povo feliz sempre fomos mas, sem medo é pura sacanagem.

  19. sergio silvestre
    quarta-feira, 2 de janeiro de 2013 – 10:39 hs

    Eu tenho certeza que não é a salete,como acabo de ter certeza que voce não é o filho bastardo do FHC,VOCE É MUITO MALCRIADO PARA SER FILHO DO FERNADO HENRIQUE.

  20. Cuíca
    quarta-feira, 2 de janeiro de 2013 – 11:05 hs

    Gostaria que o “Tadinho” fizesse um breve comentário sobre a situação da saúde pública no país, e se não for pedir muito, algum comentário sobre a politica governamental de combate as drogas, mas especifico ao crack!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*