Brasil lança Roberto Azevedo para diretor-geral da OMC | Fábio Campana

Brasil lança Roberto Azevedo para diretor-geral da OMC

Anunciada a candidatura do embaixador Roberto Azevedo ao cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), na sucessão do francês Pascal Lamy.

Azevedo é o atual chefe da missão do Brasil junto à OMC com sede em Genebra. Sua candidatura nasceu na própria entidade, pela indicação de embaixadores de vários países. Se eleito, Roberto Azevedo será o primeiro brasileiro a ocupar o cargo, um dos mais ambicionados na diplomacia mundial, e o único representante dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a realizar essa conquista.

Ele chefia a representação brasileira na OMC desde setembro de 2008. É considerado um dos mais hábeis negociadores do órgão e tem bom relacionamento com todos, dos Estados Unidos aos países mais pobres. A candidatura nasce forte, com apoio dos países do MERCOSUL, da América Latina e de outros continentes, mas terá de enfrentar ao menos nove rivais.


2 comentários

  1. Anônimo
    sábado, 29 de dezembro de 2012 – 20:18 hs

    Parabens. Otimo cadidato. Perfeito à assumir o cargo. De directorat geral omc

  2. Ninon
    sábado, 12 de janeiro de 2013 – 23:32 hs

    Estou torcendo por você, Beto, meu priminho e afilhado, duas vezes (batismo e casamento !!!) tão querido e ‘sumido’… risos… as orações, tb, são pra você, substituindo Vovó Maísa, que não anda mais por aqui, né ? O jeito pra negociar veio de tio Renato, como também a bondade. A permeabilidade/humildade, de cima pra baixo, temo-la somente nós dois, e, com certeza, veio de Vovó. Muito importante. Enfim, tô na torcida, mais do que justa, a meu ver. Sucesso sempre, querido. Bj em Lelé tb, assim como nas meninas e no netinho. Bj especial e saudoso pra você, com tod o meu amor e carinho, sua Dinda Ninon

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*